Bloqueando Liberando Messenger autenticação via proxy integrado ao AD

Home Comunidade Brasileira Endian Firewall Endian Firewall Dicas e Tutoriais Bloqueando Liberando Messenger autenticação via proxy integrado ao AD

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #1101
      ronaldodavi
      Participante

      De fato o comunicador msn messenger da microsoft dominou o mercado e hoje e a principal ferramenta de comunicação, varias empresas devido aos seus Gestores optam por bloquear o uso do mensageiro dentro de suas empresas contudo existem momentos que existe a necessidade de um determinado usuário ter acesso liberado a este programa.

      Hoje tive a necessidade de rastrear os pacotes de um determinado programa em uma das empresas que atuo aproveitando que já estava na tarefa resolvi procurar uma forma de descobrir como liberar ou bloquear o uso do msn messenger ou outro que use a rede microsoft autenticando pelo proxy squid, usando o programa wireshark monitorei os pacotes msnms ate conseguir as informações necessárias para realizar o bloqueio ou liberação com as ferramentas que a empresa tem disponíveis então vamos lá ao que interessa.

      Usamos o Endian Community como sistema firewall/proxy por ser robusto e passível de modificações e correções de bugs, o mesmo recurso e possível ser usado com pfsense e outros.

      O procedimento nao e tão complicado na verdade para quem sabe usar as ferramentas e bem simples ele e um conjunto de liberações ou bloqueio no firewall e no proxy.

      Liberação ou bloqueio no Firewall

      Porta: 1863

      Para que o programa possa se conectar a rede microsoft e necessária criar uma regra no firewall liberando a porta caso contrario e bloqueio.

      No endian, deve ser na aba Firewall > Outgoing Trafic > Agregar nova regra do firewall

      Origem: Verde

      Destino: Vermelha

      Protocolo TCP: 1863

      No braço

      Libera: iptables -A INPUT -p tcp –destination-port 1863 -j ACCEPT

      Bloqueia: iptables -A INPUT -p tcp –destination-port 1863 -j DROP

      Agora e necessario adcionar uma regra no proxy a permitir ou bloquear a rede do MSN MEssenger

      No endian, deve ser na aba Proxy > Acess Policy

      Adcionar numa regra as seguintes informações:

      .live.com

      .hotmail.com

      .hotmail.com.br

      .msn.com

      .phx.gbl

      65.55.64.254

      65.54.48.176

      65.54.50.183

      65.55.71.98

      65.54.52.254

      Supondo que o firewall esta ligado ao Active Directory mais conhecido AD se cria um grupo chamado MSN no Endian liga-se a regra no AcessPolice ao Grupo na opção de autenticação baseado em grupo procurase pelo Grupo MSN criado anteriormente no AD, feito esse procedimento qualquer usuario do AD que esteja no grupo MSN ira logar utilizando as regras que foram adcionadas no proxy e seu funcionamento acontecerá mesmo usando o proxy no browser ou deixando o proxy transparente.

      se você nao tem um AD pode criar a regra por mac ou IP que ira funcionar normalmente.

      esta dica nao monitora conversas nem permitir envio de mensagens de aviso au usuario se conectar no programa apenas a dica e apenas com o intuito de liberar quem pode ou não usar o MSN messenger dentro da empresa autenticando pelo proxy

      eu ja avia criado este post em meu blog pessoal mas como vi que aqui seria util fiz uma copia aqui.


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #8275
      Jhowslack
      Participante

      Boa tarde Ronaldo,

      Muito bom seu post, mas estou enfrentando um problema semelhante.. tenho 3 grupos de acesso a internet configurados no meu AD. Crei um filtro de conteúdo para cada grupo e depois criei uma regra para cada grupo vinculando o filtro de acordo com que os grupos podem acessar. Os grupos são Liberado – Moderado e Restrito. Meu problema é com o Restrito. No filtro de conteúdo do Restrito é tudo bloqueado e só pode acessar os site que estão na lista branca, portanto, não podem acessar hotmail, msn e etc. Só que existe as exceções dentro desse grupo que podem usar o Messenger. Ai eu liberei a porta 1863 no firewall, as postas 80 e 443 também estão liberadas pra Green. Criei um filtro de conteúdo liberando todos os sites da Microsoft que o messenger usa e depois criei um grupo MSN no AD vinculando os usuários do grupo restrito que podem acessar a internet e em seguida crei uma regra e deixando-a na primeira posição, vinculando o grupo do AD MSN ao filtro de conteúdo msn. Mas mesmo assim não consigo fazer com que o usuário acesse o messenger. Até o teste de problemas de conexão do próprio messenger ele informa que há problemas com as portas principais e não conecta. Loguei na máquina com outro usuário do grupo moderado ou liberado e ai conecta no messenger normalmente. A impressão que dá que o messenger não olha a regra que criei liberando o messenger e sim a regra do grupo restrito onde não contem os site do messenger liberado.

      Tem alguma outra forma de fazer esse processo funcionar? Você pode me ajudar?

    • #8276
      Carlito
      Participante

      Gostei.

    • #8277
      gledsonssantos
      Participante

      Ola, comigo estas regras não estão funcionando, Preciso muito de ajuda.

      Log:

      Web prox.. 2012-12-17 12:43:49 1567 192.168.0.20 TCP_MISS/000 26612 CONNECT login.live.com:443 zuza FIRST_UP_PARENT/content2

Visualizando 3 respostas da discussão
  • O tópico ‘Bloqueando Liberando Messenger autenticação via proxy integrado ao AD’ está fechado para novas respostas.