2 Link de Internet no Endian 2.4.1

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #749
      rafaelvr
      Participante

      Olá, amigos

      Estou sem entender com a situação aqui na empresa.

      Tenho o endian rodando em uma máquina com 3 placas de rede.

      eth0 = Rede Interna

      eth1 = Internet a Rádio com IP Fixo e Válido (2Mb)

      eth2 = Velox (1Mb) (Banda Larga da OI) com modem roteado e ip fixo na interface eth2 do endian

      Tenho dúvida em duas situações

      1ª – É possivel eu configurar alguma rotina no endian para que ele entenda que há 3Mb de internet. Sem precisar criar regras de roteamento, ele por sir roprio fazer um balanceamento de carga ??

      2ª – Caso a 1ª opção seja sem solução, queria saber como configuro o link de 1 Mb para ser backup do 2Mb.Levando em consideração que já criei em Network / Interfaces / Uplink editor

      main -> Backup-Link = Velox

      uplink1 = Velox

      Porém se retiro o cabo da eth1, ele nao assume a eth2, mas se esperar por bastante tempo, ele até chega a transferir o trafego para eth2, mas ta demorando muito.

      Aguardo por ajuda.

      At.

      Rafael Campos


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #6691
      FulHer
      Participante

      Olá, este post vai te ajudar: http://endian.eth0.com.br/topic/failover-efw-24

      Para criar a redundância de links (se o link1 cair o link2 assume) basta inserir o endereço de algum site em: Rede >> Interfaces >> editar os dois links >> opção “Check if these hosts are reachable” = http://www.google.com.br (no meu caso inseri do google).

      Efetuei esta alteração, efetuei os testes e funcionou perfeitamente.

      Bom, a redundância funciona, agora o balanceamento de carga estou estudando para ver como se faz.

      Hernandes Arisa

    • #6692
      seuluis
      Participante

      To com o mesmo problema.

      eth0 = Rede Interna

      eth1 = Internet Velox IP Fixo e Válido (800 kbps)

      eth2 = Internet Velox IP Fixo e Válido (2 mb)

      Desejo que o endian utilize os dois modens, de modo a ter 2800 kbps.

      Não desejo que uma das eth seja de backup.

      É possível? Como?

    • #6693
      thiagomespb
      Participante

      Creio que não seja possível fazer isso, pelo menos na versão free do endian.. o que vc pode fazer é alguns serviços/porta saírem por um determinado link assim deixando outro link livre.

    • #6694
      darks0ldier
      Participante

      Eu tb acho…estava ‘pescando’ na internet alguma informação sobre ‘juntar’ as bandas pra ter um ‘único link’ no final. Acredita-se que só com a versão paga vc consegue fazer essa proeza!

    • #6695
      offbug
      Participante

      A unica versao de firewal que da suporte a balenceamento de carga e o Pfsense. esse eu uso a um bom tempo e funciona q é uma beleza!

    • #6696
      thiagomespb
      Participante

      Alguem que tiver dois links pode testar isso e dizer o resultado.

      http://efwsupport.com/index.php?topic=868.0

    • #6697
      DemetriusBarbosa
      Participante

      Olá pessoal, consegui configurar o failover conforme vcs explicaram, mas estou com um problema. Quando o link principal cai o backup assume normalmente, mas quando o principal volta ele não assume como link principal, ai eu tenho que desabilitar a interface de backup para o principal retornar.

      Poderiam me ajudar.

      Obrigado.

Visualizando 7 respostas da discussão
  • O tópico ‘2 Link de Internet no Endian 2.4.1’ está fechado para novas respostas.