Bloqueio do Skype no Endian

Home Comunidade Brasileira Endian Firewall Endian Firewall Bloqueio do Skype no Endian

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #19051
      sergiopenido
      Participante

      Olá a todos!. Não sou muito experiente no uso do Endian, mas já uso a algum tempo, na parte de proxy, firewall e monitoramento, sempre configurando como transparente e sempre na extremidade da wan com a lan. Estou com dificuldades para bloquear o skype. A única forma que consegui foi além das portas que já são padrão, bloquear também a 80 e a 443. Nos testes que fiz, liberando apenas a 80, não conectou no skype, mas estudos mostram que é possível que em algum momento o skype se conecte pela 80. O problema é que bloquear a 443 em uma empresa não é viável. Devido a outros serviços que a utilizem pararem de funcionar. Eu fiz testes adicionando o user agent [^(\n|\r)]+Skype/i que pesquisei em fóruns, como sendo o user agent do skype, mas não o impede de conectar. Testei bloquear o tipo de mime: x-skype e também application/x-skype e não resolveu. Testei acrescentar as acl de impedir a conexão a sites com ips nas portas 80 e 443, mas não resolveu.
      Gostaria que me dessem sugestões sobre isso. Usando o proxy não transparente eu terei mais flexibilidade para o uso da porta 443, como funciona? Existe outro método de bloqueio? E ainda: Se os métodos que testei estão descritos em vários fóruns, pq não deu certo no meu ambiente. Existe alguma ferramenta para me ajudar a encontrar a falha?


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #19071
      neophsp
      Participante

      Olá Sérgio,

      O modo não transparente é a melhor maneira de administrar um proxy server, criando grupos de acesso de acordo com sua necessidade. Já com o proxy transparente, o bloqueio é feito de forma geral, todos passam pela mesma política.

      a) Vc quer bloquear o Skype em toda a rede?
      b) Ou criar grupos de acessos, dentre eles o Grupo “Acesso Skype” ?

      Caso tenha interesse em bloquear em toda a rede, eu tenho um range de IP do Skype, assim vc pode bloquear direto no firewall.

      Abraços.

    • #19097
      sergiopenido
      Participante

      Bom dia, desculpe a demora no retorno. É por causa da correria do dia a dia. A intenção é bloquear o skype na rede toda. Eu vou aceitar vc me passar o range de ips caso possível. Mas os servidores do skype não são dinâmicos? Não haverá um momento que surgirá um novo ip fora desse range?
      Até o momento eu não configurei meu proxy de teste como não transparente para testar. (Sinceramente eu tenho até que aprender quais portas libero e quais bloqueio para usar como não transparente). Emergencialmente o que fiz foi bloquear o dominio no skype, desinstalar o skype das máquinas, proibir a execução de skype.exe via gpo nas máquinas e proibir acesso dos usuários a alterar as configurações das máquinas via permissão de usuário do windows. Fica a dica de emergência para quem precisar fazer parar o uso e não conseguir bloquear rapidamente pelo endian.

Visualizando 2 respostas da discussão
  • O tópico ‘Bloqueio do Skype no Endian’ está fechado para novas respostas.