Definição: Regras de Conduta

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    • #122
      Eduardo Silva
      Participante

      Senhores,

      Apesar da comunidade ser pequena, acho que seria muito interessante definirmos regras de conduta, algo do tipo “coisas permitidas” e “coisas não permitidas”

      Eu poderia simplesmente definir as regras, mas não acho que a comunidade mereça um ditador, portanto acho que seria justo que as regras fossem elaboradas pela comunidade.

      Utilizem este post para falar sobre este assunto.

      []’s


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    • #3856
      Sergio Barolli
      Participante

      Fala Eduardo

      Primeiramente quero pedir sinceras desculpas pela atitude tomada no problema “Access Denied”; No intuito de resolver o problema o quanto antes optei por solicitar o auxilio em pvt do colega Claudio Soares, você pode ter certeza de que o problema sendo solucionado, esta solução seria postada no forum para consulta posterior, saliento ainda que em nenhum momento tomamos atitude egoísta pensando somente em nós mesmo, muito pelo contrário, como não tínhamos ciência do que era permitido ou não no site é que agimos desta maneira.

      Acompanho seus posts desde o seu blog e os mesmos tem sido de imensa utilidade para mim, foi através do seu blog que fiquei conhecendo esta maravilhosa ferramenta, quero parabenizá-lo por dispor do seu parco tempo para ajudar a galera do forum e acredito sim que regras devam ser definidas para que possamos engrandecer o forum a cada dia e evitar deslizes como o meu.

      Espero que não tenha ficado nenhuma rusga em relação ao ocorrido e que possamos mais uma vez compartilhar dos conhecimentos adquiridos para o enriquecimento de todos.

      Abraço

      Sérgio Barolli

    • #3857
      Eduardo Silva
      Participante

      Olá Sérgio,

      Você não precisa pedir desculpas por isso, você não fez nada de errado(nem foi egoísta). Você estava procurando a solução para um problema, na verdade, nem as pessoas que ofereceram ajuda por email estavam erradas, acredito que a intenção era boa, mas infelizmente a forma proposta não se enquadrava como uma solução comunitária.

      Editei os comentários por 3 motivos:

      – Proteção de identidade, (por mais estranho que possa parecer). A questão é que um email não deve ser divulgado em um website de visualização pública, pois da mesma forma que o “google” verifica cada página deste forum, alguns bots maliciosos também o fazem, revirando cada página a procura de um endereço de email para adicionar na sua lista de spam. O seu endereço de email exibido publicamente em um forum, é a maneira mais rápida de ser incluído nestas listas.

      – Proteção da comunidade em si: Se todos os tópicos passarem a ter solução por email apenas para os interessados, perdemos totalmente o sentido de utilizar este. Acaba por virar mais uma página de classificados do que comunidade. O visitante expõe o seu problema e alguém manda a ajuda por email. Se é que alguém vai mandar, pois como forum acabou perdendo o sentido, as pessoas deixam de visitar e as soluções param de chegar pois afinal, o pedido de ajuda não teve quase nenhuma visibilidade. Claro que este é um cenário mais extremo, mas serve como um exemplo.

      – Imagine daqui a 2 anos, alguém procurando pela solução do mesmo problema e encontra o post em questão, será que esta pessoa não ficaria um pouco frustrada ao ver que a discussão foi para um modo privado no qual ela não tem acesso direto? Acho que isto é um pouco chato não?


      Eu não fiquei chateado com ninguém, nem com quem ofereceu ajuda por e-mail nem com quem pediu a ajuda por email. O objetivo deste forum é exatamente este, formar uma comunidade e promover uma boa interação entre o pessoal que usa endian. Acho fantástico ver as pessoas se ajudando, não tem nada mais humano do que alguém pedir ajuda e um desconhecido se oferecer para ajudar.

      Apesar da minha atitude um pouco opressora, editando os comentários que estavam em desacordo, eu não acho que nenhum dos envolvidos tenha agido de uma forma totalmente incorreta. As pessoas que ofereceram ajuda por email, estavam com boas intenções, queriam ajudar na solução dos problemas, da sua maneira mas queriam, entretanto esta não era uma forma muito adequada para a realidade de um forum, e por este motivo eu resolvi fechar os dois posts onde isso ocorreu. Posso ter parecido meio rude na minha forma de me expressar mas as vezes eu enfio os pés pelas mãos mesmo.

      Obrigado por levantar este assunto, acredito que eu estava precisando me explicar. 🙂


      Quanto as regras de conduta, assunto deste tópico, acho que são importantes, não para serem aplicadas como “lei”, mas para servirem como uma espécie de modelo. ao invés de escrever regras e coloca-las em prática, eu gostaria de debater com a comunidade sobre o que as pessoas julgam certo ou errado, afinal, isto é uma comunidade e não um regime ditatorial. Como você pode ver, eu sou um “membro” desta comunidade, basta olhar ali na esquerda logo abaixo do meu nome 😉

      Dentre as “regras” que eu pensei, posso citar algumas que considero de maior importância:

      – É proibido pedir acesso remoto para ajudar outros usuários, quem procura ajuda também não pode pedir para que acessem o seu servidor.

      Explicação: Por melhor que sejam as intenções de ambos os lados, sempre pode acontecer algo “maléfico”. O firewall é um ponto crucial na rede de uma empresa, ele é responsável por manter ameaças do lado de fora, além de ser o ponto principal de uma rede, onde passam todas as informações cruciais. Desde aquela conversa com um cliente no msn, conversas telefônicas (para quem utiliza voip), emails, transações bancárias, etc… Por estes motivos, um firewall corporativo é um alvo muito valioso e deve ser mantido sob segurança máxima.

      – Usuários que passarem instruções com o objetivo de confundir ou prejudicar outros usuários, receberão uma advertência ou terão a sua conta desativada (dependendo da gravidade da situação)

      Parece bobagem, mas ocorreram alguns incidentes assim nos forums do ubuntu.

      Gostaria de receber mais sugestões e opiniões sobre regras que deveriam ou não deveriam ser aplicadas a esta comunidade.

      []’s

    • #3858
      Sergio Barolli
      Participante

      Apoiado Eudardo

      Além disso não podemos esquecer de mencionar também o não uso de soluções em PVT ou e-mail e também não divulgar o e-mail publicamente.

      Pra falar a verdade, eu como usuário com um pouco de experiência já deveria estar cansado de saber que não se pode divulgar e-mail assim.

      Estarei sempre aqui para discutir a ajudar no crescimento deste ótimo forum que vc criou.

      Abraço

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