Arquivo de redefinição de senha

Home Comunidade Brasileira Endian Firewall Endian Firewall Dicas e Tutoriais Arquivo de redefinição de senha

Visualizando 28 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #1470
      Eduardo Jonck
      Participante

      Pessoal, eu editei o arquivo de redefinição de senhas dos usuários, se alguém se interessar eu coloco para vcs baixar.


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #9625
      Marco Aurélio
      Participante

      Olá Eduardo,

      Seria interessante deixar disponível para consulta e também para utilização por algum usuário.

      Acho muito legal este tipo de colaboração no grupo.

      []’s

    • #9626
      Tácio Andrade
      Participante

      Eduardo Jonck, esse arquivo de redefinição de senhas, seria para os usuários autenticarem no Squid é?

      Se for estou interessado sim, e interessado em saber como configurar isso. =]

    • #9627
      Eduardo Jonck
      Participante

      Isso mesmo, eu ja editei para funcinar certinho, só basta substituir o que está na instalação.Estarei compartilhando o arquivo ainda hoje, com o local de substituição.

    • #9628
      Eduardo Jonck
      Participante

      Segue o download do arquivo http://www.4shared.com/file/vQ9e3ozF/ERR_CACHE_ACCESS_DENIED.html

      Basta substituir o arquivo original que se encontra em /usr/share/squid/errors/en

      Apos substituir, editem o arquivo de acordo com os dados que mencionei la, como Nome do Administrador, Endereço de e-mail, Nome da Empresa que fornece o serviço de Firewall, no caso a de vcs, principalmente o IP do HOST, deve ser colocado o IP do servidor Endian.

      Qualquer duvida é so postar.

    • #9629
      Eduardo Jonck
      Participante

      Desculpa pessoal, o link de Download é esse http://www.4shared.com/file/oEcdvl4M/ERR_CACHE_ACCESS_DENIED.html

      É que fiz algumas mudanças na minha conta do 4shared, e acabou alterando o caminho.

    • #9630
      Tácio Andrade
      Participante

      Eduardo Jonck, muito obrigado mesmo, não sabia deste arquivo pois geralmente não faço acesso via ssh ao servidor, apenas via o gerenciador web, fazendo acesso ssh apenas ao servidor Debian que gerencio. =]

      Vou fazer o upload deste arquivo e aproveitar para traduzir para o português as páginas do Endian que estão em inglês. =)

      Abraço.

    • #9631
      Tácio Andrade
      Participante

      Galera, olhando a pasta /usr/share/squid/errors/ descobri que existem várias linguagens além do Inglês, Italiano e Alemão para logs do Squid.

      Alguem aqui sabe como fazer esta modificação sem ser pelo modo bruto (colando o conteúdo do pt_BR dentro de alguma das visíveis?)

      Edit: Depois de copiar do servido a pasta, vi que até mesmo os arquivos pt_BR estão em inglês, vou traduzir aqui e posto no tópico. =]

    • #9632
      Eduardo Jonck
      Participante

      Os erros que estão dentro da pasta pt_BR nos erros do Squid estão em Inglês, eu já consegui fazer aparecer a opção em português dentro da Interface WEB, agora o que ta faltando e paciência para traduzir, se alguém se dispõe de traduzir os arquivos dentro da pasta pt_BR, eu coloco o arquivo meu editado para download, qualquer duvida é só postar.

    • #9633
      Tácio Andrade
      Participante

      Já estou traduzindo, estou no 5 arquivo dos 26 existentes na pasta e assim que terminar eu posto aqui. =]

      PS: Depois se alguem se prontificar para fazer uma revisão e verificação de termos traduzidos (já que meu inglês não é lá grande coisa, agradeceria. =)

    • #9634
      Eduardo Jonck
      Participante

      Cara, joga no tradutor do Google e insere os caracteres especiais de HTML. senão as letras vão ficar toda estranha, isso acontece com oas letras que tem acento e outros caracteres, segue o link da tabela: http://www.lsi.usp.br/~help/html/iso.html

      depois postarei o arquivo editado para download.

    • #9635
      Tácio Andrade
      Participante

      Eduardo, não se preocupa com isso cara. Eu mesmo uso Linux e meus editores todos estão configurados para salvar em UTF-8. Caso a interface interna do Endian apareça com os acentos funcionando, então os arquivos que estou editando também estarão com acentos corretos.

      Sobre os arquivos, já traduzi até os de FTP. Vou postar aqui o que já fiz e se você puder me ajudar a traduzir o restante também agradeceria.

      http://www.4shared.com/file/LpJ_qoGv/pt_BR_Squid_Endian.html

      PS: Se possivel dê uma olhada no arquivo ERR_FORWARDING_DENIED e veja se não consegue uma tradução melhor que a minha. Não conseguir achar nada melhor. =/

    • #9636
      Eduardo Jonck
      Participante

      Beleza Tacio, estarei ajudando a conferir.

      A respeito das traduções vai ser muito bom ter um link de download para o pessoal que esta iniciando, se bem que eles também tinhão que sofrer um pouco rsrsrsrssr, to brincando, é para isso que serve os Fóruns da Internet.

      A respeito dos Erros do Squid eu já tenho os meus Templates praticamente prontos e configurados do meu jeito, mas assim que me sobrar um tempinho, estarei revisando todos o que vc já traduziu, só pra conferir mesmo.

    • #9637
      Tácio Andrade
      Participante

      Eu pensei em criar os meus customizados, no caso seriam apenas alguns poucos entre todos os existentes na pasta, pois não uso FTP e coisas do tipo. Porem estou fazendo isso, para que futuramente possamos oferecer a equipe do Endian para que possam estender para o português como um dos padrões no Endian. =]

    • #9638
      Eduardo Jonck
      Participante

      Show de bola, pensei a mesma coisa, também não utilizo todos aqueles serviços, por isso customizei do meu jeito, mas beleza Tacio é isso ai, eu estou agora sem muito tempo para te ajudar a traduzir, mas posta ai o que já fez que estarei conferindo, beleza!!!!!

    • #9639
      pedrohaa
      Participante

      O arquivo de definição de senha resolve o problema de autenticação? Quando está tudo configurado a autenticação com o AD ai as vezes ele dá problema e começa a pedir senha, resolve isso?

    • #9640
      Eduardo Jonck
      Participante

      Não resolve, pois esse arquivo redefine apenas senhas com autenticação local.

      Que navegador vc está usando nos clientes do AD?

    • #9641
      Tácio Andrade
      Participante

      Eduardo, então caso eu esteja autenticando em um servidor externo, como por exemplo pelo AD, LDAP ou Samba, este arquivo não irá redefinir a senha não é?

      Se for isso, vou desanimar um pouco. =/

    • #9642
      Eduardo Jonck
      Participante

      Exatamente, pois para redefinir senha de Usuário do AD, somente sera redefinido pelo AD, são coisas distintas.Mas porque desanimar, o que vc queria exatamente?

    • #9643
      Tácio Andrade
      Participante

      Esse desanimar é modo de falar. XD

      É que no meu caso, irei fazer controle de dominio com o Samba e cadastrar todos os funcionários da empresa nele. E já que terei todos cadastrados por lá, irei colocar a base de dados de autenticação do Squid a partir dele.

      O único problema que irei encontrar é que caso um funcionário queira modificar a senha, ele pelo visto irá ter que ir até o meu setor e pedir para que eu faça a modificação (ou estou errado)? Além do que isso dará margem para 2 senhas distintas para o mesmo usuário ou não?

      Pergunto isso, pois esta é a primeira vez que penso em trabalhar com servidor de autenticação por dominio.

    • #9644
      Eduardo Jonck
      Participante

      O Controlador de Domínio que vc vai usar é o Active Directory do Windows Server?

    • #9645
      Tácio Andrade
      Participante

      Não, irei usar o Samba (serviço de compartilhamento de arquivos do Linux) funcionando como um Controlador de domínio. Porem ele é compatível com o protocolo do Active Directory, porem sem todas as funcionalidades de customização que ele tem nas maquinas clientes (pelo menos até onde eu li).

    • #9646
      Eduardo Jonck
      Participante

      Cara, ai ja não sei, pois o que fiz até agora foi autenticar com Usuário local e pelo AD, agora pelo SAMBA, não tive a necessidade de fazer ainda, por isso não sei como funciona.

      O Endian já usa o SAMBA para se comunicar com o AD, tanto que quando crio os Grupos de Usuários no AD, tem que dar um restart no winbind, para os dois sincronizar.

    • #9647
      Tácio Andrade
      Participante

      Mais você sabe me dizer se quando o usuário muda a senha em um dos locais (AD ou do Squid) elas se sincronizam ou se tornam 2 senhas distintas?

      Pois seria meio complicado de se organizar isso, duas senhas diferentes para o mesmo usuário e se por acaso tivesse que fazer um load novamente dos usuários do AD (no meu caso samba), para carregar mais algum então as senhas mudariam novamente, seria uma complicação só.

    • #9648
      Eduardo Jonck
      Participante

      O Active Directory funciona da seguinte forma:

      Primeiro cria os Usuários e Grupos de Usuários no AD.

      No AD o Administrador vai deixar uma configuração para o Usuário alterar a senha no próximo logon.

      O Usuário redefinindo a senha, ja fica valendo para o Endian também. Não existe senhas diferentes para um mesmo usuário.

      O Administrador do AD ainda pode determinar quantos dias essa senha vai vencer, ai o usuário vai ter que cadastrar outra senha, e ja sincroniza com o Endian também.

      Com a redefinição da senha do SQUID, que é esse arquivo que postei, ela serve para quando for o primeiro a acesso do Usuário, pois vc cria uma senha qualquer como 123456, e pede para o usuário redefinir com a senha particular dele, ai essa particular que ja vai estar valendo.

      Isso é muito bom pois a senha do Usuário, nem o Administrador sabe, ai ajuda em caso de relatório de acessos.

      So uma pergunta, vc nunca usou a Ferramenta Active Directory do Windows Server?

    • #9649
      Tácio Andrade
      Participante

      Compreendo porem minha duvida é a seguinte: O usuário pega e modifica a senha pelo Squid, após ter configurado a senha do computador (pelo AD por exemplo) e caso ele pegue e modifique a senha para uma diferente da utilizada por ele mesmo no AD, ela será modificada na base de dados do AD também, ou em uma copia local no Endian. Minha duvida principal é esta.

      Sobre a ferramenta Active Directory do Windows Server, nunca usei pois não utilizo o Windows Server. Todas as soluções com as quais trabalho são baseadas em software livre/opensource, pois a maioria das empresas as quais presto consultoria não faz compra de licença de software e utilizar sistema pirata não é muito minha praia, além de ser um evangelizador do software livre. =)

    • #9650
      Eduardo Jonck
      Participante

      É que como vc não conhece a ferramenta Active Directory, fica meio difícil de explicar, mas vou tentar.

      Quando o Administrador faz o Firewall Endian autenticar através do AD, toda a parte de gerenciamento de Usuários e Grupos são feitos la dentro do AD, o que precisa fazer no Firewall é apenas reiniciar o winbind em caso de criar grupos ou deletar, criar os filtro de bloqueio, criar as politicas de acesso para esses grupos, e para por ai.

      Depois disso, a parte de redefinir senha, é tudo no AD, POR Exemplo:

      Existe uma diretiva dentro do AD, para a senha do usuário expirar a cada 30 dias, quando vence esses trinta dias, vem uma mensagem na tela para ele cadastrar a nova senha, a partir do momento que ele alterou a senha, ele alterou no AD, e não no SQUID,

      o firewall nem fica sabendo que a senha foi alterada, ele só fica sabendo quando foi alterado um grupo ou um Usuário, e outra, se for criar um usuário dentro de qualquer grupo no AD, não precisa nem mexer nas politicas de acesso, pois o firewall faz a politica em cima do grupo, independendo do que ta la dentro.

      Não sei se deu pra entender, ficou meio extenso o post, mas não tinha outra forma.

      Só uma pergunta, me adicionou no MSN?

    • #9651
      Tácio Andrade
      Participante

      Agora compreendi totalmente como funciona esta integração, obrigado mesmo pela dica.

      Sobre ter lhe adicionado, fiz isso sim. Porem não entrei ainda no msn por problemas pessoais. Porem a partir de segunda voltarei a entrar normalmente a tarde no horário que entro no serviço.

      E mais uma vez obrigado pela paciência em me explicar. =)

    • #9652
      Eduardo Jonck
      Participante

      Valeu garoto, pra isso serve o fórum.

      Estamos ai para compartilhar conhecimentos.

Visualizando 28 respostas da discussão
  • O tópico ‘Arquivo de redefinição de senha’ está fechado para novas respostas.