Assistente de Configuração de Rede

Home Comunidade Brasileira Endian Firewall Endian Firewall Endian Firewall – Suporte Assistente de Configuração de Rede

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #225
      jerfeson santos
      Participante

      Pessoal,

      Como tinha informado em outros tópicos tive um pequeno problema com meu firewall, no qual o dansguardian não startar. Resolvi instalar Endian 2.3 no VirtualBox e encontrei-me com algumas dúvidas. Hoje minha estrutura é composta por 40 estações com veloz de 2M com modem no modo brigde. Estou com seguinte dificuldade, após instalar o Endian 2.3.0 surgiu a tela de configuração da rede que é definida por:

      Ethernet Estatico

      Ethernet Dhcp

      PPPOE

      Adsl (Usb, PCI)

      ISDN

      Modem Analog/Umts

      Gateway

      Fique sem saber qual definir e prosseguir, pois ainda mantenho meu firewall Endian 2.2.0 ativo e queria levantar esse como teste para dar inicio a configuração dos serviços. Qual melhor opção seguir e como configurar o que vem em seguida. Estou no aguardo pelo ajuda. Abraços.


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #4359
      Albaney Baylão
      Participante

      Coloque como Ethernet Estático, colocando um IP temporário tanto do lado de dentro quanto do lado de fora. Faça toda a configuração e quando estiver pronto rode de novo o assistente de configuração de rede.

    • #4360
      jerfeson santos
      Participante

      Desculpa mas não compreendi, coloquei no modo Ethernet Estatico. Logo em seguida venho “Escolha das Zonas da Rede” defini como nenhuma >> Depois Preferências de Rede que tem Endereço IP: 192.168.0.15 do lado Mascara /24 – 255.255.255.0 abaixo incluir um endereço deixei em branco depois “interfaces” marquei eth0 “verde” e defini o hostname e pra dominio. Depois venho preferências de acesso à internet >> Endereço de Ip: ? >> Interfaces: ? e Gateway Padrão: ?

      obs: as interrogações são o que é preciso preencher

    • #4361
      Albaney Baylão
      Participante
    • #4362
      Albaney Baylão
      Participante

      Tela 1/8

      Escolha Ethernet Static

      Tela 2/8

      Escolha None (Se você for ter uma DMZ ou Rede separada para WiFi Blue vai ser diferente)

      Tela 3/8

      Endereço IP: Um endereço válido para sua rede interna. Com a netmask adequada.

      Marcar interface verde

      Colocar o nome que o endian vai ter (sem espaço e sem caracteres estranhos)

      Colocar o nome do dominio

      Tela 4/8

      Aqui você coloca o IP da sua área externa. Como você está colocando apenas para teste coloque qualquer coisa diferente da sua rede interna.

      Ex.:

      IP address: 172.16.201.2 network mask: /24

      Marque a Interface vermelha

      Default gateway: 172.16.201.254

      Tela 5/8

      DNS 1: O seu DNS Primário

      DNS 2: O seu DNS Secundário

      Tela 6/8

      Tudo vazio

      Tela 7/8

      OK

      Em resumo a mesma configuração que você já tem no seu endian original, como é para teste a única diferença é o IP, o nome do endian e os endereços do RED que devem ser diferentes do original durante o teste. Depois na hora de transformá-lo em seu firewall de verdade basta trocar para os mesmos valores do endian original.

    • #4363
      jerfeson santos
      Participante

      Parceiro fiz as seguintes configurações abaixo.

      Tela 1/8

      Escolha Ethernet Static

      Tela 2/8

      Escolha None (Se você for ter uma DMZ ou Rede separada para WiFi Blue vai ser diferente)

      Tela 3/8

      Endereço IP: 192.168.0.15

      Marquei a interface verde

      Hostname: fwempresa

      Dominio: empresa-ba

      Tela 4/8

      Endereço IP: 172.16.201.2 network mask: /24 – 255.255.255.0

      Marquei a Interface vermelha

      Gateway: 172.16.201.254

      Tela 5/8

      DNS 1: 192.168.0.15

      DNS 2: 172.16.201.254

      Tela 6/8

      Tudo vazio

      Tela 7/8

      OK – salvei as configurações

      A dúvida é a seguinte de que forma irei testar as configurações feita? os contentfilter e as conf de portas??? se o ip definido na interface vermelha é privada…Lembrando que estou usando velox e que estou num ambiente virtual.

    • #4364
      Albaney Baylão
      Participante

      Bem… Pra testar isto você vai precisar de uma conexão de verdade…. aí você tem que mudar as telas 1 e 4 de acordo com a conexão…

    • #4365
      jerfeson santos
      Participante

      Instalei em meu laptop e em casa tenho velox de 1M. Pra testar na internet qual a opção devo definir na tela 1 pra que busque o ip do modem que está em modo router. É necessário colocar em modo bridge pra testar? Aqui na empresa o modem está no modo brigde e o Endian 2.2 configurado na tela 1 como PPPOE fazendo a autenticação de usuário e senha automaticamente. Como ficaria a tela 2 na primeira condição que citei acima. Abraços e obrigado pela paciência.

    • #4366
      Albaney Baylão
      Participante

      Se o modem está em bridge, você usa PPPoE, se o modem está em router e tem DHCP ativo use Ethernet DHCP, e finalmente se o modem está em router e não tem DHCP use Ethernet Estático.

      A melhor opção, para o endian, é PPPoE pois senão você fica com NAT sobre NAT (o que até funciona, mas dobra os problemas que o NAT já tem.).

    • #4367
      jerfeson santos
      Participante

      Pronto broder na tela 1 coloquei DHCP. Configurei na estação Xp virtual Ip: 192.168.0.17 e no gateway: 192.168.0.15 e DNS: 192.168.1.1 (IP do Modem Router). Com essa configuração acessou a internet tranquilo do Windows XP, porém não consigo acessar mas o modo web do Endian pelo endereço https://192.168.0.15 pinguei pra ambos IPS e respondeu com sucesso! O que posso ter feito de errado??

    • #4368
      jerfeson santos
      Participante

      ???

    • #4369
      Dtheny
      Participante

      Olá bom dia,

      Estive verificando o site, mas ainda não encontrei solução, sou verde nesse assunto e gostaria de configurar o Endian.

      Vou te passar a minha situação.

      Eu já instalei o endian, agora gostaria de configura-lo, gostaria que os demais micros se conectasem direto por ele a internet, a internet que tenho é liberada por um proxy, então gostaria de configuarar esse proxy no Endian e disponibilizar o acesso dos demais micros a internet.

      desde já quero lhe agradecer pela atenção.

      Dtheny

Visualizando 11 respostas da discussão
  • O tópico ‘Assistente de Configuração de Rede’ está fechado para novas respostas.