Dois link´s – Problemas com o DNS quando o principal cai (dead)

Home Comunidade Brasileira Endian Firewall Endian Firewall Endian Firewall – Suporte Dois link´s – Problemas com o DNS quando o principal cai (dead)

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #269
      Marco Aurélio
      Participante

      Prezados,

      Estou com um EFW configurado com dois link´s, com IP´s estáticos, configurados para tolerância a falhas, ou seja, o meu desejo é que se um link cair a navegação seja feita pelo outro link.

      Bem, eu esperava que isto funcionasse, mas hoje (sábado) o meu link principal caiu e o Endian acusou isto, mas parou a navegação.

      No terminal, dando um ip route show, ele mostra que mudou o gateway para o secundário corretamente.

      O problema é o DNS que não funciona. Se eu tento pingar um “nome de domínio” ele não acha o host, mas se faço um teste pingando um IP ele funciona normalmente. Ou seja, a mudança da rota funcionou, ms o DNS tá com algum problema quando o link principal para.

      Na configuração das interfaces, as duas estão com os mesmos DNS, primário e secundário, onde utilizo os DNS do OpenDNS (208.67.222.222 e 208.67.220.220) nas duas.

      Alguém pode me dar uma luz e me auxiliar para resolver este problema?

      Um abraço a todos.

      Marco Aurélio


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #4504
      Albaney Baylão
      Participante

      Verifique se você não tem nenhuma routing configurada. Verifique se a routing não está colocada para usar um gateway determinado ao invés de um uplink.

    • #4505
      Marco Aurélio
      Participante

      Olá Albaney,

      Obrigado pelo retorno.

      Eu tenho 3 rotas específicas configuradas, mas por portas, su seja, as portas 25,110 e 443 devem sair somente por um dos links.

      []’s

      MA

Visualizando 2 respostas da discussão
  • O tópico ‘Dois link´s – Problemas com o DNS quando o principal cai (dead)’ está fechado para novas respostas.