Criando DMZ (Orange)

Marcado: 

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #133
      andrei1976
      Participante

      Pessoal tenho o seguinte cenário:

      16 Ip´s públicos

      Meu endian tem um Ip público associado na “RED”

      e tenho outros 15 servidores com Ip´s públicos, quero que todos estes façam parte de uma DMZ “Orange”, mas econtrei um problema, o Endian não aceita que estes 15 servidores estejam na mesma rede da “RED”.

      Step 4/8: Internet access preferences

      The RED and ORANGE networks are not distinct.

      The DEFAULT GATEWAY is within the ORANGE network.

      Se alguém ajudar e esclarecer os passos para montar esta DMZ!

      Obrigado.


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #3901
      Eduardo Silva
      Participante

      Interessante, muito interessante. 🙂

      Bem, realmente o endian (e nenhum outro linux ou router) irá aceitar que você configure duas interfaces ligadas em pontos distintos utilizando a mesma rede. Isto causaria uma grande bagunça nas rotas do sistema. pois o endian não saberia em qual placa de rede os seus servidores ficariam.

      Que tipo de conexão você tem? qual o equipamento que está sendo utilizado?

      A minha sugestão é tentar montar uma “rede de interligação” com IPs privados entre o modem e o Endian ex:

      modem 10.1.1.1

      endian (red) 10.1.1.2

      Após isto, nas configurações do seu modem, crie uma rota estática para os seus ips públicos apontanto para o ip do endian (red). Não esqueça de liberar no seu modem, todo o tráfego que vem da internet com destino a sua rede pública, deixe que o endian faça toda a filtragem.

      Agora configure a sua interface Orange e cada um dos seus servidores com um ip da sua rede pública. Esta é a forma mais limpa e eficiente de criar uma dmz, utilizando ips públicos ao invés de um mar de nats. Nesta opção, você provavelmente também vai querer que cada servidor acesse a internet com o seu respectivo ip e não com o IP do endian. Veja este tópico para desabilitar o source nat: http://endian.eth0.com.br/topic/remover-nat-no-endian

      Uma outra alternativa, caso você não consiga executar a primeira por algum motivo, é de configurar todos os IPs da sua rede pública na interface red do endian e criar a sua dmz com IPs privados. depois basta mapear cada ip configurado no endian para um servidor diferente na sua DMZ utilizando NAT.

      Se você me permite sugerir, eu recomendo fortemente o uso de uma DMZ routed, o resultado final fica mais limpo e mais elegante 😉

      Hey, não esqueça de voltar aqui e contar como fez.

      []’s

    • #3902
      andrei1976
      Participante

      Eduardo,

      Desculpe pela falta de informações, a minha estrutura é a seguinte:

      – Interligação com RNP via fibra (Roteadores e tudo mais ficam na RNP). Os servidores são plugados no switch e pronto estamos na web.

      – Possuo 16 IP´s e todos os meus servidores devem responder a rede publica através destes ip´s.

      Então o que pensei foi montar um firewall e colocar esses servidores em uma DMZ. Eu francamente nunca fiz isso.

      O que vc acha?

    • #3903
      Eduardo Silva
      Participante

      andrei1976,

      Te deixei na mão né? Andei meio atrapalhado com o serviço e não consegui dar continuidade no assunto.

      Bem, colocar um firewall na frente dos seus servidores é algo muito positivo, você estará aumentando consideravelmente a segurança, ainda mais se você configurar VPNs para realizar o acesso externo aos seus servidores (principalmente para os serviços mais sensíveis que não precisariam estar liberados para a internet inteira ex: ssh, vnc, terminal service, etc…)

      Veja com a RNP a possibilidade de utilizar um ip privado para a interligação entre o seu firewall e o próximo router, você também precisará de uma rota estática no próximo router dizendo que para chegar na sua rede, devem utilizar o ip privado do seu firewall.

      Se esta possibilidade não existir, configure todos os seus endereços públicos na interface RED do endian e configure IPs privados na sua DMZ. Desta forma será necessário criar NATs dos ips públicos para os ips privados.

      []’s

    • #3904
      andrei1976
      Participante

      Cara tranquilo, vc tá ajudando até demais, rss.

      Só tenho a agradecer!

    • #3905
      alexslz
      Participante

      Andrei1976, cara a sua ajuda não serviu apenas para o companheiro ai, mais a mim também pois estou passando pela mesma situação, gostaria de poder contar com sua ajuda se possível for., desde já agradeço…

Visualizando 5 respostas da discussão
  • O tópico ‘Criando DMZ (Orange)’ está fechado para novas respostas.