Acesso ao Site do BB muito Lento

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2667
      azarpelon
      Participante

      Pessoal, já verifiquei todos os posts sobre lentidão e ja fiz praticamente todos os testes com o Endian e estou quase desistindo dessa ferramenta, pois quando tento acessar o site http://www.bb.com.br passando pelo endian, o site leva as vezes até mais que 3 Minutos, isso mesmo, 3Min para abrir o site e quando acesso via outro proxy (Squid) acessa em até 57 segundos.

      Será que alguém pode dar alguma idéia de como resolver?

      O acesso está via proxy transparente, com acesso FREE e não filtrado. Demais sites abrem até com um tempo aceitável, mas com tempo superior do que quando abertos via Squid.


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #14144
      Eduardo Silva
      Participante

      Aproximadamente quantos computadores você tem na sua rede e qual a versão do seu endian?

    • #14145
      azarpelon
      Participante

      Eduardo, agradeço o retorno antes de mais nada. Tenho atualmente 50 estações, 3 servidores físicos e mais 5 Server Virtualizados e utilizo a versão 2.5.1 do Endian Community.

      Inicialmente, estava usando o Endian sobre uma VM no Xen 5.6, e estava funcionando muito bem, então desde a semana passada a lentidão bateu, então segui as orientações e agora a mesma versão 2.5.1 está instalada em um Server Mini HP com um processador Dual e com 3Gb de RAM e ainda 160GB de HD Sata.

      Estou atualmente com o Endian zerado, com apenas as configurações iniciais para navegação, ou seja, proxy transparente, sem restrições ou filtros. Coloquei já os DNS da operadora, pois utilizo IP Fixo, DNS sugerido aqui 4.2.2.5 e 4.2.2.6, já coloquei os do Google, 8.8.8.8 e 8.8.4.4, mas não tem jeito, inclusive os DNS do Google notei mais lentidão do que os da operadora.

      O que mais me intriga, é que antes funcionava muito bem, o que me fez espalhar o endian nas filiais.

    • #14146
      Eduardo Silva
      Participante

      Quando estiver lento, loga por ssh no endian e me passa o retorno dos comandos abaixo:

      $ ps aux |grep dansguardian |wc -l

      $ ps aux |grep squid |wc -l

      $ cat /proc/loadavg

      $ free -m

      $ hdparm -tT /dev/sda1 (sda1 é um exemplo, verifique com o comando mount ou df qual partição está montada na / e use o hdparm nela

      – use o winscp e copie um arquivo grande do seu computador para o endian e depois do endian para o seu computador. Observe as velocidades de transferência.

      – desabilite o antivirus no controle da navegação

      – desabilite a blacklist de dns.

      []’s

    • #14147
      azarpelon
      Participante

      OK, farei isso. Por favor só me explique como desabilitar a blacklist de DNS, pois o Antivírus já desabilitei. Numa outra conversa, surgiu a sugestão de usar o ClearOS, mas verifiquei que para integrar com o AD é necessário pagar e controle por IP não é meu interesse, justamente por que quero cortar uns espertinhos que ficam usando os micros com navegação liberada via IP no Squid.

      Abraços.

    • #14148
      azarpelon
      Participante

      Eduardo, seguem resultados dos comandos, realizei tanto no servidor recentemente instalado fisicamente, quanto no antigo Endian sobre uma VM do XEN.

      SERVER FÍSICO:

      # ps aux |grep dansguardian |wc -l

      1

      # ps aux |grep squid |wc -l

      4

      # cat /proc/loadavg

      0.00 0.01 0.00 1/138 13420

      # free -m

      total used free shared buffers cached

      Mem: 3009 697 2312 0 488 80

      -/+ buffers/cache: 128 2881

      Swap: 511 0 511

      # hdparm -tT /dev/sda1

      /dev/sda1:

      Timing cached reads: 4200 MB in 2.00 seconds = 2099.91 MB/sec

      Timing buffered disk reads: 314 MB in 3.01 seconds = 104.19 MB/sec

      SERVER VM:

      # ps aux |grep dansguardian |wc -l

      12

      # ps aux |grep squid |wc -l

      304

      # cat /proc/loadavg

      0.08 0.19 0.15 2/444 17936

      # free -m

      total used free shared buffers cached

      Mem: 2022 622 1399 0 26 163

      -/+ buffers/cache: 432 1589

      Swap: 511 0 511

      # hdparm -tT /dev/hdb1

      /dev/hdb1:

      Timing cached reads: 24652 MB in 2.00 seconds = 12352.50 MB/sec

      Timing buffered disk reads: 108 MB in 3.04 seconds = 35.57 MB/sec

    • #14149
      azarpelon
      Participante

      Acabei de testar a velocidade de cópia nos dois sentidos, seguem resultados.

      – Arquivo copiado foi o *.pst com 2.15 GB.

      Cópia Micro x Endian:

      Tx Transf. = 2.308 ~ 4.238 KiB/s

      Tempo Transf. = +/- 12 Min.

      Cópia Endian x Micro:

      Tx Transf. = 12.134 ~ 12.700 KiB/s

      Tempo Transf. = +/- 3 Min.

    • #14150
      Eduardo Silva
      Participante

      Esses testes foram realizados no momento em que a navegação estava lenta?

      Partindo do pressuposto que você já revisou os arquivos de log do squid/dansguardian e messages e não encontrou nada que possa indicar um problema, tenta isolar o problema.

      – É só a a navegação que está lenta ou todo o resto?

      – Tipo remote desktop para o exterior funciona bem?

      Alguns testes que eu poderia sugerir:

      LINK:

      De quanto é o seu link de internet?

      Logue por ssh e instale o pacote iftop, eu normalmente uso o rpm para fedora core 3 “iftop-0.16-0.1.fc3.rf.i386.rpm” pode procurar por ele em http://rpm.pbone.net

      Observe atentamente o tráfego das suas interfaces nos momentos de lentidão.

      O seu firewall de saida é restritivo?

      Quando está lento, como fica o tempo de resposta para ips externos? tipo ping 8.8.8.8

      DNS:

      Para teste, desabilite em ProxyDNS Anti-spyware

      Dansguardian:

      – Em content filter, abra os seus perfis de filtragem, e verifique se o antivirus está desativado.

      – Experimente desativar o dansguardian indo em access policy e criando uma politica logo no inicio permitindo acesso total “unfiltered access” para tudo.

      SQUID:

      Experimente liberar a sua máquina no outgoing firewall, (portas tcp80 e tcp443), e desative a configuração de proxy do seu computador, e verifique se a velocidade de navegação volta ao normal. (certifique-se que não esteja passando mesmo pelo proxy)

      []’s

    • #14151
      azarpelon
      Participante

      Sim, realizei os testes enquanto o site do Banco do Brasil era aberto.

      Pois então, não tenho exímios conhecimentos técnicos, nem no Linux e nem no Endian, mas o que posso dizer é que já instalei o Endian do zero algumas vezes, desabilitando todos os possíveis itens de segurança como filtros e antivírus, e ontem quando alterei os valores do cache para mais, até notei que alguns sites abriram mais rápidos, mas meu problema está em alguns sites como, http://www.bb.com.br, http://www.itau.com.br, http://www.speedtest.net e outros, não testei a VPN ou acesso TS!

      O teste de Ping eu fiz, e notei que estão normal, então abri um chamado junto a operadora para verificarem o link de 2Mb de Rádio dedicado, normalmente a entrega fica em 99% a 98% em tempos ruins.

      Os gráficos do próprio Endian não são fidedignos? Pois monitorando-os o consumo fica muito em baixa, já monitorei até pela ferramenta disponibilizada pela operadora e nosso consumo não atinge os 1.5 Mb.

      Pra ter idéia, todo meu parque de máquinas está navegando via outro Proxy Squid, logo não tem carga no Endian exceto o micro que estou testando.

      Mas amigo, acabei de instalar a versão 2.4.1 e esses mesmos sites que citei com problemas, abriram super rápidos, o único inconveniente é que como existe posts aqui, quando se aplica qualquer alteração no proxy ele fica pensando, aplicando e não sai, mas daí fecho a tela e abro novamente e vai embora.

      A impressão é de que quando navego via Endian 2.5.1, as páginas da web demoram pra carregar além do normal, mas quando navego via outro proxy as mesmas carregam bem.

      Sinceramente, acredito que vou usar a versão antiga para poder controlar novamente minha web, o que acha? E com tempo vamos testando a 2.5.1 que me parece instável ainda, além de que, ontem mexendo na nova versão, tentei configurar QoS e depois não consegui mais deletar, não sei se já aconteceu contigo!

      Abraços,

    • #14152
      Dennye Garcia
      Participante

      Boa tarde azarpelon, tenho o Endian instalado em minha empresa acessando todos os sites de banco sem problema, fazendo cache, proxy autenticado no ad e sem regras especificas pra isso. Poste as telas das configurações do seu proxy aew, vamos ver se posso lhe dar alguma dica pra melhorar. Não precisei de mexer em nada no Endian via comandos, e em relação a estabilidade ele é muito bom. Talvez seja só a forma de configurar ele..

      Att.,

      Dennye Garcia

    • #14153
      azarpelon
      Participante

      Boa tarde Dennye, agradeço a atenção antes de qualquer coisa.

      Estarei dando um print das telas para que possam dar uma olhada, Mas é possível colar telas aqui? Deixa ja te perguntar se alterou as configurações do Cache do Endian?

      Abraços,

    • #14154
      Dennye Garcia
      Participante

      Não alterei nada, o negócio é a forma que se configura o Endian.

    • #14155
      azarpelon
      Participante

      Pois então, Meu Endian configurei com várias alternativas buscando a agilidade na navegação.

      Amigos, ontem em contato com a operadora, me foi passado um outro DNS que ao utilizar parece ter melhorado e bastante, mas o que me intriga é por que não funcionou assim quando inseri os DNSs do Google ou então aqueles DNSs que foram mencionados em outros posts como 4.2.2.3, etc…?

      Parece que a minha navegação está ficando melhor do que antes e mesmo nos testes feitos com o Endian sobre uma VM, a navegação está boa, é claro que preciso intensificar os testes para ver como vai ser quando houverem mais usuários gerando demanda.

      Abraços,

    • #14156
      Diego Pontes
      Participante
    • #14157
      azarpelon
      Participante

      Ok Diego Pontes, eu fiz exatamente os passos citados nesse Post, porém não havia funcionado, mas agora após alterar os DNSs e manter as alterações feitas, tanto o Endian sobre a VM quanto o sobre hardware estão navegando bem.

      Agradeço a atenção e ajuda de todos. Vou inserir um novo Post de outra dificuldade.

      Abraços

Visualizando 14 respostas da discussão
  • O tópico ‘Acesso ao Site do BB muito Lento’ está fechado para novas respostas.