Agendar limpar cache

Home Comunidade Brasileira Endian Firewall Relacionados Geral Agendar limpar cache

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #1776
      Tácio Andrade
      Participante

      Pessoal algum de vocês sabe como fazer um agendamento de limpagem do cache do Squid ou o comando para fazer o mesmo no modo texto (para que eu possa adicionar ao crontab)? Pois todo dia as 6h da tarde aqui na empresa estou tendo problema com o 2.5 que a internet começa a ficar lenta e em alguns computadores o acesso via http e http para de funcionar (o acesso via ftp, ping, etc funcionam) e só consigo resolver isso limpando o cache manualmente.


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #11166
      Jeferson
      Participante

      Boa noite,

      Amigo, a versão 2.5 apresentou muitos problemas.

      Sugestão: atualiza para a 2.5.1

      Estou sem o endian aqui agora para testar o passo a passo, porem segue.

      Abra o endian por SSH (linha de comando ou execute direto do servidor)

      FAÇA UM BACKUP de sua configuração antes.

      logue como root

      digite efw-upgrade -s

      digite seu email cadastrado (caso não tenha cadastre-se http://www.endian.com/en/community/efw-updates/)

      creio que isso resolverá seu problema.

      Para melhor ajuda-lo post a configuração do seu Endian, e a configuração do seu proxy, quantos computadores, velocidade da internet.

      Jeferson.

      Endian Community 2.5.1

    • #11167
      Tácio Andrade
      Participante

      Cara tentei atualizar hoje (só pude hoje por problemas), porem mesmo o meu Endian estando na 2.50 ele não quis atualizar para a 2.51:

      root@firewall:~ # efw-upgrade -s

      Please choose the appropriate channel for your environment and hit [ENTER]:

      1) Production (stable releases)

      2) Development (bleeding edge)

      1

      Please enter your username and hit [ENTER]:

      email@hotmail.com

      Loading cache…

      Updating cache… ############################################################################################################### [100%]

      Fetching information for ‘efw-community’…

      -> http://email@hotmail.com:*@updates.endian.org/stable/repodata/repomd.xml

      repomd.xml ############################################################################################################### [ 50%]

      -> http://email@hotmail.com:*@updates.endian.org/stable/repodata/primary.xml.gz

      primary.xml.gz ############################################################################################################### [ 75%]

      -> http://email@hotmail.com:*@updates.endian.org/stable/repodata/filelists.xml.gz

      filelists.xml.gz ############################################################################################################### [100%]

      Updating cache… ############################################################################################################### [100%]

      Channels have 185 new packages.

      Saving cache…

      Loading cache…

      Updating cache… ############################################################################################################### [100%]

      Computing transaction…

      No interesting upgrades available.

      Loading cache…

      Updating cache… ############################################################################################################### [100%]

      Computing transaction…

      No interesting upgrades available.

      /etc/upgrade/upgrade.d/migration:

      Found: 0

      OK: 0

      Alguma ideia do que possa ser?

      Sobre a configuração do proxy, está como transparente, com 4 filtros de conteudo distintos e servindo atualmente a 100 computadores.

      Hardware: Core2Duo 2GB DDR2 HD 160GB

      PS: Onde tem email@hotmail.com é meu e-mail (para cadastros), coloquei assim para não chegar mais span do que já chega.

    • #11168
      Diego Pontes
      Participante

      Também tive problemas com lentidão de internet, resolvi deixando o cache do squid offline.

      “Proxy > Http > Configuração > Gerenciamento de Cache > Habilitar modo offline”

      Testa isso antes de fazer a atualização.

    • #11169
      Tácio Andrade
      Participante

      Diego Pontes no meu caso não é lentidão. Algumas maquinas são “regeitadas” pelo squid. Elas tem acesso externo por todas as portas que o Endian não guarda (no meu caso, todas menos a 80 por ser proxy transparente).

      Engraçado é que isso só ocorre em um determinado setor (laboratório de informática) e quando eu limpo o cache ou reinicio o Squid volta a funcionar normalmente. =/

    • #11170
      Diego Pontes
      Participante

      Mesmo assim, pode estar relacionado a problemas de cache do squid, testa essa configuração, pode ser a sua solução.

      Como assim rejeitadas? Você tem os logs do access.log do acesso dessas máquinas, quando isso acontece?

    • #11171
      Tácio Andrade
      Participante

      Diego Pontes no meu firewall ela já estava habilitada anteriormente, porem me deu uma grande dor de cabeça. Um funcionário da administração todo dia me enchia o saco pois no computador dele estava sempre aparecendo as notícias antigas (de 2 ou 3 dias) no g1, r7 e UOL. =/

      Mais segunda irei testar habilitar isso para tentar resolver o problema.

    • #11172
      Diego Pontes
      Participante

      Então existe algo de muito errado na sua configuração, pois a função é exatamente pra não gerar cache, sendo assim, como vai armazenar notícias?

    • #11173
      Tácio Andrade
      Participante

      Diego Pontes acho que você entendeu errado o que quer dizer esse Habilitar modo offline. O squid sem isso também armazena o cache, porem ele não mostra a página caso a mesma não esteja funcional na internet.

      Seria mais ou menos como, ela mostrar o Google mesmo que o meu servidor esteja com o link de internet não funcional. Isso para mim é um problema a ser evitado, principalmente nas maquinas do laboratório. Porem acabei de habilitar aqui e vou deixar esta noite para ver se resolve meu problema.

    • #11174
      Tácio Andrade
      Participante

      Consegui atualizar usando o repositório Development, porem mesmo assim o problema não foi resolvido. =/

    • #11175
      Diego Pontes
      Participante
Visualizando 10 respostas da discussão
  • O tópico ‘Agendar limpar cache’ está fechado para novas respostas.