Dansguadian Endian 2.5.2 Muitas Conexões

Home Comunidade Brasileira Endian Firewall Endian Firewall Dansguadian Endian 2.5.2 Muitas Conexões

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #17905
      marssilva
      Participante

      Estou utilizando o Endian 2.5.2, e estou com um grave problema com relação ao dansguadian, o mesmo esta criando muitos processos e esta chegando no limite de conexões que é de 1010 conexões. Minha rede tem mais de 800 usuários e no período de pico a conexão com a internet cai e só voltar quando dou um reload do dansguardian, tenho que fazer isso varias vezes ao dia.

      meu arquivo de configuração do dans /usr/lib/efw/dansguardian/default/settings esta configurado assim.

      MAXCHILDREN=1010
      MINCHILDREN=228
      MINSPARECHILDREN=32
      PREFORKCHILDREN=16
      MAXSPARECHILDREN=256
      MAXAGECHILDREN=9000

      Agradeço quem poder ajudar


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #17906
      Eduardo Silva
      Participante

      Opa,

      De uma olhada na faq da Wiki do dansguardian, item: Usage#11 e principalmente Usage#11c

      Wiki: http://contentfilter.futuragts.com/wiki/doku.php?id=faq

      De uma forma resumida, para adaptar o seu dansguardian para ter mais do que 1018 processos, você provavelmente precisar realizar algumas alterações no sistema e recompilar o dansguardian.

      Uma outra alternativa seria a de adicionar uma segunda máquina como proxy e distribuir os usuários entre elas.

      Eu gostaria de sugerir um teste:
      Apesar da documentação do dansguardian recomendar sempre aumentar o MAXAGECHILDREN, eu sugeriria diminuir “drasticamente” este número, algo como o padrão “500” e observar como o dansguardian vai se comportar.
      Por desconhecer a fundo o dansguardian, eu posso estar redondamente enganado quanto a isso, mas a minha suspeita seria que expirando os processos com uma frequencia maior, você poderia se livrar mais rapidamente de processos ociosos, liberando novos “childrens”

      Pode acompanhar a contagem de processos do dansguardian com: ps aux |grep dans |wc -l (antes e depois deste ajuste)

      Se testar isso, por favor, conte como foi.

      []’s

    • #17907
      marssilva
      Participante

      Diante mão muito obrigado pelo retorno.

      Realizei as configurações como você informou e vou analisar o desempenho da rede.

      Lhe darei um retorno de certeza se funcionou ou não na segunda, que é quando tenho todos os usuários conectados.

      Muito Obrigado.

    • #17908
      Eduardo Silva
      Participante

      Veja que o objetivo de aumentar o MAXAGECHILDREN, é diminuir a freqüência que novos processos do dansguardian são criados. Economizando assim carga no processador.

      Diminuir este limite, fará com que o seu dansguardian expire mais rapidamente cada children, gerando novos processos com uma freqüência bem maior.

      Provavelmente a sua carga de processamento irá aumentar, portanto fique de olho nisso também 😉

    • #17915
      marssilva
      Participante

      Bem infelizmente não tive sucesso com os testes. A internet cai quando os processos do dansguardian chegam em 992. Tive que criar uma regra geral para liberar tudo, sem filtro de conteudo, deixando a carga somente com o squid, senão a internet não funciona.

    • #17924
      Eduardo Silva
      Participante

      A minha aposta era expirar mais rapidamente os childrens do dansguardian, possibilitando novas conexões.

      Bem, pelo tamanho do seu ambiente, você agora tem duas opções então:
      A: Recompilar o dansguardian para aumentar os limites e realizar o tunning necessário no linux

      B: Adicionar um segundo efw, na sua rede e distribuir os usuários entre os dois servidores.
      Para balancear os usuários, existem diversas formas transparentes ou não, mas tudo depende do seu ambiente.

      Infelizmente esta é uma limitação do próprio dansguardian.

      []’s

    • #18368
      fwandson
      Participante

      Uso i endian 2.5.0 com 2300 usuários e estou com essas configurações rodando perfeitamente:

      HAVP=off

      MAXCHILDREN=556
      MINCHILDREN=16
      MINSPARECHILDREN=8
      PREFORKCHILDREN=16
      MAXSPARECHILDREN=32
      MAXAGECHILDREN=1000

    • #17983
      Diego Pontes
      Participante

      Uso o 2.5.1 com mais de 1000 usuários simultâneos, não há em nenhum momento lentidão e uso com essas configurações:

      HAVP=off

      MAXCHILDREN=500
      MINCHILDREN=128
      MINSPARECHILDREN=24
      PREFORKCHILDREN=32
      MAXSPARECHILDREN=256
      MAXAGECHILDREN=1000

      • Esta resposta foi modificada 10 anos, 5 meses atrás por Diego Pontes.
      • Esta resposta foi modificada 10 anos, 5 meses atrás por Diego Pontes.
Visualizando 6 respostas da discussão
  • O tópico ‘Dansguadian Endian 2.5.2 Muitas Conexões’ está fechado para novas respostas.