Como fazer nessa situação?

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2443
      Shogun
      Participante

      Galera, por favor me ajudem!

      Eu trabalho em uma empresa que é prestadora de serviços de T.I para outras empresas.

      Nos fazemos contrados de instalação e manutenção de computadores e servidores.

      Mas a minha duvida é a seguinte:

      Temos um cliente ( uma empresa de cobrança ) que tem por volta de umas 50 a 60 maquinas, com 3 links de internet ( 1 usado segundo o gerente pra telefonia e 2 pra internet em geral ).

      Todas as maquinas recebem ips do DHCP de 2 modens/roteadores ( GVT ) diferentes.

      2 switchs e 1 roteador ( CISCO ) fazem a distribuição para as maquinas.

      A rede precisa de acesso aos sites de todos os bancos e não deve ter acesso a ORKUT, FACEBOOK, MESSENGER, SITES ADULTOS, entre outros.

      Alguns computadores como os da supervisão, gerencia e diretoria, devem ter acesso a determinadas pastas compartilhadas ( uma pasta em cada maquina do operacional ).

      Só umas 5 maquinas ( no maximo ) devem ter livre acesso a internet.

      O maior problema que estamos tendo é que as maquinas pegam ips de um dos modens em um dia, no outro pega do outro modem e fica uma confusão pq tem essas pastas compartilhadas que nao funcionam direito se as redes forem diferentes.

      Sabado passado eu fui a essa empresa e isolei um dos modens ( simplesmente desconectei o cabo do switch ) deixando toda a rede recebendo ips de apenas um dos modens.

      Sai de la e tava tudo perfeito, maquinas recebendo ips via DHCP, pastas compartilhadas direitinho e tals.

      Na Segunda, funcionaram normal, na terça o gerente me ligou e falou que algumas maquinas estavam recebendo ips do modem que eu havia desconectado, dai eu falei como assim??

      Ele falou, nao sei.

      Pedi pra ele reiniciar as maquinas que estavam recebendo esses ips, mas ele falou que elas continuavam recebendo os mesmos ips.

      Fui a empresa e realmente as maquinas estavam recebendo os ips do modem que estava desconectado ( não me perguntem como, mas estavam ).

      Dai coloquei ips do modem que estava conectado manual nas maquinas e elas funcionaram perfeitamente.

      Então, o que vcs acham?

      O Endian pode me ajudar?

      Imagino que eu posso configurar os 2 links de internet em 2 placas e criar regras de bloqueios pra todas as maquinas ( criando 2 grupos – Operacional e Diretoria – ) por um link e liberar acesso total as maquinas da gerencia e diretoria pelo outro link, e se por acaso um dos links cair o outro sobe sem deixar a rede off certo?

      Se sim, por favor me ajudem a fazer essa configuração primeiro em um ambiente virtual pra que assim eu possa apresentar ao meu supervisor e depois passarmos pro cliente pra quem sabe ele fechar outro contrato conosco.

      Desde já agradeço!


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #13659
      ronaldodavi
      Participante

      Contrate alguém para dar um treinamento e prestar uma consultoria o seu quadro e meio complexo e sua empresa lucra com a ferramenta.

      a não ser que você já conheça a ferramenta online em fórum livre e possível auxiliar via dando ideias auxiliando em configurações mas montar todo um ambiente e realizar planejamento e outro nível.

      Da para fazer o que você planeja.

    • #13660
      Eduardo Jonck
      Participante

      da pra fazer sim, me add no MSN, assim trocamos umas idéias. quem sabe ja não ajuda.

      MSN: eduardojonck10@gmail.com

      At.

Visualizando 2 respostas da discussão
  • O tópico ‘Como fazer nessa situação?’ está fechado para novas respostas.