Ajuda: Qual decidir para usar Endian ou pfSense

Home Comunidade Brasileira Endian Firewall Endian Firewall Endian Firewall – Suporte Ajuda: Qual decidir para usar Endian ou pfSense

Marcado: ,

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2431
      fellipeh
      Participante

      Amigos, sei que não é um local mais apropriado, porém aqui todos usam e sabem bem do Endian, então estou vindo aqui para saber: Qual devo usar no meu caso? Endian ou pfSense?

      Requisitos:

      – Failover e LoadBalance entre 2 links PPPoE conectados via placa de rede.

      – Proxy apenas para cache, não é necessário login ou mesmo bloqueio de sites e etc..

      – Preciso de logs entre os dois Gateways, como por exemplo qual que caiu e quando caiu.

      – Preciso saber o quanto do link nos 2 gateways estão sendo usados, e consequentemente qual maquina na LAN está usando maior link.

      – Atualizações constantes sem ser beta.

      Seria isso, sei que é pedir demais, porém até o momento só possuo o pfSense em produção, e apenas 1 maquina usando Endian mas não dessa forma, e queria ver qual seria melhor para este caso.

      Obrigado


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #13611

      Boa tarde.

      Eu no seu lugar faria diferente, não gosto de deixar muitas tarefas em apenas 1 servidor, falo por experiência de tudo parar por conta de uma maldita placa de rede queimada e dificuldade em achar outra da mesma marca (driver)…

      Aconselharia você colocar o Endian mesmo (conheço pouco do pFsense), pórem com um roteador Dual Wan na entrada sem DHCP, seu endian em série com o roteador e distribuindo para o Swith….

    • #13612
      fellipeh
      Participante

      Entendi, já expus esse cenário para meu chefe, porém ele prefere tudo na mesma máquina, e quem manda é ele, fazer o que!?

      Bom, nesse caso, usando o Endian, eu conseguiria por exemplo, forçar um ping do próprio servidor usando uma interface definida? tipo, pra eu saber se a tal internet está ou não com problemas?

      Quanto ao Failover, e o LoadBalance… o Endian os fazem com sucesso? se um link cair ele direciona par ao outro rápido?

      []s

    • #13613
      ronaldodavi
      Participante

      pfsense requer um grau maior de habilidade pois sua linha de aprendizagem e maior

      o endian e uma solução boa para quem precisa fazer bloqueios individuais e personalizados

      o fail over e loadbalance do pfsense e mais robusto e funciona em tempo real

      o endian requer tempo e pode dar um problema caso 1 link fique caindo e voltando o pfsense nao tem esse problema

    • #13614
      zeks
      Participante

      Outra, até onde eu pesquisei o Endian não faz load balance, apenas failover !!!!! Estou testando um Endian Community 2.5 até então estou gostando, achando um pouco lento mas esta dando conta do proxy, firewall, e do failover.

      Em paralelo estou intalando um Pfsense para comparar desempenho e configurações.

      Abs

    • #13615
      neophsp
      Participante

      Tenho um ambiente dessa maneira:

      Firewall, LB, NAT, Serviços Web, VPN – pfSense 2.0.3

      Proxy 800 users – Endian.

    • #14980
      medrado
      Participante

      Creio, que seria melhor você utilizar o PFsense. Pois já utilizei o mesmo em clientes para failover e load balance. E tive sucesso em todas as implantações. Fora que o PFsense se não me engano é concebido como firewall primeiramente que trata corretamente estas questões. E você pode instalar o pacote do squid a parte.

      Uma outra solução é você virtualizar sua maquina e instalar os 2 o PFsense para firewall e o Endian para proxy.

Visualizando 6 respostas da discussão
  • O tópico ‘Ajuda: Qual decidir para usar Endian ou pfSense’ está fechado para novas respostas.