Alta disponibilidade com Endian

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2657
      terror2k2
      Participante

      Existe alguma forma de fazer alta disponibilidade com o Endian ?

      Abs


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #14107
      Eduardo Silva
      Participante

      Alta disponibilidade “a quente”, apenas com a versão paga do endian.

      Entretanto é possível montar algumas rotinas de sincronização para um “cold standby”. (ou apenas replicar as configurações manualmente com backup/restore)

      Dependendo do nível de conhecimento técnico até pode ser implementada uma rotina totalmente por baixo para criar um sistema automático, mas requer algum tempo de implementação.

    • #14108
      Khall
      Participante

      Aproveitando o tema…

      O que seria isso?

      Como ele funciona?

      Vlw

    • #14109
      ricardo.conserva
      Participante

      Caso queira poderá instalar utilizar virtualização para este processo, ESXI.

    • #14110
      terror2k2
      Participante

      Khall?

      O que é isso o que ? Alta disponibilidade? cold standby?

      cold standby – É um metodo de redundancia onde envolve 2 sistemas, um primário e outro secundário, onde você consegue ter uma alta disponibilidade do seu firewall, se um cair/falhar por qualquer motivo o outro assume em segundos.

      E se sua pergunta for como se aplicaria isso no endian?? Dificilmente algm que saiba iria nos responder essa pergunta. Acredito que só pagando consultoria.

      @ricardo.conversa

      como assim ?

      Vc quis dizer que no caso eu teria redundancia das virtuais no caso ? instalaria o endian virtualizado em duas maquinas e configuraria uma redundancia na virtualização ? mas e os ips?? existe a possibilidade de ser o mesmo ?

      Desculpe, sou leigo nesse assunto.

    • #14111
      Eduardo Silva
      Participante

      Realmente não me ocorreu a ideia de virtualizar…

      Pode-se por exemplo implementar um cluster Proxmox com alta disponibilidade configurada. Se o servidor que estiver rodando a máquina virtual do Endian cair, ele passa automaticamente e em alguns segundos para o próximo servidor disponível.

      Entretanto isso exige um certo investimento em termos de hardware.

      Uma maneira mais “barata” de resolver o problema, seria montando um cluster simples de virtualização e durante a noite, realizar um backup da vm onde está o endian, e restaurar o backup em modo pausado no segundo servidor.

      Em caso de problemas, basta para a vm ou desligar o primeiro servidor e iniciar a vm que foi copiada durante a noite no segundo servidor.

      []’s

    • #14112
      Khall
      Participante

      Opa vlw pelo esclarecimento.

      Sou da area de programação e estou me aventurando na area de redes fazem 2 meses, tem coisas que eu somente uma ideia do que seja, por isso saio perguntando td hr.

      Vlw

    • #14113
      ricardo.conserva
      Participante

      O ESXI é uma ferramenta perfeita para virtualização e funciona da forma que o amigo EDUARDO comentou, porem é uma solução free para alta disponibilidade vou dar um exemplo do meu cenário;

      Tenho dois servidores Dell e servidor NAS para que esta sendo utilizado de disco rígido para os servidores, com o esxi os servidores virtualizados linux e windows ficam independentes do hardware caso um dos dois venha a falhar automaticamente são redirecionados para o outro servidor e junto vao seus endereços de rede e configurações caso queirao poderão fazer mais testes e obter mais informações de como usar neste link http://blogdovicente.com/2011/09/08/como-instalar-o-vmware-esxi-5-0/

    • #14114
      Cledson Bianchini
      Participante

      Só para contribuir um pouco mais…

      Caso a idéia seja usar virtualização com alta disponibilidade sugiro o Hyper-V Server 2012, com ele você pode replicar sua VM com Endian para outro host automaticamente a cada 5 minutos. Se o host1 falhar é só levantar a VM do host2.. É claro que isso não dispensa um backup do Endian para ter mais segurança caso precise fazer um restore.

Visualizando 8 respostas da discussão
  • O tópico ‘Alta disponibilidade com Endian’ está fechado para novas respostas.