Duvida Endian 2.4.1 !!!

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
      Aragorn II
      Participante

Olá amigos, sou novo aqui na comu e comecei a testar o endian 2.4.1 faz uns 2 meses, estou surpreso e muito feliz com este firewall.

Amigos estava com problemas no proxy que não estava bloqueando o acesso, fiquei dias batendo cabeça e estranhei que quando aplicava as configurações ele ficava “Writing Squid configuration”, até que um dia vi o seguinte post:

Para resolver o problema:

1 – baixei os dois arquivos contidos em: http://bugs.endian.com/view.php?id=2676 ;

2 – substitui os mesmos em:

/usr/lib/python2.4/site-packages/endian/status/notifications.py

/home/httpd/html/include/servicesubscriber.js

3 – Reiniciei o servidor Endian;

Depois de ter mudado ele estava funcionando, tava bloqueando tudo certinho, dai reiniciei e agora ele aplica as configurações mais não ta bloqueando nada, e esta passando pelo proxy

Minha duvida e o seguinte:

Quando fui em /usr/lib/python2.4/site-packages/endian/status/notifications.py

la o “notifications.py” ta com um s no final “notifications.pys” e não o substitui só copiei o “notifications.py” la pra dentro, depois apaguei o “notifications.pys” com o winspc mas ao reiniciar o endian o arquivo estava la novamente, mas ainda assim o endian tava funcionado normalmente…eu tinha que ter substituido pelo o outro ou fica os 2 dentro da pasta status mesmo?

Outra duvida é alguem ja usou o endian 2.4 ?

É estável?

eu instalei em uma maquina virtual parece que ele esta mais traduzido para o português to pensando em usar este.

Obrigado amigos 😀

🚀 Apresentando o Hotspot Beacon! 🚀

Desbloqueie o potencial do seu Wi-Fi com o Hotspot Beacon. Personalize sua página de acesso para mostrar anúncios, promoções ou informações e engajar seus clientes, impulsionando o seu negócio.

💡 Principais Funcionalidades:

- Interface amigável e intuitiva
      - Opções de personalização completas para sua marca
      - Gerenciamento de propagandas e promoções
      - Integração fácil com sistemas existentes via API
      - Limitação de velocidade ou largura de banda por usuário
      - Controle de acesso por horário

🔗 Confira o site para saber mais: https://hotspotbeacon.com

Aragorn II
      Participante

Amigos só mais uma coisa.

Quando eu vi que nada era bloqueado editei as configurações e o sinal de – aparecia no contentfilter e não salvava, apaguei todas as regras ele voltou a salvar. Criei novas regras ele salva mais ainda assim nada bloquear.

Algum de vcs já passou por isso?

Jr. Menezes
      Participante

cristian,

Você se refere as white lists e black lists personalizadas? Como está inserindo as URLs lá? Pode nos mandar uma tela para análise?

PS.: Mas porque usar a 2.4 ao invés da 2.4.1? Só por causa da tradução?

No aguardo…

Jr. Menezes

Redes e Segurança de Sistemas

Aragorn II
      Participante

Olá Junior 🙂

Então na verdade eu usei “filter pages containing phrases of the following categories” e “filter pages know to have content of the following categories” o white list e o black list tbm, e eles não estão bloqueando.

Então estava pensando em voltar para o 2.4 pra ver se ele funcionaria normalmente e por achar que talvez fosse mais estável que o 2.4.1

Obrigado Junior 🙂

Jr. Menezes
      Participante

Cristian,

A versão 2.4.1 do Endian tem uma série de melhorias em relação à 2.4, inclusive atualização de Kernel. Como pode ser visto aqui:

http://www.endian.com/en/community/efw-241/

Só por curiosidade, em alguma de suas white/black lists as urls estão iniciadas de qual forma:

(1) .url.com.br

(2) http://www.url.com.br

(3) url.com.br

No aguardo…

Jr. Menezes

Aragorn II
      Participante

Então Junior estão começando pela palavra ex:

facebook.com

youtube.com etc.

Tbm deixei o black list e o white em branco pra ver se bloqueava pelo “filter pages containing phrases of the following categories”, mais sem sucesso.

Você também teve que corrigir aquele bug de proxy que não salvava as configurações?

Ai ta funcionando normal o 2.4.1?

Obg 🙂

Jr. Menezes
      Participante

Cristian,

Na verdade, o bug ao qual você se refere, não impedia que as configurações fosse salvas/aplicadas. Só que ao aplicar as configurações, o Endian FW mostrava no seu gerenciamento Web a seguinte mensagem: “Proxy settings are being applied. Please hold…” e assim ficava…

Sim! Tive que corrigir esse bug! Funcionando tudo perfeito aqui!

Quanto ao seu filtro de conteúdo, você criou as políticas de acesso fazendo uso dos mesmos para efetuar os bloqueios?

Aguardando…

Jr. Menezes

Aragorn II
      Participante

Sim Junior, criei sim as politicas de acesso, vou tirar uma tela, ai posto aqui 🙂

Obrigado ^^

Aragorn II
      Participante

Junior a situação tava assim tinha uma regra liberando tudo, ip’s(192.1681.1.60/24 até o 192.168.1.90) e uma outra baseada no content filter(192.168.1.36/24 até 192.168.1.40), quando a que liberava tudo ficava por primeiro na ordem, todo acesso tava liberado, para qualquer ip, e quando esta fica em segundo e a baseada no content filter ficava em primeio ela bloqueava todos os acessos baseados no content filter para todos os ips. Inclusive os que não estavam em sua regra no acesso politico.

Bom não sei se é bem esse o erro mas na hora que eu tirei mascara ex: 192.168.1.36/24 todo o bloqueio ficou normal.

Agradeço sua ajuda

Abraço fica com Deus

Jr. Menezes
      Participante

Cristian,

Uma coisa para o qual tem que se ficar atento é que na parte de “Access Policy” ou “Políticas de Acesso” as regras são interpretadas em ordem decrescente, ou seja de baixo para cima.

Segundo, no seu caso, você não pode usar nas regras a especificação de máscara “/24” (255.255.255.0), pois como essa máscara permite um range de hosts de 192.168.0.1 até 192.168.0.254, automaticamente iria atingir todos os seus IPs e a que tiver primeiro (seguindo a ordem dita – de baixo para cima) vai agir sobre a que estiver em segundo.

O ideal seria mascarar cada rede de acordo com o número de hosts nela existente. Se não quiser fazer isso, basta fazer duas regras, uma que libera tudo e outra que bloqueia alguns sites, adicionando nelas um IP por linha sem a máscara.

Em “Source type” selecione ‘Network/IP’ e digite na caixa abaixo da seguinte forma: (Ex.:)

192.168.1.60
      192.168.1.61
      192.168.1.62
      182.168.1.63

E assim por diante…

[]s

Jr. Menezes

aluasena
      Participante

Nuss, parabens pessoal. Forum extremamente competente, ainda bem que existem pessoas que ajudam o proximo sem pensar em um retorno, continuem assim, abrç.

Aluã Sena.

Visualizando 10 respostas da discussão
  • O tópico ‘Duvida Endian 2.4.1 !!!’ está fechado para novas respostas.