atualizacao do endian 2.3 para o 2.4

Home Comunidade Brasileira Endian Firewall Endian Firewall Endian Firewall – Suporte atualizacao do endian 2.3 para o 2.4

Visualizando 31 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #328
      jonatas
      Participante

      pessoal to perdido aki agora

      como fasso pra atualizar o endian 2.3 sem começa do 0 pro 2.4

      existe algum modo de atualizar via comando ou alguma opção no endian q atualiza?


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #4803
      Eduardo Silva
      Participante

      Jonatas,

      Ainda não confirmei o procedimento de update, mas o padrão é cadastrar em http://www.endian.com/en/community/efw-updates/ e receber as informações de update via email.

      Se você atualizar o seu endian, volte aqui para contar como correu o processo.

      []’s

    • #4804
      Sergio Barolli
      Participante

      Eduardo, recebi essas informações no e-mail, vou ver se é valida para o 2.3 também

      1.Enable SSH access on your firewall

      2.Open your favorite SSH terminal and connect to the firewall (On Windows you may use putty)

      3.If your Endian Firewall Community is older than version 2.2 please run

      rpm -ivh http://updates.endian.org/upgrade.rpm

      4.Run the efw-upgrade script and follow the instructions (your email address is your username)

      efw-upgrade

      Se alguém testar antes avise-nos.

      Abraço

    • #4805
      Ricardo
      Participante

      Eu atualizei conforme o processo descrito acima pelo nosso amigo Barolli25. Ainda estou testando tudo pra ver se ta certo.

      Aparentemente deu tudo certo até agora..

      parece que o Sarg nao ta funcionando :S

    • #4806
      Albaney Baylão
      Participante

      Ricardo, verifique os seguintes itens que foram o que me deram problemas e/ou eu tenho visto nos fóruns como recorrentes:

      A) Gráfico de utilização da rede. No meu parou de mostrar os gráficos de utilização da rede.

      B) /var/log/messages. No meu caso está cheio de erros “fetchipac”.

      C) Kernel Panic após reboot. Isso não aconteceu com o meu mas é um item meio recorrente nos fóruns.

      D) Logrotate. Uma das minhas instalações não fazia logrotate por nada.

      E) Problemas com o IPsec. Eu não uso IPsec, mas é outro item recorrente, aparentemente relacionado com “B”.

    • #4807
      Ricardo
      Participante

      Albaney,

      A) Tudo OK

      B) Sem entradas para fetchipac no messages(executei ‘cat /var/log/messages |grep fetch’)

      C) Reboot sem problemas.

      D) como verifico?

      E) nao uso por enquanto.

    • #4808
      Albaney Baylão
      Participante

      D) espere um dia. Se aparecer no diretório /var/log arquivos com a extensão .gz é por que ele fez o logrotate.

      Agora, estou estranhando o A…. Você foi em Status -> Traffic Graphs e apareceu um gráfico? Este é o único problema que não importa como eu instale ele sempre se repete….

    • #4809
      Sergio Barolli
      Participante

      Bom dia galera

      O meu deu o seguinte erro aos 97% do segundo tempo.

      error: Failed to download packages:

      error: http://meuemail:community@updates.endian.org/stable/pool/efw-mailgraph-2.4.0-0.endian5.i586.rpm: Empty reply from server

      error: http://meuemail:community@updates.endian.org/stable/pool/efw-proxy-2.3.72-1.endian7.noarch.rpm: Empty reply from server

      error: http://meuemail:community@updates.endian.org/stable/pool/perl-Mail-SpamAssassin-3.2.5-1.endian14.i586.rpm: Empty reply from server

    • #4810
      Ricardo
      Participante
    • #4811
      Albaney Baylão
      Participante

      Bom dia, Ricardo

      Este é o gráfico de sistema (System Graphs). O que nunca aparece pra mim é a opção logo abaixo (Gráfico de Tráfego)

    • #4812
      Ricardo
      Participante

      mancada minha albaney, hahaha, descobri q pra mim tb nao aparece !

      atualizacao:

      verifiquei que o logrotate(como descrito acima pelo Albaney) está funcionando corretamente aqui tb.

    • #4813
      Albaney Baylão
      Participante

      O logrotate eu já descobri o que era e não tem nada a ver com o endian…. meu funcionário deu uma leve pisada na bola…

      Quanto ao fetchipac eu verifiquei que o problema ocorre se você fizer uma instalação do zero. Se você fizer um upgrade ele funciona.

    • #4814
      Ricardo
      Participante

      Verifiquei que ativando o HTTP antivirus (havp), nao mais causa o problema de Read Error.

    • #4815
      Sergio Barolli
      Participante

      Ricardo

      Esse problema que você cita é o famigerado 104 connection reset by peer?

    • #4816
      Ricardo
      Participante

      Sim Barolli, nessa versão nao tive nenhum erro desse tipo ativando o antivirus.

    • #4817
      Sergio Barolli
      Participante

      Fala galera, ainda não consegui instalar os últimos três pacotes da atualização do Endian, alguém tem alguma sugestão. Talvez instalando individualmente?

      Consegui entrar no site e baixar os três pacotes mas não consigo instalar, pelo ssh quando tento instala-los dá a mensagem “- transfer failed – Unknown or unexpected error

    • #4818
      Sergio Barolli
      Participante

      Como o meu Endian continuou dando erro, fiz a instalação do zero e restaurei as configurações pelo backup.

      Então Ricardo mas aqui continuou dando Read Error, pelo menos em um site da Natura, vou fazer testes em outros site e ver se o problema persiste.

    • #4819
      decio.souza
      Participante

      Pessoal,

      Realizei a atualização pelo SSH, e ate agora nao tive nenhum problema grave, apos a atualização ele pediu para rebootar, e pronto, o endian tava operando na versão 2.4 e sem erros.

      algumas coisas mudaram o modo de definir o conterfilter. e demora mais que costumava o aparece as regra do “access policy” de resto to utilizando ele normal.

      Appliance Community

      Versão 2.4.0

      Kernel 2.6.27.19-72.e22

      Tempo ligado 3d 3h 43m

      Data updated at 16:38:59

    • #4820
      jonatas
      Participante

      ola pessoal alguem pode me ajuda passo a passo como atualiza nao to consseguindo e na net nao acho tutorial videio aula sei la pra ajuda ;[[[

    • #4821
      Sergio Barolli
      Participante

      Então Jonatas, se cadastra no site como o Eduardo falou que eles vão te mandar o passo a passo que é o mesmo que eu postei anteriormente.

    • #4822
      jonatas
      Participante

      1.Enable SSH access on your firewall

      2.Open your favorite SSH terminal and connect to the firewall (On Windows you may use putty)

      3.If your Endian Firewall Community is older than version 2.2 please run

      rpm -ivh http://updates.endian.org/upgrade.rpm

      4.Run the efw-upgrade script and follow the instructions (your email address is your username)

      efw-upgrade

      entao nao entendi isso aki to viajando kra o.O

    • #4823
      Didio
      Participante

      Amigos… fui fazer a atualização do meu Endian… me registrei tudo certo, só que quando fui digitar meu email.. acabei digitando errado.. agora ficou salvo.. toda vez que rodo o efw-update ele tenta abrir com o e-mail errado, onde ou qual comando utilizo para editar o e-mail novamente??

      Abraço e Obrigado pela ajuda desde já!!

    • #4824
      Sergio Barolli
      Participante

      Faz o seguinte Didio, digita o comando:

      efw-upgrade -s

      Assim ele vai pedir seu e-mail novamente.

    • #4825
      Sergio Barolli
      Participante

      Caso alguém tenha dúvidas, postei em Português no endereço abaixo:

      http://endian.eth0.com.br/topic/atualizar-endian-para-a-versao-24

    • #4826
      Sergio Barolli
      Participante

      Jonatas, se você já se cadastrou, abra o SSH, caso você não tenha um programa de SSH, poderá baixar este aqui http://www.baixaki.com.br/download/ssh-secure-shell.htm, acesse o Endian e digite o comando efw-upgrade.

    • #4827
      Didio
      Participante

      Obrigado Barolli25!!

      Resolvido!

      Abraço

    • #4828
      jonatas
      Participante

      conssegui tambem upp.. ^^

      eu tava vendo essa questao de da erro no update pode ser a conexao da internet..

    • #4829
      pinguino
      Participante

      E a questão do “Network traffic graphs”? Continua não aparecendo nada, alguém tem alguma notícia?

    • #4830
      Brande
      Participante

      Galera, vi que vocês estão com o mesmo problema que o meu …

      Traffic Graphs – Depois do update do 2.3 para o 2.4 não aparece mais nada “No information available.”.

      Alguma luz?

      Abraços,

      Brande.

    • #4831
      nob
      Participante

      Para resolver o problema no “Traffic Graphs” é necessário atualizar dois pacotes: iptables e ipac-ng. Isso também deve resolver o problema do “fetchipag segfault” nos logs. Instruções no fórum oficial:

      http://efwsupport.com/index.php?topic=1904.msg5087

      Demorei pra achar esta solução.

      Espero que ajude os colegas.

    • #4832
      rribeio
      Participante

      Nob,

      Apenas coloquei libipt_standard.so que peguei no bus.endian na pasta /lib/iptables e o grafico voltou ok.

      Nao noto erro em /var/log/messages

      Att

    • #4833
      gasineo
      Participante

      Boa noite pessoal!

      Tentei atualizar o meu e apareceu a seguinte mensagem:

      error: Channel has no type

      /usr/local/bin/efw-upgrade: line 31: -y: command not found

      Loading cache…

      Updating cache… #################################################################### [100%]

      Updating cache… #################################################################### [100%]

      Channels have no new packages.

      Loading cache…

      Updating cache… #################################################################### [100%]

      Computing transaction…

      No interesting upgrades available.

      Já editei o script pra remover o “-y” na linha 31 e mesmo assim nada!

      Alguém que já conseguiu poderia me passar o script pra ver se tem alguma diferença com o meu?

      Uso a versão 2.3.

      Obrigado!

Visualizando 31 respostas da discussão
  • O tópico ‘atualizacao do endian 2.3 para o 2.4’ está fechado para novas respostas.