Disabling IRQ #16

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #1957
      Nelson
      Participante

      Pessoal, boa tarde,

      Estou com uma maquina com Endian 2.5.1 que esta com problemas.

      Quando ligo a maquina funciona por uns 10 minutos e depois aparece a seguinte mensagem na tela:

      Disabling IRQ #16

      Olhei a log e tem a seguinte mensagem:

      irq 16: nobody cared (try booting with the “irqpoll” option)

      A partir do momento que da o erro a placa de rede interna fica com ping batendo 4000 milisegundos… e consequentemente a internet para de navegar.

      Coloco o link em um roteador e navega normal. Entao percebe-se que o problema nao é com o link internet.

      Ja coloquei varios tipos de placa de rede e nada. Sempre o mesmo erro.

      Alguem ja teve este tipo de problema?

      Agradeço qualquer ajuda.


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #11954
      maike_cunha
      Participante

      Sim, tive deixar desabilitar na Bios a placa de rede onboard do meu endian (realtek 8111el) com ela habilitada o endian nao detecta nenhuma interface de rede. Olha esse tópico http://endian.eth0.com.br/topic/problemas-com-velocidade

    • #11955
      centeno
      Participante

      Boa Noite,

      Uma pergunta…..

      Por acaso o processador do teu Server Endia, é Intel I3, I5 ou I7 ?

      Tenho problemas de pings malucos ( ficam tipo contagem regressiva ) depois de umas horas.

      Então reinicio ou altero as configurações de rede no Endian e tudo volta ao normal, por umas horas.

      O máximo que funciona sem aparecer este sintoma e em torno de 24 horas.

      Tenho tido estes problemas com I3. Detalhe: Parece ser com qualquer LINUX e não só com Endian.

      Abraços

    • #11956
      Diego Pontes
      Participante

      Como já falado anteriormente o problema é sua placa de rede, mas pra ter certeza da uma olhada nesse arquivo e cola aqui, quando estiver dando o erro..

      #cat /proc/interrupts

    • #11957
      centeno
      Participante

      Boa Tarde,

      Não é placa de rede não…..

      Tenho encontrado isso DIRETO em Placa-Mãe nova, geralmente com processadores Intel I.

      Deve ser algum BUG com algum Chipset que trata das IRQ e/ou PCI.

      Esse tipo de problema geralmente acontece quando se tens várias placas de rede.

      Passei uns DOIS MESES, testando placa, trocando CPU, usando placas de Rede GBit, placas normais, novas, velhas…..Quase ENLOUQUECI ! hehehe

      Mas….FINALMENTE

      ACHEI UMA SOLUÇÃO:

      Colocar o parâmetro irpoll lá na linha que carrega o kernel ( grub )

      Na verdade essa dica aparece no próprio erro. Nunca tinha acreditado nela.

      Se precisarem , coloco mais detalhes.

      Abraços

    • #11958
      centeno
      Participante

      Ahhhhh…

      Não é só com ENDIAN.

      Tive isso com Debian 5, Debian 6, XEN Server 5.6, XEN Server 6.0, CentOS…..

    • #11959
      maike_cunha
      Participante

      Ola Centeno,

      Valeu pelas informações, continuo com o mesmo problema.

      Semana que vem vou fazer um teste, vou virtualizar o endian nesse mesmo hardware que ele esta instalado hoje e vou ativar as placas de rede.

      Quero ver se mesmo virtualizado da o mesmo erro com a interface de rede.

      Depois posto aqui mais informações

      Abraço

    • #11960
      centeno
      Participante

      Maike,

      Infelizmente…Dà em VMs também.

      O problema vai aparecer no Host ( XEN, VMWARE, etc ) e acaba afetando as VMs também.

      Com a diretiva no boot que falei, estou há uns 4 dias sem erro….em 6 Servidores distintos e em locais diferentes.

      Tomara que tenha resolvido mesmo.

      Abraços

    • #11961
      maike_cunha
      Participante

      Centeno,

      Vou precisar de mais detalhes de como vc fez para colocar o parametro no grub

      abraço

      Maike

    • #11962
      maike_cunha
      Participante

      Centeno,

      Virtualizei com Hyper-V Server e funcionou todas as interfaces na VM com o Endian. Como endian nao faz parte de IC da microsoft, tive que inserir as placas de rede na VM com interfaces herdadas.

      Mas até agora esta 100% tudo funcionando.

      Valeu

    • #11963
      nandopsilva
      Participante

      Centeno, acabei instalando o Endian em um I5, e estou com o mesmo problema… A minha eth0 simplesmente desabilita e habilita novamente.

      Se eu colocar este parâmetro no grub, toda vez que reiniciar ele tenho que fazer isso manualmente?

      Olha como está o meu log.

      Jul 11 12:05:01 kernel [ 5952.311541] sky2 eth0: hung mac 0:83 fifo 7 (180:187)

      Jul 11 12:05:01 kernel [ 5952.311544] sky2 eth0: receiver hang detected

      Jul 11 12:05:01 kernel [ 5952.311554] sky2 eth0: disabling interface

      Jul 11 12:05:01 kernel [ 5952.314316] sky2 eth0: enabling interface

      Jul 11 12:05:01 kernel [ 5952.317608] br0: port 1(eth0) entering disabled state

      Jul 11 12:05:04 kernel [ 5955.468889] sky2 eth0: Link is up at 1000 Mbps, full duplex, flow control both

      Jul 11 12:05:04 kernel [ 5955.468946] br0: port 1(eth0) entering learning state

      Jul 11 12:05:08 kernel [ 5959.457207] br0: port 1(eth0) entering forwarding state

      Jul 11 12:06:12 kernel [ 6023.105501] sky2 eth0: rx error, status 0x2370020 length 567

      Obrigado!

Visualizando 10 respostas da discussão
  • O tópico ‘Disabling IRQ #16’ está fechado para novas respostas.