Bugs do Endian 2.5

Marcado: , , ,

Visualizando 47 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #1547
      Eduardo Jonck
      Participante

      Pessoal, a nova versão acabou de sair mas ja está com alguns ajustes pendentes.

      Ja encontrei 4 deles sendo :

      Problemas com a editar/deletar QoS

      A nova opção de desativar/ativar Serviços no Painel de controle, que se desativar não ativa mais;

      Limpar cache do Squid, fica na tela Aplicando as configurações de Proxy> Por Favor Aguarde… e não sai dai.

      Quando é criado o primeiro filtro de conteúdo no dansguardian, o filtro de antivírus é deletado, fazendo com que a navegação não seja possível.

      Então vamos ver se logo vem as correções, para isso é preciso postar os problemas.

      Valeu, abraços!!!


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #9965
      Eduardo Jonck
      Participante

      Up

      Encontrei mais um, relacionado ao envio de eventos por email, pois é bem parecido com o QoS,

      não da pra ativar/desativar os eventos que vc quer mandar por email.

      O interessante é que com o Firefox funciona tanto o Q0S como a Notificação por Eventos.

      Estou relatando só pra ver se alguém que tem acesso a o Fórum de bugs do Endian, poder postar os erros que tem na nova versão.

      Se alguém encontrou mais algum posta.

    • #9966
      Eduardo Jonck
      Participante

      Encontrei mais um, relacionado a Edição da Prevenção de Intrusos, é o mesmo problema com o QoS, e a opção de ativar e desativar a notificação por e-mail, creio que uma unica correção concerte os três problemas, pois todos são iguais.

      Vão postando ai, eu vi esses por enquanto, no mais ta show de bola, muito mais rápido para aplicar as configurações.

    • #9967
      src
      Participante

      Pessoal,

      Problemas que encontrei:

      -na instalação não ejeta o CD-ROM

      -Após configurar a RED como pppoe ele conecta mais não cria a rota default, daí nada de internet.

    • #9968
      Eduardo Jonck
      Participante

      Ai como vc adicionou a rota, poderia postar pra gente?

    • #9969
      src
      Participante

      Eduardo,

      adicionar a rota é o mesmo processo usado em um linux comum:

      route add -net default gw …….

      O problema é que isso é uma falha grave que nem no 2.4.1 acontecia. Como pode. Eles não testam isso não?

    • #9970
      src
      Participante

      Pessoal,

      Queria saber a opinião de vocês sobre o EFW 2.5. Até agora eu não acho vantagem usar ele não.

    • #9971
      Eduardo Jonck
      Participante

      Verdade src, eu acabei de implantar em um cliente essa versão vamos ver no que vai dar, espero que não tenha que voltar para a versão antiga.

    • #9972
      cleibson
      Participante

      Cara, essa versão parece que é só canceira.

      Na instalação dá um erro. Mas termina a instalação de boa.

      Depois se você configurar com uma placa de rede só, sendo a rede Vermelha o Gateway, você nem consegue acessar a interface de administração mais.

    • #9973

      Estamos utilizando na empresa normalmente.. Fizemos a instalação voltamos o backup da versão 2.4.1 e tudo está funcionando como antes. Nada de erros ou bugs

      att

    • #9974
      Tácio Andrade
      Participante

      Realmente essas falhas são meio chatas mesmo. Eu instalei aqui em uma VM hoje para testes, as únicas coisas que gostei realmente foram o tempo de boot muito mais rápido mesmo e a tradução para o português que agora está bem melhor.

      Agora não sabia desses bugs, pelo visto vou espera um pouco mais para reemplantar o firewall que iria substituir o 2.3 e ver se vale mais a pena instalar o 2.5 ou o 2.41.

    • #9975
      Eduardo Jonck
      Participante

      Hoje finalizei a implantação da versão 2.5, a principio está tudo certo, so tem mesmo alguns bugs que logo estarão resolvidos,(os citados acima) pelo menos eu espero.

      Ha, encontrei mais um, a respeito do SARG, quando é instalado o Sistema da primeira ves, parece que o SARG ja esta ativado, mas não esta, ai tem que desativar e ativar novamente para ele criar o sarg.conf.

    • #9976
      Tácio Andrade
      Participante

      Mais um, agora seria bom relatar isso ao sistema de bugs do Endian.

      Agora sobre as boas mudanças, achei uma que gostei bastante, agora na área de filtro de conteúdos eles colocaram uma opção para que ele atualize automaticamente a blacklist. Achei bem interessante essa opção, pois facilita o trabalho no gerenciamento de vários servidores.

      EDIT: Achei o site de Bugs do Endian.

      http://sourceforge.net/tracker/?group_id=132104&atid=725139

      É o bugtrack do Sourceforge, porem não tem nenhum ainda do Endian 2.5. =/

    • #9977
      Eduardo Jonck
      Participante

      Tacio, a respeito da blacklist eu prefiro baixar a blacklist completa do dansguardian e adicionar no mesmo, pois a atualização adicionada na 2.5 não é completa.

      As atualizações da nova versão parece que vai sair no final desse mês, e a respeito de adicionar no site de bugs o problema é o bendito inglês, que eu particularmente não estou dominando ainda, se alguém tiver paciência de postar la e que domine o inglês o fórum agradece.

    • #9978

      Gente, boa tarde

      Alguém poderia me ajudar e tirar aquela tela do “GRUB loading stage2” logo quando inicia a máquina??

      Obrigado

    • #9979
      Tácio Andrade
      Participante

      Bruno, como assim? Explique melhor. Você deseja que esta tela passe mais rápido é isso?

      Se for esse o caso:

      1 – Vá na Interface web do Endian e ative o acesso via SSH

      2 – Abra o putty ou qualquer outro cliente SSH

      3 – Digite o IP do seu servidor Endian e conecte com o usuário root e a senha que você deu ao instalar o Endian

      4 – Abra o arquivo /boot/grub/grub.cfg

      5 – Troque a seguinte linha:

      set timeout=10

      Por:

      set timeout=1

      6 – Salve o arquivo e seja feliz.

    • #9980
      Eduardo Jonck
      Participante

      Tacio , no Endian 2.5 é grub.conf e la ta timeout 2 , não sei se é isso.

    • #9981
      Brunos
      Participante

      Alguém poderia me ajudar a acessar o SARG no 2.5? Quando tento acessar aparece essa tela de erro >>> http://www.uploadeimagem.net/upload/6be8cb2b.jpg

      Ja instalei o Sarg 2 vezes, mais nada.

      Ja deixei 2 dias coletando informacoes para gerar os relatorios tbm.

      Eu desativei e ativei como descrito pelo Eduardo Jonck

      “Hoje finalizei a implantação da versão 2.5, a principio está tudo certo, so tem mesmo alguns bugs que logo estarão resolvidos,(os citados acima) pelo menos eu espero.

      Ha, encontrei mais um, a respeito do SARG, quando é instalado o Sistema da primeira ves, parece que o SARG ja esta ativado, mas não esta, ai tem que desativar e ativar novamente para ele criar o sarg.conf. “

    • #9982

      Gente, boa tarde

      Alguém poderia me ajudar e tirar aquela tela do “GRUB loading stage2” logo quando inicia a máquina??

      Quando eu LIGO a máquina, após ter instalado o ENDIAN 2.5:

      Aparece uma tela preta escrito :

      GRUB

      loadinhs stage2

      Press any key to continue

      Mas se você demora muito ele aparece mais uma vez “Press any key to continue” e trava!

      Daí eu tenho que reiniciar novamente e pressionar alguma tecla antes da segunda mensagem de “Press any key to continue” aparecer.

      Eu gostaria de quando reiniciar o Endian ele entrasse normalmente sem interrupções ou dependências de usuário (por exemplo de ter que apertar uma tecla)

      Obrigado

    • #9983
      Eduardo Jonck
      Participante

      Cara, vai em /etc/sarg e ve se existe o sarg.conf la, se não tiver vc tera que pegar o .conf da versão 2.4.1, pois foi o que fiz para fazer rodar.

      Faz um teste, da um sarg -z pelo putty e ve se ele gera o relatório, se der erro é sinal que o sarg.conf não existe, foi assim que descobri o problema, adicionando o .conf da versão 2.4.1, assim ele vai começar a gerar os logs agendados.

      Qualquer coisa estamos ai, valeu!!!!!

    • #9984
      Eduardo Jonck
      Participante

      Bruno, isso deve ser algum problema de configuração da BIOS, pois nas instalações que fiz não deu esse tipo de problema nenhuma vez, da uma olhada certinho ai, ve se a gravação do seu CD esta legal sei la, mas isso não é erro do Endian.

      Abraço!!!

    • #9985
      Brunos
      Participante

      Eduardo,

      Fiz o procedimento que voce pediu que foi pega o .conf do 2.4.1 e colocar mais continua dando a tela! Veja >>>> http://www.uploadeimagem.net/upload/e1d4c280.jpg

    • #9986
      Eduardo Jonck
      Participante

      Cara mas vc não esta entendendo, aguarda agora para o sarg gerar os relatórios automaticamente, e para ver o relatório gerado pelo comando sarg -z é https://IPHOST/sarg/ONE-SHOT/daily.html

      Repetindo, esse caminho é para quando vc da o comando sarg -z no putty.

      Os relatórios gerados por agendamento são gerados as 1:25 da manha, vc pode trocar esse horário também, e visualizar logo depois no caminho Logs—>Proxy—>HTTP report.

      Abraço!!!!

    • #9987
      thiagomespb
      Participante

      Eu não uso a tradução (português) prefiro na linguagem padrão, troque a linguagem para inglês.. e veja se erro aparece.

    • #9988
      Tácio Andrade
      Participante

      Eduardo, me tira uma duvida aqui cara, você falou que o sarg está com um bug que tem que reiniciar ele para criar o sarg.conf né?

      Como é que reinicio ele? No /etc/init.d não tem nenhum arquivo de inicialização do sarg, você pode me explicar como deve ser feito?

      Abração.

    • #9989
      Eduardo Jonck
      Participante

      Tacio, para ativar e desativar o SARG, tem uma opção la nos Logs, HTTP Reports, ativa e desativa uma caixinha.

      Mas o correto é pegar o sarg.conf da versão 2.4.1 e colocar dentro da pasta sarg do endian, ai vai funcionar certinho, pois percebi que não tem o sarg.conf, apenas o .conf.tmpl, ai os relatórios não são gerados.

      Eu percebi isso pelo fato de dar um sarg -z via ssh e o script não rodar.

      Parece que ele está em falta, ai resolvi dessa forma, e esta tudo certinho na empresa que instalei.

      Qualquer duvida posta ai, valeu!!!!

    • #9990
      Tácio Andrade
      Participante

      Só para confirmar, eu pego e vou em Proxy >> Configurações >> Definições de log e habilito o “Proxy HTTP log”, estou correto né? (no meu caso alem deste habilitei os demais itens, na verdade eles já estavam habilitados, pois pensei que eram os usados para o log live).

      Depois é só pegar o sarg.conf do Endian 2.41 e colocar na pasta via ssh mesmo né?

      No meu caso, depois de fazer isso e rodar o sarg -z pelo ssh gerou o arquivo, porem acessei os seguintes links:

      https://192.168.2.1:10443/sarg/ – A página solicitada não existe.

      https://192.168.2.1/sarg/ – Carrega infinitamente e não mostra página.

      http://192.168.2.1/sarg/ – Dá erro 404 – The requested URL /sarg/ was not found on this server.

      E nenhum deles mostra a página do sarg.

      Obrigado ai novamente pela ajuda. =)

    • #9991
      Eduardo Jonck
      Participante

      Para acessar agora os relatórios basta esperar o agendamento das 1:25 da madrugada, esse horário pode ser mudado.

      Isso sera acessado la por onde vc ativou o HTTP Reports.

      E para ver o relatório gerado pelo comando sarg -z vc vai em https://192.168.2.1:10443/sarg/ONE-SHOT/daily/index.html

      Se vc Acessar o Endian via SSH com o Winscp, vai ver o caminho gerado pelo sarg -z

      fica em /var/www/sarg/ONE-SHOT/daily/index.html

      No agendamento, os relatórios ficam em /var/www/sarg/daily/index.html

      Valeu, abraço!!!!

    • #9992
      Tácio Andrade
      Participante

      Eduardo, não funcionou cara. =/

      Não chegou a criar nada no arquivo .daily e quando rodei o sarg -z

      root@firewall:~ # sarg -z

      SARG: TAG: charset UTF-8

      SARG: TAG: language en

      SARG: TAG: access_log /var/log/squid/access.log

      SARG: TAG: graphs no

      SARG: TAG: title “Endian Firewall HTTP Proxy Access Reports”

      SARG: TAG: output_dir /var/www/sarg/ONE-SHOT

      SARG: TAG: resolve_ip yes

      SARG: TAG: lastlog 12

      SARG: TAG: index yes

      SARG: TAG: overwrite_report yes

      SARG: TAG: mail_utility mail

      SARG: TAG: long_url no

      SARG: TAG: privacy no

      SARG: TAG: dansguardian_conf none

      SARG: TAG: show_sarg_info no

      SARG: TAG: show_sarg_logo no

      SARG: TAG: external_css_file /var/www/sarg/sarg.css

      SARG: TAG: realtime_refresh_time 5

      SARG: TAG: realtime_access_log_lines 500

      SARG: TAG: realtime_types GET,PUT,CONNECT

      SARG: TAG: realtime_unauthenticated_records: show

      SARG: TAG: exclude_users /etc/sarg/exclude_users

      SARG: (util) tbuf=2012Jan1934, reading: 0.00%

      SARG: (util) period=2012Jan19-

      SARG: Records in file: 255934, reading: 100.00%

      SARG: (util) data=01/20/2012

      SARG: (util) tbuf=2012Jan20

      SARG: (util) period=2012Jan19-2012Jan20

      SARG: (util) dirname=/var/www/sarg/ONE-SHOT/2012Jan19-2012Jan20

      SARG: (util) wdir=/var/www/sarg/ONE-SHOT/2012Jan19-2012Jan20

      SARG: (css) Cannot open file: /var/www/sarg/sarg.css

      Deve ter algo errado, mais não sei por onde começar. =/

      O arquivo /var/log/squid/access.log tem conteúdo, pois consegui ver isso, porem não sei porque não está sendo gerado o relatório do sarg.

    • #9993
      Tácio Andrade
      Participante

      Descobri. =)

      O problema é que além desse bug que você tinha relatado, ele tem outro, não tem o arquivo /var/www/sarg/sarg.css, então ele não gera o relatório, por falta da folha de estilos. =)

      Criei uma vazia e funcionou. hehehe

    • #9994
      Eduardo Jonck
      Participante

      Cara, eu não fiz nada de diferente alem de adicionar o sarg.conf dentro do diretório sarg.

      Veja o meu funcionado http://www.4shared.com/photo/LfItw6Lv/sarg.html

      Aqui esta o painel de acesso do SARG http://www.4shared.com/photo/0-VIMPPj/acesso.html

      Outra coisa, o sarg.css fica em outro lugar na versão 2.5 /usr/share/sarg/sarg.css

    • #9995
      Tácio Andrade
      Participante

      Eduardo, valeu pela dica, vou copiar ele para manter o css correto, pois o meu está sem a folha de estilos, mais funcionando.

      Outra coisa, descobri um outro Bug, esse é bem importante.

      Quando adicionamos uma nova regra no firewall de saida, mesmo quando clicamos em aplicar ele não funciona. Para que funcione corretamente tive que reiniciar o Endian. =/

    • #9996
      Eduardo Jonck
      Participante

      Estranho, para mim não aconteceu isso, na primeira regra que criei ja funcionou normal.

    • #9997
      Tácio Andrade
      Participante

      Pois é, bem estranho. No meu caso eu crie a regra de bloqueio do Facebook e do Twitter por bloqueio de IP, mais a regra não estava funcionando, atualizei ela várias vezes, o Endian avisava que estava reconfigurado, mais o site continuava a abrir e isto em mais de um computador distinto. Resetei o Endian e as regras foram atualizadas.

      Depois por desencargo de conciência fiz outra regra de bloqueio, para o ip do meu servidor onde tenho 2 sites instalados e a mesma coisa, a regra não funcionou, mesmo o Proxy não tendo nenhum cache do site nele. =/

    • #9998

      Preciso de ajuda pessoal, instalei o 2.5, a RED em PPOE e a verde 192.168.0.1, a internet esta UP, mas não roteia para a rede interna. Observei que já comentaram deste bug aqui no fórum. Como eu faço para fazer esse roteamento no Endian Firewall?

    • #9999
      off_porto
      Participante

      Fiz alguns testes com esta nova versão e confirmo vários bugs registados nas mensagens anteriores a esta.

      Uma implementação que não funciona é a de servidor OpenVPN apenas com uma carta de rede definida como gateway. Funciona na perfeição nas versões 2.4.x, mas na 2.5 o acesso à consola web fica vedada. Apenas consegui desligando a fw através da linha de comando, mas deste modo não tem qualquer interesse…

      Nesta nova versão é OBRIGATÓRIO o uso de mais de que um acesso de rede ;-(

    • #10000
      thiagomespb
      Participante

      Nunca vi uma versão tão bugada como essa.. a falta de comprometimento foi grande..

    • #10001
      Tácio Andrade
      Participante

      Celso Pimentel Gomes, crie um perfil em filtro de conteúdo com apenas antivirus e depois um outro filtro real (com o contentfilter1 por exemplo) para todo mundo que volta a funciona. =)

      Tive este mesmo problema que você também.

    • #10002

      Obrigado pela dica Tacio Andrade, mas com tantos relatos de bugs, acho que será melhor eu ficar, por enquanto, com a 2.4 mesmo.

    • #10003
      sergios
      Participante

      É bem verdade que não fiz testes massivos com esta nova versão, mas até agora não encontrei bugs. Na verdade somente na primeira instalação deu um bug, mas reinstalei novamente e foi 100%.

      Em quatro horas configurei o Endian 2.5 e estou com ele a três dias funcionando legal.

      Perdi duas semanas tentando configurar o BrazilFW e nada. É um excelente projeto, mas tá cheio de bugs.

    • #10004
      hernaneac
      Participante

      Acabou de ser lançada a 2.5.1, talvez muitos dos problemas relatados aqui foram corrigidos.

    • #10005
      thiagomespb
      Participante

      Eu vi.. baixando… e testando….

    • #10006
      sergios
      Participante

      Atualizei, mas lá no painel ainda aparece como versão 2.5.0

      não entendi.

    • #10007
      thiagomespb
      Participante

      Fiz atualização da versão 2.4.1 para 2.5.1 com a opção efw-upgrade -s escolhendo a opção 2, e baixou todas os pacotes. Só que deu erro.. reiniciei e ficou a tela de atualização ficou nos lugar do dansboard, ou seja, pelo menos para atualização ainda erro.

    • #10008
      dybcasaverde
      Participante

      olá galera, sou novo no grupo.

      comecei com essa versão 2.5.1

      Pelo visto esta com menos bugs que o 2.5

      mas nao achei confiavel ainda.

      Entao fiz a instalação da versão 2.4 , corrigi os bugs e funciona perfeitamente.

      E esta rodando virtualmente com o VM VirtualBox.

      Acredito ser melhor esperar mesmo a resolução dos bugs da nova versão.

      algo que nao sei se existe na versão 2.4.1 é o campo Qos.

      seria util se ele funcionasse na versao 2.5.1

      Mas trava demais essa parada.

      ficarei atento ao forum, caso alguem descubra onde baixar os pacotes que arrumam esses bugs, avisa ae!

    • #10009
      junior.eng.br
      Participante

      Oi para questão boot “travando” no grub

      http://blog.junior.eng.br/2012/12/endian-251-travando-no-boot.html

      Abraço a todos.

    • #10010

      Caros, bom dia

      Realmente, este problema com o “GRUB loading stage2” não é um bug do Endian.

      Além do mencionado pelo junior.eng.br, outro passo para evitar este problema é dizer “NO” na hora da instalação do Endian quando é perguntado sobre “serial port” (console over serial).

      Com isso, o problema também não ocorrerá mais.

      Atenciosamente

    • #10011
      Rubem_mn
      Participante

      Já faz 1 mês que estou testando o Endian 2.5.1 detectei dois problemas, exite um bug com comando traceroute nesta versão do kernel (2.6.32.43-57.e43.i586).

      traceroute (traceroute: Warning: http://www.google.com has multiple addresses; using 187.115.167.241 bind: Invalid argument ).

      Sempre quando aplico uma regra no proxy as vezes o “HAPV” para de funcionar, focando eu logar pelo ssh e restart o serviço.

      As vezes do nada fico sem acesso a internet e não consigo acessa a página do Endian.

Visualizando 47 respostas da discussão
  • O tópico ‘Bugs do Endian 2.5’ está fechado para novas respostas.