Como definir link de saida com 2 links de entrada?

Home Comunidade Brasileira Endian Firewall Endian Firewall Endian Firewall – Suporte Como definir link de saida com 2 links de entrada?

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #1747
      nilomelhoranca
      Participante

      Bom dia a todos.

      Estou usando o endian e gostando muito.

      Mas não sei como resolver este problema.

      Tenho dois links:

      Link1 -> GVT (principal – ip fixo) 190.xxx.xxx.xxx

      Link2 -> Net (backup – ip dinamico – xxx.no-ip.org )

      Tenho um servidor de ftp na maquina com ip 10.0.0.3

      Tenho a porta 1974 (ftp passive) configurada no firewall para ir para o ip 10.0.0.3 (Assim, quando entra uma conexao externa na porta 1974 ele manda pro ip 10.0.0.3 ).

      situacao 1 – Quando os dois links estao up o preferencial é o da GVT, neste momento se alguem conecta no ip fixo 190.xxx.xxx.xxx:1974 funciona tudo certo, mas se alguem conecta no ip dinamico xxx.no-ip.org:1974 não funciona

      situacao 2 – Se deixo o link da GVT offline, o link da Net fica preferencial(pois so tem ele on), se conecto no dinamico xxx.no-ip.org:1974 funciona ok.

      Pelo que entendi o problema da situacao 1 ocorre pois a conexão entra pela conexão da net mas esta tentando sair pelo link da GVT (que é o principal no momento).

      Como faço pra definir que se a conexão entrar pelo link da net, saia pelo link da net, mesmo o link da gvt sendo a preferencial e esteja on?

      Ou seja, a conexão saia sempre pelo link que entrou…

      Alguem sabe o que posso fazer neste caso?

      Agradeço desde já a ajuda.

      Valews.


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #11020
      pedrohaa
      Participante

      O serviço Dynamic DNS do Endian não está atualizando, e se você for na sua conta do No-ip em http://www.no-ip.com vai estar associado lá o IP da Net, no caso o 2ª link, por isso que só funciona acessando pelo endereço quando está no link da Net. E no da GVT através do IP direto. Isso tudo é questão de Dynamic DNS. Verifica ai isso, deixa um pouco de lado a questão de entrada e saída de acesso por determinado link ok.

    • #11021
      nilomelhoranca
      Participante

      Obrigado pela resposta pedrohaa, mas acho que não é isso não.

      Eu deixo o no-ip com ip correto, mesmo assim não funciona quando o link da net e da gvt estão funcionando.(Nesta caso o link da gvt é o principal).

      Se deixo só o da net ligado (e ele passa ser o principal) dai funciona normal, se volto o gvt (e ele volta a ser o principal) para de funcionar…

      Parece que o quando o link principal ta on (da GVT) e tento acessar uma porta (firewall de entrada) na Net o roteamento “se perde”, parece q tenta sair pelo link da GVT, pois logo que passo o link da net como principal começa a funcionar….

      Como faço pra definir que se a conexão entrar pelo link da net, saia pelo link da net, mesmo o link da gvt sendo a preferencial e esteja on?

      Ou seja, a conexão saia sempre pelo link que entrou…

      Alguem sabe o que posso fazer neste caso?

      Esse problema parece cabeludo…

      Agradeço desde ja a ajuda…

    • #11022
      Diego Pontes
      Participante

      @nilomelhoranca é exatamente isso que você falou, entra por um link e tenta sair pelo principal, como está a regra de redirecionamento de porta? A regra está selecionando os dois ips externos e apontando para o mesmo ip interno? Se for assim não irá funcionar.

      Pra funcionar é o seguinte:

      Faça duas regras:

      1 – Quando for para o LINK 1 na porta tal ir para o ip interno na porta tal.

      2 – Quando for para o LINK 2 na porta tal ir para o ip interno na porta tal. Detalhe, o ip interno tem que ser diferente do da 1º regra, se for windows vai nas opções avançadas e configura mais um ip da rede para esta máquina e se for linux configura com eth0:1.

      3 – Vai em “rede > roteamento” e configura pra que tudo (sem destino) que saia do ip interno da 2º regra saia pelo 2º link.

      Pronto a regra vai funcionar tanto acessando pelo 1º, quanto pelo 2º.

      Qualquer dúvida é só falar.

    • #11023
      nilomelhoranca
      Participante

      Valew Diego Pontes,

      Vou tentar isso, parece q vai funcionar…

      Brigadão

    • #11024
      nilomelhoranca
      Participante

      funcionou…

      Valews pela Ajuda.

    • #11025
      Diego Pontes
      Participante

      😛

    • #11026
      Karllo
      Participante

      Olá, tenho um cenário semelhante e a mesma dúvida do colega, e como sou iniciante no Endian (2.5.1) estou em dúvida quanto ao roteamento:

      Devo usar o roteamento estático (1) ou criar uma política de roteamento(2)?

      Caso (1) Roteamento Estático:

      Rede de Origem:10.0.0.53

      Rede de Destino: 10.0.0.254 ( ??? Estou com dúvida… seria o Ip do Endian na rede ?)

      Rotear Através de: Conexão -> Link 2

      Habilitado : Sim

      Caso (2) Política de Rotemaneto:

      Origem: Rede/Ip -> 10.0.0.53

      Destino: Rede/Ip -> 10.0.0.254 ( ??? Estou com dúvida… seria o Ip do Endian na rede ?)

      Serviço: Definido pelo Utilizador

      Protocolo: TCP + UDP -> nº da porta

      Rotear através de: Conexão -> Link 2

      Usar conexão reserva se conexão falhar: Nã Habilitado

      Tos: ??? (não definido)

      Habilitado: Sim

      Acho que o correto seria o roteamento estático, porém não tenho certeza e como tenho um serviço na rede provido pelo Link 2 fico com receio em modifica-lo.

      Desde já muito grato pela atenção.

    • #11027
      Pierre
      Participante

      Olá, tenho como colocar um segundo IP na Vermelha (WAN)?

      No caso tenho 5 IPs válidos contratados ao meu provedor, onde um deles já esta apontando para uma máquina para usar o RDP.

      Eu preciso colocar um segundo IP valido na “WAN” e apontar com uma outra regra de NAT para um outro PC para usar o RDP.

      É possível? Acredito que pela linha de comando seja possível, mas na interface?

    • #11029
      Bunnunim
      Participante

      #Diego Pontes como sempre mandando bem eim mmm . hehe .

      Testei esse procedimento ( o mesmo contexto ) em uma situação parecida … e deu certo .

      vlw …

Visualizando 9 respostas da discussão
  • O tópico ‘Como definir link de saida com 2 links de entrada?’ está fechado para novas respostas.