Implantação do Endian problemas

Home Comunidade Brasileira Endian Firewall Endian Firewall Implantação do Endian problemas

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #20714
      Sampaio
      Participante

      Olá pessoal, estou implantando o Endian aqui na empresa e estou tendo alguns problemas:

      Primeiro: Endian não reconheceu a placa de rede wireless
      Segundo: Apos eu ter feito o primeiro login (aquele que mostra gráhicos e recursos de hardware) após as configurações iniciais, algumas maquinas da minha rede começaram a ficar sem internet, e antes que se espalhasse para as demais, eu tirei o cabo de rede do endian, aí minha rede voltou ao normal.

      Detalhes:
      – O Servidor endian (maquina real) estava conectada diretamente em uma das interfaces ethernet do modem pela zona verde que estava setada com ip 192.168.25.252;
      – os meus Switch´s (são dois) estão conectados e um deles ao modem. Minha rede interna tem ip 192.168.25.x que é o mesmo do modem (192.168.25.1). Preciso muito da ajuda de vocês para dar continuidade à implantação.

      • Este tópico foi modificado 8 anos, 3 meses atrás por Sampaio. Motivo: Não tinha colocado o conteúdo

      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #20725
      valiengo
      Participante

      Cara,
      Diria que seu cenário está meio confuso. Vamos lá:
      Placa de rede Wireless no endian? Se vc quer ter um Wireless (Azul) gerenciado vc deve ter uma placa de rede conectada no servidor Endian e na outra ponta um ou vários AP´s.
      Conexão de IP publico, cedido por modem, é VERMELHO e rede interna é VERDE, como já disse Wireless é AZUL, portanto isso deve ser revisto.
      Vc fez configurações iniciais mas não passou o q fez, se inicialmente fez algo errado nada vai funcionar.
      Raciocínio básico: Cabo sai do modem e entra na placa de rede do servidor Endian, que deve ser reconhecida como interface VERMELHA. Em outra placa de rede do servidor do Endian sai um cabo de rede para ligar no Switch (VERDE). Depois de tudo feito pensa no Wireless.

    • #20729
      Sampaio
      Participante

      Meu cenário físico: um cabo conecta o modem a uma das portas do swicht 1. outro cabo conecta o switch 1 ao switch 2. Esse é meu cenário em funcionamento no momento.

      ontem o que fiz assim que instalei o endian, foi conecta-lo diretamente a uma das portas do modem. na placa de rede da zona verde eu setei dhcp automático (como posto uma imagem aqui, eu posso fazer um desenho de tudo isso, assim você entenderia mais fácil), como ainda preciso criar as regras no endian ele não está instalado entre o modem e o rack da minha rede.

      As configurações iniciais que fiz são aquelas do primeiro acesso ao endian. Criar senha admin, definir qual placa será zona verde, zona vermelha e etc, não fiz nenhuma outra configuração ainda

      Entendi sobre como gerenciar acesso wireless. Preciso tirar uma dúvida sobre isso. É a seguinte. Na empresa que trabalho tenho 21 pessoas conectadas a um roteador wireless que está conectado a umas das portas lan do modem. Só que direto tenho que ficar reiniciando o roteador (é um roteador simples, desses domésticos TP link WN) por que alguém ou alguns de repente perdem a conexão com o roteador wirelles pelo celular. Acho que a memória ram do roteador é fraca para aguentar essa quantidade de pessoas que utiliza o wirelles(essa informão obtive pela internet, dizendo que a ram de um roteador pode provocar instabilidade na conexão wirelles dependo da quantidade de pessoas que estiver conectada nele, a ram do meu roteador e somente 64mb). Se eu configurar esse roteador como somente acces point e conecta-lo ao endian para que o endian faça o dhcp eu paro de ter esse problema? Muito obrigado pela atênção.

    • #20730
      valiengo
      Participante

      Seus Switchs são gerenciáveis?
      qual a marca desse modem?
      Com relação ao nr de conexões no TPLink, 21 já está além da conta, eles suportam bem 10 conexões ativas simultâneas, passou disso ou não conecta ou não navega.
      Veja melhor os esquemas do endian pois pelo q entendi vc está colocando o DHCP da conexão verde ativo e isso está derrubando pois na sua rede tem o DHCP do modem/roteador, por isso perguntei a marca dele.
      A principio só funcionaria se o switch fosse gerenciável para criar rotas nas portas, mas acho q não deve ser e o erro está ai. Vc deve OBRIGATORIAMENTE colocar o cabo q sai do modem no Endian e do endian no switch, em um dos dois. O DHCP da rede deve ficar OU no Endian OU no seu server local pois mais de um DHCP a rede cairá.

    • #20734
      Sampaio
      Participante

      Meus switches não são gerenciáveis. Meu modem é o powerbox da gvt

      Em relação ao wireless, se eu configurá-lo como accespoint e conectá-lo ao endian, para o endian fazer o resto, eu consigo resolver o problema dessa limitação de usuários do wirelles, ou terei que comprar um roteador que consiga suportar essa quantidade? OBs: a quantidade de usuários wireless vai aumentar, será implantado um sistema de separação de mercadorias via tablet.

      Sobre o DHCP, eu sei que uma mesma rede não pode ter mais de um DHCP Server (o meu modem é esse dhcp server, mas eu uso ip manual em todos os pc´s da rede, por isso fiquei sem entender porque eles começaram a ficar sem internet), mais eu nem cheguei a ativar o dhcp server do endian.

      como posso conectar o endian diretamente ao modem para fazer os testes e os outros pc´s não ficarem sem internet?. Eu pensei que poderia conectar o endian no modem pela placa da zona vermelha e colocar somente um computar na placa da zona verde para poder acessar o endian para terminar de configurar e testar.

      muito obrigado.

    • #20735
      Sampaio
      Participante

      como desligo o endian por linha de comando no próprio console dele (não remotamente ou pelo webconsole)?

Visualizando 5 respostas da discussão
  • O tópico ‘Implantação do Endian problemas’ está fechado para novas respostas.