Por que escolher o Endian Firewall?

Marcado: ,

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #22409
      Nirvana
      Participante

      Prezados tenho uma empresa com 5 filiais, com aproximadamente 30 computadores na filial em que estamos efetuando essa implantação, estou pensando em Implantar o Endian nela, entretanto o Dono já ouviu falar muito bem do Pfsense. Quais argumentos eu poderia utilizar para demonstrar as vantagens do endian para a empresa dele ?

      O ponto principal o qual estou querendo usar o EF é justamente pelo fato de que o cliente pediu um Firewall que foi GRATUITO, porém que fornecesse a possibilidade dele migrar para um suporte pago no futuro a medida que ele espalhasse o firewall para todas as outras filiais , deste modo ele teria uma empresa para “responsabilizar” em eventual problemas os quais viessem a ocorrer.


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #22410
      Eduardo Jonck
      Participante

      Boa noite amigo,

      Sempre é uma boa pergunta, qual solução devo usar?

      A resposta não é tão simples, mas temos como caminho o levantamento de requisitos, ou seja, o que eu preciso?

      Qualquer solução seja ela paga ou gratuita nunca irá atender todos os requisitos, ou seja, as coisas são mutantes e a medida que a tecnologia vai evoluindo, as soluções precisam se atualizar.

      Em relação a comparar sistemas, o que um tem e o outro não tem, é legal, mas o mais importante é, saber o que preciso para que tais soluções em atendam.

      tanto o Endian Firewall UTM e o PFSense hoje são as referencias em UTMs. O que difere um do outro no meu ponto de vista é:

      – PFSense é FreBSD, Endian Firewall LINUX baseado em RedHat;
      – PFSense tem Captive Portal, Endian Firewall tem somente na versão paga;
      – Ouço falar que o PFSense por ser FreBSD, tem maior poder de troughput de rede, mas para seu caso, isso é em vão;
      – Integrar o PFSense com o Active Directory não é tão simples, Endian Firewall extremamente simples;
      – Proxy do PFSense não é tão fácil de criar ACLs, Endian Firewall lhe dá N possibilidades;

      Então relatei apenas alguns pontos, mas como mencionei, se você deseja conectar as Unidades por VPNs, aplicar regras de firewall bem feitas, filtro de conteúdo, IDS/IPS, entre outros serviços do UTM, o Endian irá lhe atender perfeitamente, sem contar que suporte em Linux se torna um pouco mais fácil de encontrar do que FreBSD. Até são parecidos, mas algumas coisas mudam e hoje eu mesmo sou mais adepto a Linux do que FreBSD.

      No caso do suporte, além de N sites e fóruns de apoio, tem meu apoio também. Visite meu site: http://www.eduardojonck.com. Eu mesmo não tive boa experiencia em apoio do PFSense em fóruns, por isso preferi focar em uma coisa só. Mas o Captive Portal dele é bacana. E porque não usar os dois, não é mesmo?

      Maiores dúvidas, poste que a gente vai ajudando.

    • #22416
      Nirvana
      Participante

      Poxa Eduardo nem sei como agradecer!!
      Estou terminando meu TCC e essa implantação do EFW na empresa dele é justamente o meu projeto! Eu já configurei muita coisa em uma das filiais que usamos para teste, contudo na hora de transformar essa implantação em documentação para o Trabalho de conclusão surgem duvidas conceituais a respeito.

      Gostei muito mesmo de sua explicação, pois ela me serviu tanto para repassar ao cliente quanto para fundamentar em meu projeto, inclusive acessei o seu site e fui atrás do treinamento em Endian que voce oferece! simplesmente fabuloso irmão !

Visualizando 2 respostas da discussão
  • O tópico ‘Por que escolher o Endian Firewall?’ está fechado para novas respostas.