Configurar o Endian no VirtualBox

Visualizando 23 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #723
      Intersea Ambiental
      Participante

      Olá pessoal.

      Estou querendo usar o Endian na empresa como Proxy. A principio estou querendo apenas realizar testes na minha máquina virtualizando o Endian no VitualBox.

      A minha ideia é usar o Endian depois do roteador de VPN, a rede na empresa funciona da seguinte forma.

      Tem um modem em bridge e um router que faz a discagem, esse router é tb o gateway e todas as maquinas da rede tem IP fixo apontando o gateway para o roteador.

      Funciona assim: modem -> roteador -> switch -> estações, o que eu quero modem -> roteador -> Endian (controle de conteudo e firewall) -> estações.

      Existe alguma forma de fazer isso com o Endian, sem precisar fazer nenhuma configuração nas estações???

      E como configurar o virtual box para o Endian funcionar normal???


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #6555
      Miguel
      Participante

      Quantos Micros iram passar pelo teu Endian ???

    • #6556
      Intersea Ambiental
      Participante

      Aproximadamente 40 maquinas.

    • #6557
      Miguel
      Participante

      Cara… nao pelo Endian mas pela MV… eu faria com uma maquina Fisica e nao com uma MV… tenho o Endian para aproximadamente 60 maquinas e nao tive problemas, porem na MV coloquei para 10 e ele se perdia as vezes… pode ser a MV que escolhi? pode… eu trabalho geralmente com o VMWare Server.. a pouco tempo atras o Endian nao funcionava no VirtualBox… se esta funcionando nessa versao nova vale a pena testar.

      >>Internet-Bridge>> Endian-Discando>> Maquinas>>

      Quanto a tua estrutura de rede voce ira fazer dessa forma??

      Ou Ia manter a topologia que voce tem hoje?

    • #6558
      Intersea Ambiental
      Participante

      Ate que o endian rodou normal na Virtual Box, mas não consegui por ele pra bloquear as paginas, mesmo colocando o gateway do endian.

      A minha intenção é por uma maquina fisica para o Endian, a maquina virtual era so pra teste mesmo.

      Quanto a topologia da rede, eu gostaria de manter do jeito que é, somente adicionar o endian como um filtro. O roteador que possuimos é para a VPN e também é gateway, minha intenção seria que o endian apenas filtrasse o conteudo ao sair do roteador, sem precisar configurar nada nas maquinas estações que já estão como gateway do roteador.

      Ou seja ficararia assim: internet-bridge > roteador continua fazendo a discagem > endian filtrando > estações.

      Isso é possivel?

      Vc saberia como configurar o Endia no VirtualBox so pra testar em algumas maquinas?

    • #6559
      Sergio Barolli
      Participante

      Olá Leonardo, acredito que o layout da minha rede funciona da forma que você quer, trabalho assim Router -> Switch -> Micros da rede, sendo que o Endian está pendurado na rede como qualquer um dos outros e funciona fazendo o filtro perfeitamente.

      Vamos a minha configuração.

      Sistema -> Network Configuration

      -> Tipo de interface vermelha = Gateway

      -> Escolha as zonas da rede = Nenhum

      -> Preferencia de Rede = Verde = no meu caso 192.168.xxx.xxx(um IP da sua rede interna)hostname e dominio à sua escolha

      -> Preferencia de acesso à internet = Vermelha = no meu caso 192.168.1.1(meu gateway padrão do router)

      -> Configurar servidor DNS (seus servidores DNS)

      -> a próxima tela é do e-mail para envio de mensagens de erro e mandar aplicar.

      Você pode colocar como transparente e não precisar configurar o IP do proxy nas máquinas ou deixar não-tranparente e configurar o proxy manualmente (tive que fazer assim devido a algumas particularidades, mas configurei um script no AD para setar o proxy).

      Espero que possa ajudá-lo.

      Abraço

    • #6560
      Intersea Ambiental
      Participante

      Sergio, fiz o que vc me indicou, porém não está ocorrendo bloqueio nenhum.

      Configurei os bloqueios no Proxy, coloquei como transparente e nada.

      O que acho estranho é que na Dashboard só aparece interfaces verdes e não vermelhas.

      Outra dúvida, no meu PC possuo duas placas de rede, a onboard eu uso configurada normal no meu PC a offboard eu deixei pra uso com o Endian, na Virtual Box eu configurei essa placa off em modo Bridge. Isso ta certo ou tenho que configurar o VirtualBox de outra maneira?

      Abraço.

    • #6561
      Intersea Ambiental
      Participante

      Up.

    • #6562
      Sergio Barolli
      Participante

      Olá Leonardo, desculpe a demora em responder.

      É normal no Dashboard aparecer só a interface verde mesmo, dá uma olhada logo abaixo se em Uplinks o estado está UP. Caso esteja o problema é em alguma configuração. No meu caso o computador só tem uma placa de rede, que está ligada ao Switch da rede. Vou reinstalar o Virtualbox para ver direitinhos as configurações.

    • #6563
      Sergio Barolli
      Participante

      No Virtualbox, você vai nas configurações da sua maquina virtual, clica em rede, no adptador 1 você deixa em modo Brigde, habilita o adptador 2 e deixa também em modo Bridge, deixa o resto como padrão (Avançado), ele vai pegar as configurações da mesma placa do adptador 1.

    • #6564
      Intersea Ambiental
      Participante

      Sergio, obrigado pela ajuda.

      Cara, dei uma olhada na dashboard e o estado da uplink está UP msm. Neste caso o que pode estar dando errado?

      Eu desmaquei gerenciavel e ativo e ele ficou INACTIVE.

      Como este status deve ficar?

    • #6565
      Intersea Ambiental
      Participante

      up

    • #6566
      Intersea Ambiental
      Participante

      Fiz testes e descobri que o endian ta funcionando, so tem um problema, eu tenho que mudar o gateway nas maquinas, o que eu não keria fazer já que são mais de 50 maquinas na empresa.

      Será que tem algo que eu possa fazer pra não precisa fazer a aletração do gateway?

    • #6567
      Intersea Ambiental
      Participante

      Galera ainda preciso de ajuda.

      Ninguem sabe como fazer o Endian funcionar sem precisar alterar o gateway nas estações??!!

    • #6568
      hernaneac
      Participante

      Endian funcionar sem alterar o gateway, só se vc marcar na opções da internet para usar proxy e colocar os dados do Endian lá.

    • #6569
      Intersea Ambiental
      Participante

      Ai no caso eu usaria como proxy não transparente. Com o proxy transparente não tem como?

    • #6570
      Intersea Ambiental
      Participante

      Bem, consegui resolver meu problema em relação ao gateway.

      Criei uma GPO para configurar as maquinas automatico com o proxy e para a pessoa não mudar o proxy, configurei a GPO para desabilitar o campo de conexão no IE, até ai td bem.

      Um outro problema é em relação aos bloqueios. O Endian ta bloqueando mt coisa, tipo: se eu digito no google, Galinhas, ele ja bloqueia, se eu tento acessar a pagina do Terra, bloqueia tb, já o site do paparazzo não bloqueia, e só tem a opção de Adult bloqueada. Tem como melhorar isso???

      Eu também preciso realizar bloqueios a videos on line, bloquear so os videos das páginas e radio on line tb. Tem como???

    • #6571
      hernaneac
      Participante

      Relacionado ao google terra etc… vc pode configurar esses sites no “White List” no content filter usando só o domínio: google.com google.com.br terra.com.br, os outros vc pode configurar no “black list” como o site do papparazo

    • #6572
      Intersea Ambiental
      Participante

      hernaneac

      eu já havia pensado na questão da “White List”, so que eu queria algo mais prático, outra coisa tb é o acesso a web mail, mesmo com a opção marcada no Endian. Alguns web mails ainda acessam. E ainda tenho o problema dos videos on line.

      Em relação as buscas do google, eu consegui uma leve melhora colocando o valor 300 em “Max. score for phrases”

      Bom, hj ocorreu um novo problema, mesmo com todas as opções liberadas o site da Uol não acessava, aparecia a mensagem “Weighted phrase limit exceeded”. Sabe o que pode ta causando isso??

    • #6573
      Intersea Ambiental
      Participante

      Consegui resolver o problema de vídeos on line, radio on line com a inserção de mime types.

      Agora ta faltando web mail.

      Aos poucos vou descobrindo as coisas.

    • #6574
      hernaneac
      Participante

      Alguma palavra no site uol interpretada como acesso indevido, pra funcionar coloca ele no white list

    • #6575
      Intersea Ambiental
      Participante

      é eu fiz isso, coloquei ele no white list.

      Eu instalei o proxy em 10 máquinas aqui da empresa, e por enquanto ta funcionando normal.

      Me tira uma dúvida, na empresa possuímos 4 roteadores wireless eu preciso que para esses roteadores a internet esteja liberada. Eles são usados para visitantes, então o ideal é que não tenha o bloqueio, caso queiram acessar o web mail por exemplo.

      Como posso liberar a internet somente para a rede sem fio???

    • #6576
      Ricardo Serra
      Participante

      Pessoal, gostaria muito de aprender a usar o Endian, gostaria desaber se tem um passo a passo de como configurar.

      Muito obrigado,

      Ricardo Serra.

    • #6577
      Intersea Ambiental
      Participante

      cara tu pode dar uma olhada neste link.

      É uma versão um pouco antiga, mas da pra esclarecer bem:

      http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Endian-Firewall-Solucao-completa-para-um-servidor-de-internet/

Visualizando 23 respostas da discussão
  • O tópico ‘Configurar o Endian no VirtualBox’ está fechado para novas respostas.