Conflito de IP na rede

Marcado: , ,

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #982
      danielcdd
      Participante

      Olá a todos,

      Utilizo o endian 2.4.1 tambem como DHCP e o range de IPs vai do 20 ao 250, fora os IPs fixados restam ainda uns 64 IPs livres.

      Mas o que acontece é que quando vem alguém de fora e conecta no wireless ou via cabo, o que ocorre é que acaba pegando um desses IPs que já esta reservado para outro pc, gerando um conflito de IP.

      O que pode estar acontecendo? Já pesquisei no fórum, mas não encontrei nada relacionado.


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #7814
      Tácio Andrade
      Participante

      danielcdd, olha o que pode ser é o seguinte, esses ips fixados não são “obrigatoriamente” da maquina que você fixou e sim preferencialmente (quando a maquina liga e pede o ip, ele sempre dará este a maquina). Então para resolver este problema, sete o range do dhcp, para depois do valor das maquinas fixadas manualmente.

      Ex: A ultima maquina fixada é 192.168.x.158, então coloque o range de 192.168.x.160-250.

      Espero ter ajudado.

    • #7815
      danielcdd
      Participante

      tacioandrade obrigado pela resposta, mas na verdade o que ocorre é que todos os desktops estão configurados para obter o end.IP automaticamente, e tem varias pessoas que utilizam notebooks, e não posso fixar o end.IP nesses notebooks.

      O problema é que quando vem alguém de fora, ele pega o end.IP de um pc que já tem um ip designado pra ele no endian.

    • #7816
      Jr. Menezes
      Participante

      Daniel,

      Isso no mínimo é estranho, pois as entradas “Fixed leases” conhecidas também como “Locações fixas” são preferencialmente do endereço MAC informado. Se ele estiver ligado e já com o IP adquirido, teoricamente, um segundo micro não poderia receber o mesmo endereço que já está fixado para ele.

      Isso acontece mesmo com o micro que tem “IP fixado” já ligado?

      Jr. Menezes

      Redes e Segurança de Sistemas

    • #7817
      ezefeo
      Participante

      Comigo acontece a mesma coisa, porém se o micro com o IP fixado estiver ligado a maquina nova da rede não pega o ip reservado, porém ocorre quando o micro que tem a reserva esta desligado.

      no meu caso gostaria que os IPS que fossem fixados a determinados MACS, não fossem utilizados nunca por outra maquina.

      tem como fazer isso?

    • #7818
      Jr. Menezes
      Participante

      Caros,

      Vou fazer uns testes aqui, e posteriormente ponho o resultado aqui no Fórum.

      []s

      Jr. Menezes

      Redes e Segurança de Sistemas

    • #7819
      danielcdd
      Participante

      Então, isso acontece mesmo com o micro que tem IP fixado já ligado!

      Mas acabei de verificar que a opção “Allow only fixed leases” do DHCP configuration estava desativada, acabei de ativá-la, vou verificar se daqui pra frente o problema continua se for mesmo esse o problema.

      Depois digo se isso fez alguma diferença.

    • #7820
      Jr. Menezes
      Participante

      Caros,

      A opção “Allow only fixed leases” impede que qualquer outro dispositivo, senão os que estão os que estão previamente listados com locação fixa (MAC + IP) se conecte à rede. Deste modo, um notebook, por exemplo não vai receber endereçamento IP se seu MAC não estiver listado em “Current fixed leases”.

      Em alguns casos, talvez não seja a melhor solução!

      []s

      Jr. Menezes

      Redes e Segurança de Sistemas

    • #7821
      danielcdd
      Participante

      É Jr. Menezes, você esta certo, isso aconteceu mesmo.

      Bom não tenho mais idéia do que possa ser.

    • #7822
      Tácio Andrade
      Participante

      danielcdd, me diga uma coisa, os IPs que você fixou estão em sequencia? Se sim, então o que eu indiquei é a melhor forma de resolver seu problema.

      Libere o DHCP apenas para IPs acima do ultimo valor que você fixou na maão. Eu fiz uso disto aqui na empresa depois do que você indicou, pois tenho aparelhos aos quais dou o IP fixo por DHCP e foi a melhor solução encontrada.

      Aqui as que estão com IPs setados no Endian são do 192.168.2.2-8 e meu DPCP só começa do 192.168.2.12-250.

    • #7823
      danielcdd
      Participante

      tacioandrade, os IPs fixados não estão em sequencia.

    • #7824
      danielcdd
      Participante

      Utilizo o endian 2.4.1 tambem como DHCP e o range de IPs vai do 20 ao 250, fora os IPs fixados restam ainda uns 64 IPs livres.

      Mas o que acontece é que quando vem alguém de fora e conecta no wireless ou via cabo, o que ocorre é que acaba pegando um desses IPs que já esta reservado para outro pc, gerando um conflito de IP.

      O que pode estar acontecendo?

Visualizando 11 respostas da discussão
  • O tópico ‘Conflito de IP na rede’ está fechado para novas respostas.