Endian em uma VM deixou a internet lenta.

Home Comunidade Brasileira Endian Firewall Endian Firewall Endian Firewall – Suporte Endian em uma VM deixou a internet lenta.

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2191
      criatv
      Participante

      Olá, montei o Endian em uma VM usando o VM Ware Player e a internet ficou bem lenta, coloquei a VM no servidor da empresa, ele tem uma excelente configuração e a máquina virtual também, 2 GB de memória só pra ela.

      Mesmo assim a internet esta lenta, estimo que a velocidade caiu em 50%.

      Fiz isso em duas empresas, uma utiliza o proxy transparente e outra não transparente com autenticação no AD, a configuração do Endian me parece estar correta, os bloqueios e tudo mais funcionam perfeitamente.

      Preciso saber se tem alguma outra configuração a fazer nesse caso ou o que pode estar acontecendo, realmente cai o desempenho quando se usa VMs?


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #12724
      Eduardo Jonck
      Participante

      Eu não aconselho virtualizar Firewall/Proxy, pois alem de ser arriscado pelo fato de estar tudo no mesmo Server o SQUID faz cache de sites, fazendo com que o HD trabalhe dobrado e dependendo do numero de acessos só tende a piorar, visto que quando se tem cache na rede a sistema tem que ser dedicado.

      Att.

    • #12725
      criatv
      Participante

      Boa tarde, entendo que isso exija um desempenho dedicado, mas o Server em questão tem uma ótima configuração.

      Xeon

      8 GB de Memória

      4 HDs de 2 TB SAS em RAID

      Conexão Gigalan

      Será que mesmo assim a culpa da lentidão é da virtualização ou tem algo a mais nas configurações do Proxy que precisam ser mexidas?

    • #12726
      mvldebian
      Participante

      Um pouco é a virtualização e outro pouco pode ser devido ao tipo de RAID utilizado.

      Outo fator que deve estar prejudicando a tua performance é o virtualizador utilizado.

      Como mencionou o vmware player, posso resumir que você esta rodando ele sob Windows.

      VDI não é a forma mais adequeda de rodar o endian…

      Recomendaria paravirtualização , adote o XenServer.

      Tenho endians virtualizados em Xen em alguns clientes, para não haver concorrencia de disco acabo “atachando” um hd menor, 160GB por exemplo, ao XenServer somente para uso do Endian. Assim nao gera gargalo de disco e o endian atende redes de 100 e 200 computadores dando risada, com apenas 1GB de memória na VM.

    • #12727
      criatv
      Participante

      Obrigado pela dica, não sei se seria problema de disco.

      Ele tem um RAID 5.

      Quanto ao programa da VM, concordo, vou testar outras alternativas.

      Obrigado.

    • #12728
      mvldebian
      Participante

      Certas configurações de RAID podem prejudicar a leitura ou gravação do desempenho de maneira positiva ou negativa. Ao usar uma configuração RAID 5, é possível adicionar mais discos à matriz. Isso geralmente melhora o desempenho da matriz. O uso de espelhamento pode melhorar o desempenho de leitura, mas pode degradar o desempenho de gravação. Se o desempenho de gravação for prejudicado, use um tipo RAID diferente para hospedar a máquina virtual.

    • #12729
      Hylessandro Rocha
      Participante

      Na verdade o problema não está na virtualização e sim em se fazer isto embaixo de um OS anterior, o correto seria utilizar um Os de virtualização e ai sim gerar umambianete virtuyalizado saudável com plenitude de controle dos recursos pelo virtualizador. Experimente com este formato e verá que a virtualização não traz nenhum prejuizo parasua rede e ainda traz um volume de vantagens que vai fazer você nunca mais querer dedicar um OS em um servidor dedicado. Como sujestão eu indico usar o ProxMox com virtualizador. Só com exemplo eu tenhoum sistem virtualizado em um equipamento semelheante ao citado e controle em um provedor mais de 800 clientes simultâneos. Com relação ao envian em um terminal de cargas eu tenho ele fazendo cache e roteando a rede aplicando regras e autenticado no AD e lá são 360 estações e não tenho problemas de desempenho e tenho toda a segurança de ter o backup detodarede em arquivos backupeados.

Visualizando 6 respostas da discussão
  • O tópico ‘Endian em uma VM deixou a internet lenta.’ está fechado para novas respostas.