Ajuda

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #1681
      Luiz Fernando Tomaz
      Participante

      Bom dia Pessoal.

      Preciso da ajuda de vocês por favor.

      Tenho a seguinte situação. Matriz e Filial. Servidor email matriz.

      Na matriz tenho o no meu dns pop.matriz.com.br e smtp.matriz.com.br apontando para o ip 200.x.x.1

      Mas quando o meu link cai na matriz, eu virou o gateway. o ip valido passa a ser 189.x.x.x1

      mas as filiais param de receber email, porq o dns ainda esta para o ip antigo.

      queria e no endiam na filial, e dizer o seguinte. meu ip agora é 189.x.x.1.

      fazer o direcionamento de porta na 25. tem como?

      Obrigado.


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #10691
      Diego Pontes
      Participante

      Você usa balanceamento nos links? Os dois ips estão configurados como MX? Os apontamentos pop.matriz.com.br e smtp.matriz.com.br respondem pelos dois ips?

    • #10692
      Luiz Fernando Tomaz
      Participante

      os mx apontam para os 2 ips . Poderia ser via script tabem?

    • #10693
      Diego Pontes
      Participante

      Configure o link secundário como MX e configure o dns reverso para você conseguir tanto receber como enviar emails pelo link secundário.

      Como você configura os clientes com um apontamento, é necessário que este apontamento responda tanto para o link principal como para o secundário.

      Ex: [diego@redes ~]$ host mail.globo.com

      mail.globo.com is an alias for googlemail.l.google.com.

      googlemail.l.google.com has address 74.125.234.21

      googlemail.l.google.com has address 74.125.234.22

      Deixe as duas regras ativas no firewall para o redirecionamento funcionar por qualquer dos dois links.

      Se usar balanceamento pelo iproute2 me fala.

    • #10694
      Luiz Fernando Tomaz
      Participante

      Diego, eu ja tenho 2 mxs configurado. para quem envia email para mim, funciona se o link cair. O que eu tenho problema é com minhas filiais. sao 3 filiais, como elas conectam na matriz para baixar os email. pop.matriz.com.br ai como eu virei o link, ele ainda aponta para o ip externo. Isto não acontece sempre, mas acontece de meu link principal cair.

      Eu queria ir no endiam mesmo via script e rodar o mesmo. ai ele iria apontar para o ip correto. seria uma regra de direcionamento de porta, acho q é o mais viavel nesta situação, me corrige se estou enganado. mas a situação seria.

      pop.matriz.com.br 189.15.x.x

      ai o link cai.

      rodava o script no meu gateway somente na filial. ai ele iria mudar o ip. ai o dns resolveria.

    • #10695
      Diego Pontes
      Participante

      O dns já tem que resolver pros dois ips e tem que existir a segunda regra, a regra você pode criar na hora, mas o dns tem que já está funcioando, por causa do tempo de replicação.

      Funcionaria como eu mostrei o mx da globo, apontando pra dois ips, quando se da um host no pop.matriz.com.br.

      [diego@redes ~]$ host mail.globo.com

      mail.globo.com is an alias for googlemail.l.google.com.

      googlemail.l.google.com has address 74.125.234.21

      googlemail.l.google.com has address 74.125.234.22

Visualizando 5 respostas da discussão
  • O tópico ‘Ajuda’ está fechado para novas respostas.