Balanceamento de Links Internet

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #1490
      Juferraz
      Participante

      Amigos,

      Alguém aqui sabe como fazer um balanceamento entre 2 links de internet no Endian?

      Exemplo…Navegação web pelo Link PRINCIPAL…FTP pelo SECUNDARIO….etc etc.

      Obs: hoje trabalho com Failover…se um cair, o outro assume! Funciona bem…

      Grato


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #9753
      Fabio_12
      Participante

      sim,

      vá em REDE – ROUTING – POLICY ROUTING

      É só criar as rotas com as portas e os links que irão sair pela net.

    • #9754
      Tácio Andrade
      Participante

      É uma pena que o Endian não faz balanceamento assim como o BrazilFW que faz o balanceamento de seguinte forma: os links funcionam na mesma faixa de ips, e o trafego é dividido entre todos os links de forma automática e não por protocolo ou por faixas de IPs diferentes. =/

    • #9755
      Jr. Menezes
      Participante

      Caros,

      O Endian FW não trabalha realmente com Load balance (Balanceamento de Carga), e sim com Failover. No fim das contas, os resultados são parecidos.

      E sim, o que o Juferraz necessita, o Endian faz com perfeição…

      >> Menu “Network”, opção “Routing”, e aba “Policy Routing”

      Caso não consiga configurar corretamente, estaremos aqui pra ajudar no que for possível.

      PS.: Tenho 03 links ADSL de 600kbps usando a função “Failover”, quando utilizo um acelerador de downloads por exemplo, consigo downloads de até 170kbps, ou seja, ao acontecer o “estouro” do primeiro link, o acelerador busca mais velocidade no segundo, e assim por diante.

      []s

      Jr. Menezes

      Redes e Segurança de Sistemas

    • #9756
      Odair Corassa Junior
      Participante

      Jr,

      o policy routing no Endian funciona mesmo quando utilizando proxy transparente ou não transparente?

      Ainda não consegui fazer rotas quando um host está navegando por proxy. Quando esse mesmo host navega somente por NAT funciona tranquilo

      att

      jr

    • #9757
      Jr. Menezes
      Participante

      Odair Jr,

      Sim, funciona perfeitamente com proxy ou sem proxy. o Endian apenas direciona o tráfego da porta setada para o link desejado.

      Acabei de realizar testes aqui:

      2011-12-05 11:03:47
      POLICYROUTING::3 TCP (br0) 172.17.4.2:4425 -> 69.31.38.226:80

      Estou direcionando o tráfego da rede 172.17.4.X/YY para meu link 03. Uso proxy transparente!

      []s

      Jr. Menezes

      Redes e Segurança de Sistemas

    • #9758
      Odair Corassa Junior
      Participante

      Boa noite Jr Menezes…

      eu não tenho cenário de proxy transparente nos clientes. Acho então que o Endian não realiza essa função com o proxy autenticado.. Tentei criar de diversas maneiras as regras de routing e o endian sempre faz a conexão sair pelo link principal

      att

    • #9759
      Lucio Alves Toledo
      Participante

      Hoje tentei fazer o mesmo que o Juferraz e não consegui!

      Meu Link principal é da EMBRATEL com IP fixo,e de backup da Velox com ip dinâmico.

      Gostaria que um serviço saísse pelo Velox, fui em REDE/Routing/Policy Routing e configurei o IP da máquina que possui esse serviço suas respectivas portas para sair com o link do Velox, mandei aplicar… entretanto ele continua saindo pelo link da EMBRATEL!

      Possuo o Endian 2.4.1 com Proxy transparente.

    • #9760
      thiagomespb
      Participante

      Jr. Menezes

      Discordo de você. Os resultados não são parecidos entre Load balance (Balanceamento de Carga) e Failover.

      Load Balance, por exemplo é capaz de redirecionar se o link está com consumo grande, ele passa as futuras requisições para o segundo link, se usuário tiver baixando um grande arquivo na porta 80 (link 1) e este estiver consumido X de Banda, outro usuário pode usar a mesma porta 80 via (link 2). Coisa que Policy Routing não é capaz de fazer.

    • #9761
      Everton Fava
      Participante

      Aqui também o SNAT não funciona de jeito nenhum, antes eu tinha a versão 2.4.1 e agora a 2.5.1 o problema que ocorre é o mesmo:

      o SNAT não funciona e a saída é sempre pelo uplink principal, eu utilizo proxy transparente;

      Fiz alguns testes e constatei que a causa deste problema é o proxy, caso eu coloque o ip no bypass o SNAT funciona perfeitamente.

      Eu achava que poderia se o fato do proxy ser transparente, mas vi relatos aqui de quem tem “não transparente” e também não faz.

      Alguém tem uma solução pra isto??

    • #9762
      eduardomoecke
      Participante

      Bom dia a todos.

      Estive pesquisando e esse topico é o que chega mais proximo da minha duvida.. Será que posso perguntar aqui?

      O sistema gerencial da nossa empresa funciona em nuvem… e tenho 2 links, um Oi e outro dedicado Copel.

      O que eu gostaria de fazer é deixar toda a navegação e e-mails no link Oi, e apenas o acesso ao sistema no link Copel. O acesso ao sistema é feito por um executavel colocado na estacao, mais já vi que ele aponta para um endereço “xxxxxx.totvs.com.br”.

      Como faço essa regra?

    • #9763
      usr
      Participante

      Pessoal,

      meu cenário é o seguinte, tenho um servidor endian 2.4.1 com 2 links, 1 Oi Velox de 600Kbps e outro link de um provedor local de 300Kbps.

      Gostaria de desviar ou direcionar todos os uploads par o link de Backup o de 300Kbps ou apenas uma máquina da Rede efetuar os uploads por esse link, seria possível?

      Uso proxy transparente e failover com esse link.

Visualizando 11 respostas da discussão
  • O tópico ‘Balanceamento de Links Internet’ está fechado para novas respostas.