Algum lançamento em breve?

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #1460
      CarLN
      Participante

      Faz mais de 1 ano que já que foi lançada a versão 2.4.1. Há algum lugar que eles informem sobre o andamento de novas versões, etc? Verifiquei no SourceForge e no próprio site deles, bem como o blog, etc. e nada. Ficou completamente estagnado nessa versão ou há algo ainda sendo pesquisado/desenvolvido?

      É uma das melhores ferramentas de FW, uma pena se eles se estagnarem…!

      Obrigado pela atenção 🙂


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #9573
      Jr. Menezes
      Participante

      CarLN,

      Pelo que sei a equipe de desenvolvimento do Endian Community (http://sourceforge.net/projects/efw/) está trabalhando na versão 2.5. Mas ainda não sei maiores detalhes.

      Enviei um e-mail para um dos desenvolvedores, e estou no aguardo. Qualquer coisa, posto aqui pra todos saberem!

      []s

      Jr. Menezes

    • #9574
      CarLN
      Participante

      Muito obrigado Jr. Menezes! Mas eu fui nesse link e vi nada a respeito de 2.5… a não ser que eu esteja cego rs! De qualquer maneira, também aguardo sua resposta 😀

      Abraços!

    • #9575
      Jr. Menezes
      Participante

      CarLN,

      Na verdade, não existe nada nessa página que remeta a uma nova versão, mas, o que quis dizer foi que vi alguns comentários sobre isso. Estou no aguardo do e-mail de resposta da equipe de desenvolvimento.

      []s

      Jr. Menezes

      Redes e Segurança de Sistemas

    • #9576
      thiagomespb
      Participante

      Realmente é uma pena que leve mais de 1 ano para fazer atualização e até mesmo correções de bugs. Estou desconfiado deste projeto, tenho 10 empresas que usam.. e já estou vendo outras opções como o pfsense que é um projeto confiável.

    • #9577
      Jr. Menezes
      Participante

      Thiago,

      Desconfiado do projeto? É uma pena ouvir um usuário que não pagou nada por um sistema, o utilizou em 10 empresas, e provavelmente está dando certo, dizer que desconfia do projeto!

      Qualquer projeto Open Source tem seus riscos, pode ser descontinuado a qualquer hora, e isso pode acontecer com todos, como aconteceu por exemplo com o Kurumim.

      Outra coisa, questão de versão nova pode até no fim das contas, não influenciar tanto assim quanto muita gente espera. Já ouviu falar em “time que está ganhando não se mexe?”

      Ficar lançando versão atrás de versão pode também significar que o sistema não é assim tão estável quanto parece, cheio de bugs a serem corrigidos, e acho que do Endian FW ninguém pode reclamar quanto a isso.

      Falei…

      Jr. Menezes

      Redes e Segurança de Sistemas

    • #9578
      CarLN
      Participante

      Concordo contigo Jr. Menezes. Na verdade o projeto é tão bom que dá ainda para acrescentar mais recursos e/ou otimizar. Um dos defeitos que eu vejo nele, por exemplo, é a falta de unificação para os relatórios. Tem um que você acessa em tal porta, tem outro que não é em tempo real, etc. Enfim, faltou unificação nessa parte. Não que eu reclame e critique negativamente os desenvolvedores, claro!

      Thiago, o PFSense é bom para redes pequenas. Quando você precisa ter mais de uma NAT, roteamento com outros lugares, etc… vixie, nisso o Endian dá de dez a zero. Testei MUITOS pacotes prontos de FW e nenhum até agora conseguiu bater o Endian nos aspectos globais. É por isso que me dá aquela sensação de “que pena, um projeto tão bom desse ficar estagnado é fogo…” hehe!!!

      Enfim, vamos ver o que nos espera!

    • #9579
      Eduardo Jonck
      Participante

      Também concordo, assino embaixo!!!!!!

    • #9580
      Marco Aurélio
      Participante

      Pessoal,

      Na página do BUG’s da Endian está o andamento do desenvolvimento, quanto já foi feito e o que falta fazer.

      http://bugs.endian.com/roadmap_page.php

      Vejam, hoje, 24/11, a versão 2.5 já tem 25% das atividades concluídas e ainda falta alguma coisa para ser lançada.

      O Endian é muito estável e seguro e eu utilizo há mais de 5 anos, desde o lançamento da versão 2.

      A única coisa que me desagrada é a falta de atualizações de um modo prático, que poderia ser feito pelo efw-update mesmo, como versões mais novas do clamav.

      No mais, ratifico tudo o que foi Jr. Menezes e pelo CarLN.

      []’s

    • #9581
      Jr. Menezes
      Participante

      maurelio,

      Perfeito achado amigo! Ainda não tinha me dado com essa página… Até tinha visitado, mas não tinha atentado para o detalhe da versão 2.5. Para os que chegaram a “desconfiar” do projeto, está na lista de correções algo que muitos reclamam, o fato do Sarg do Endian não mostrar os sites restritos nos relatórios de acesso:

      - 0001627: [Other Services] sarg does not handle dansguardian logs anymore (peter-endian) - assigned.

      E outras correções já foram feitas:

      - 0003396: [Other Scripts] After first installation the console shows None instead of netmask/cidr (andrea-endian) - resolved.
      - 0003087: [Proxy - HTTP] squid hard disk cache can't be zero (max-endian) - resolved.
      - 0003146: [Proxy HTTP] havp is always starting regardless of there's a rule which uses it - closed.
      - 0001796: [Security] SSL should use SHA1 instead of MD5 (peter-endian) - closed.

      []s

      Jr. Menezes

      Redes e Segurança de Sistemas

    • #9582
      thiagomespb
      Participante

      Amigos,

      Posso até me expressado mau, só que atualização de 1 ano para o linux é muito, não pq o projeto está bem pode deixar levar tempo.. Neste período várias vulnerabilidades de kernel saiu.. principalmente para um firewall isso é grave..

Visualizando 10 respostas da discussão
  • O tópico ‘Algum lançamento em breve?’ está fechado para novas respostas.