INTERNET MUITO LENTA

  • Este tópico contém 11 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos atrás por guedes.
Visualizando 11 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #18212
      RAMON ROCHA
      Participante

      Galera,

      Estou com um problema que me parece comum no Endian: LENTIDÃO DA INTERNET

      Já li e reli vários tópícos sobre o assunto e tentei algumas implementações, mas na prática ainda continuo com problemas.

      Tenho um OI Velox de 10MB. Percebi que depois de um tempo a conexão sempre ficava lenta, caindo para 2 ou até 1 MB. Reiniciava o modem e nada. Reiniciava o Endian e pimba! A net voltava para 10MB.

      Depois de pesquisar bastante sobre pessoas com o mesmo problema, tentei algumas mudanças. Mas nada resolveu. Então voltei o Endian para a versão 2.5.2 e fucionou bem no primeiro dia…

      Infelizmente, problema de cair a velocidade da conexão voltou. Ai eu vou em System \ Network configuration e apenas avanço os passos e gravo. Após a Dashboard voltar, a net volta ao normal, na maioria das vezes.

      Já coloquei proxy 4.2.2.1 e 4.2.2.2 e já alterei os arquivos: settings em usr\lib\efw\dansguardian\default e settings em var\efw\havp

      MAXCHILDREN=500
      MINCHILDREN=128
      MINSPARECHILDREN=32
      PREFORKCHILDREN=16
      MAXSPARECHILDREN=256
      MAXAGECHILDREN=10000

      MAXSCANSIZE=0
      HAVP_ACCESS_LOG_ROTATE=
      MAXSERVERS=150
      HAVP_LOG_ROTATE=
      SERVERNUMBER=50

      Deixei Cache offline mode marcado (X) Enable offline mode

      Alguém sabe como resolver isso? Se eu continuar tendo que reiniciar todos os dias e até mais de uma vez por dia vou acabar tendo que retirar o Endian da rede.

      Grato.


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #18230
      Fabio Santos
      Participante

      Pode ser várias coisas, eu geralmente uso as configurações padrão e funciona bem.

      Para te ajudar, algumas questões;

      1. Seu modem é roteado ou Bridge?
      2. está usando proxy transparente ou não transparente?
      3. As faixas de IP do Modem e do Endian são diferentes?

    • #18264
      Diego Pontes
      Participante

      Da uma olhada se as mudanças feitas foram pros arquivos de configuração, já vi alterar no arquivo e não ir pro de configuração.

      # cat /etc/dansguardian/dansguardian.conf | grep children

    • #18267
      RAMON ROCHA
      Participante

      respondendo às perguntas:
      1) modem roteado
      2) proxy transparente
      3) IP Velox 10.0.0.1 255.255.25.0 – IP Endian Green 192.168.0.1 255.255.255.0

      Não conheço NADA de Linux… Poderia explicar-me melhor como confiro estas configurações rodando a linha de comando citada (como e onde rodar)?

    • #18268
      RAMON ROCHA
      Participante

      Diego,

      Consegui rodar o comando fazendo login e acessando o root.

      O resultado foi:
      MAXCHILDREN=500
      MINCHILDREN=128
      MINSPARECHILDREN=32
      PREFORKCHILDREN=16
      MAXSPARECHILDREN=256
      MAXAGECHILDREN=10000

    • #18271
      Diego Pontes
      Participante

      Você tem quantos usuários?
      A autencação é no Endian?
      Qual a configuração da máquina?
      Você tem quantos Content Filter?
      Quantas regras das ACL do proxy?

      Verifique os gráficos no Endian e olhe se há algo consumindo CPU ou memória, caso você tenha um pouco de noção acesse via linha de comando e monitore através do comando:

      top -c

      Veja o load average, memória e os processos que estão consumindo mais recurso da máquina.

    • #18275
      patrocinio
      Participante

      Ramon

      Também to nessa. Foi só aumentar a banda de 1 Mega para 30 Pronto o proxy não acompanha. Já fiz tudo que orientaram por aqui. Nada até aqui. Estou de olho nesse post.
      Troquei placa de rede de 100 para 1000.

      Quando coloco um notebook para testar direto do roteador bimba 30Mbps quando testo dentro da rede não passa de 1.xx até deu 2M mas foi num momento.

      Ah antes q digam que é processamento disco e tal nada disso o computador ta com muita folga de hardware.

      O que melhorou um pouco foi desabilitar log do squid, antivirus, palavras por conteúdo, pow mais ai acabou o sentido do Endian sem isso.
      Outra para testar use o site http://www.brasilbandalarga.com.br a entidade aferidora do brasil.

      Valeu.

    • #18281
      Fabio Santos
      Participante

      Eu sempre desativo o antivírus, e no filtro de conteúdo desativo a varredura por vírus, isso deixa tudo muito lento e dá muito falso positivo.

      A cerca de 2 meses tive um problema similar em um cliente, estava usando um hardware virtualizado, ele tem um link de 50MB e por “trás” do Endian só chegava a 6, fiz de tudo, troquei versão , desativei filtro, mudei DNS e nada.

      Troquei o hardware por um físico e “pimba” cravou os 50 MB. Experimente trocar o hardware, pode ser algo nesse sentido.

    • #18284
      patrocinio
      Participante

      Ramon

      Trocou toda a máquina? Ou colocou Firewall físico?

      Também estava com essa dúvida (hardware), acredito tb pois já vi placa de rede realtek dá problemas em banco de dados, e nessa máquina tem 2 placas realtek de 1 Gb. Também pode ser isso. Valew por seu retorno.

    • #18286
      Fabio Santos
      Participante

      Coloquei um novo hardware físico, por algum motivo no virtualizado estava dando esse problema.

    • #18287
      patrocinio
      Participante

      Ramon,

      Que marca e quanto custou esse equipamento.

      Valew

    • #18510
      guedes
      Participante

      Prezados Amigos

      Quando navego utilizando o filtro de conteúdo. A navegação fica extremamente lenta.

      Eu uso o ENDIAN 3.0. O que preciso alterar para resolver a LENTIDÃO ?

      Vi que aqui no forum tem algumas dicas para versões anteriores, mas não achei os mesmos arquivos de configurações para alterar conforme as dicas.

Visualizando 11 respostas da discussão
  • O tópico ‘INTERNET MUITO LENTA’ está fechado para novas respostas.