Duvidas Failover

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
      forgottenn
      Participante

estou iniciando no mundo linux e tenho a seguinte duvida (desculpe se a pergunta for muito idiota)

Tenho um firewall Endian com 3 placas de rede eth0 (green), eth1 (red pppoe), eth2 (red ip fixo) e nesse servidor atual não tenho condições de colocar mais uma placa rede para outro link de redundância que tenho.

Minha duvida é seria possível colocar esse 3 link que é IP fixo na placa eth2 de uma forma que se cair a internet da eth2 ele subi o outro link que esta na mesma placa?

🚀 Apresentando o Hotspot Beacon! 🚀

Desbloqueie o potencial do seu Wi-Fi com o Hotspot Beacon. Personalize sua página de acesso para mostrar anúncios, promoções ou informações e engajar seus clientes, impulsionando o seu negócio.

💡 Principais Funcionalidades:

- Interface amigável e intuitiva
      - Opções de personalização completas para sua marca
      - Gerenciamento de propagandas e promoções
      - Integração fácil com sistemas existentes via API
      - Limitação de velocidade ou largura de banda por usuário
      - Controle de acesso por horário

🔗 Confira o site para saber mais: https://hotspotbeacon.com

informaticaTG
      Participante

O Endiam tem o recurso de fail over através de conexões das placas que se chamam “Main Uplink” e “Backup” ( a que fica em segundo plano para substituir ) …porém, na versão que utilizamos aqui 2.4.1 , isto na prática nunca funciona ..sendo necessário intervir manualmente toda vez que o “main” cai ou tem falhas …

Gustavo Trindade
      Participante

forgottenn
      A pergunta não é idiota de forma alguma. Em alguns firewalls é perfeitamente posível configurar mais de um ip e gtw em uma mesma placa de rede (algumas versões do microtik por exemplo. Infelizmente no EFW não é possível.

O que você pode fazer (eu mesmo já fiz) é colocar um roteador com esse recurso por trás do EFW, configurando essa wan como dhcp no Endian. Pode te dar algum trabalho se você tiver muitas regras de nat, no mais não tem problema.

informaticaTG

Também uso a 2.4.1 em um ambiente com dois links dedicados e o failover funciona 100%. Como estão as suas regras. Caso queira posso te mandar os prints da minha configuração.

Esse tutorial do Hernaneac pode te ajudar:

http://hernaneac.eti.br/2012/10/02/tutorial-configurando-redundancia-de-links-com-endian-firewall/

Abraços caros foristas.

Visualizando 2 respostas da discussão
  • O tópico ‘Duvidas Failover’ está fechado para novas respostas.