Balanceamento entre 2 link com proxy transparente ativo como fazer?

Home Comunidade Brasileira Endian Firewall Endian Firewall Endian Firewall – Suporte Balanceamento entre 2 link com proxy transparente ativo como fazer?

  • Este tópico contém 6 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos atrás por Thiago.
Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2160
      irmazine
      Participante

      Boa tarde Gostaria de saber como que faço para fazer o balanceamento de 2 link de internet e usar o proxy ativo?

      hoje quando ativo o proxy ele automaticamente assume o link principal como único e deixa o outro link simplesmente parado sem utilidade e não e assim que gostaria. Gostaria que ele ficasse com os dois link ativos e funcionando e eu determinasse quais ips saíssem por cada um deles.

      estou usando a versão 2.5 endian


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #12598
      Shogun
      Participante

      Amigo irmazine, primeiro você vai em REDE e do lado esquerdo INTERFACES, dai você cria a nova conexão com o seu segundo link, em seguida logo acima de INTERFACES vai ter a aba ROTEAMENTO onde haverão duas abas do lado direito ROTEAMENTO ESTÁTICO e POLÍTICA DE ROTEAMENTO.

      No ROTEAMENTO ESTÁTICO você vai permitir que uma rede específica se associe a uma rede de destino pelo gateway ou por um segundo link.

      Em POLÍTICA DE ROTEAMENTO você vai associar um IP, MAC, VPN ou ZONA de origem a um IP,MAC, VPN ou ZONA de destino, escolhendo também por qual porta vai sair.

      Nas duas opções você pode escolher qual rede ou ip vai usar qual link você determinar.

      Qual o tipo de proxy você usa?

      No proxy eu não tenho absoluta certeza, mas acredito que caso seja o não transparente você pode colocar o ip e a porta do servidor de proxy no navegador que ele mesmo você usando um ip que esteja roteador pelo link 2 ele vai passar pelo proxy normalmente.

      Agora se você usa o transparente eu te do menos certeza ainda porque eu não uso ele, mas você pode fazer uns testes e ver no que dá.

      Espero ter ajudado!

      Qualquer duvida volta a postar, valeu.

    • #12599
      irmazine
      Participante

      Caro Shogun, voce tem razao, a configuração que indicou acima ja estava feita, entretanto com o Proxy TRANSPARENTE ativado o balanceamento de carga para de funcionar. O endian direciona todas as conexão para o link principal.

      Estava pensando em implantar o Endian em um cliente mas no cenario tambem é esse e por isso nao vou conseguir usa-lo, o que é uma pena pois ao iniciar os estudos fiquei muito animado com a ferramenta, hoje em dia ja nao estou tanto. Talvez esteja fazendo algo errado, mas sem o devido suporte ficamos na dependencia de fazer os testes de tentativa a acerto e isso infelizmente em ambiente de produção da muito problema.

      abs

    • #12600
      thiagomespb
      Participante

      o endian NÃO faz balanceamento, somente failorver, se quiser existe outras UTM que faz balanceamento.

    • #12601
      irmazine
      Participante

      thiagomespb, quando desativo o proxy transparente consigo balancear as cargas entre os links tranquilamente, o problema é quando habilito, pois o Endian direciona todo mundo para a conexao principal.

    • #12602
      thiagomespb
      Participante

      amigo,

      me diz como vc fez esse balanceamento no endian, pq até agora isso é inédito na versão community

    • #12603
      Thiago
      Participante

      Boa tarde.

      Estou com o mesmo problema na versão 2.5.1, quando habilito balanceamento manual por politica de roteamento, não funciona.

      Tenho proxy nao-transparente na verde e transparente na azul.

      Se alguém puder ajudar agradeço.

      Abs.

Visualizando 6 respostas da discussão
  • O tópico ‘Balanceamento entre 2 link com proxy transparente ativo como fazer?’ está fechado para novas respostas.