Duvidas sobre VPN

Marcado: 

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #1962
      leizen
      Participante

      Boa tarde.

      Gostaria de tirar uma dúvida referente a VPN.

      Meu chefe quer habilitar o VPN para a utilização de poucas pessoas na empresa “Gerentes, Diretoria, Financeiro”.

      Por enquanto, acredito que cerca de 7 pessoas no máximo estarão utilizando esse serviço no momento.

      Meu servidor Endian é um Dell Core 2 Duo com 2GB de RAM.

      Minha pergunta é: O servidor com essa configuração vai aguentar esse número de conexões?

      Outra pergunta muito importante, Quando eu habilitar o VPN no Endian, devo definir um ranged de IP para as maquinas que vao utilizar esse serviço. A dúvida é: Eu NAO utilizo o DHCP do Endian, já tenho um servidor Windows 2008 DHCP. Quando eu definir esse ranged de IP, como isso vai funcionar? Ele precisa do DHCP do proprio ENDIAN ativado para que isso funcione? Se não, como funciona essa parte do ranged de IP?

      Obrigado.

      Carlos Messias.


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #11982
      Eduardo Jonck
      Participante

      Referente as conexões isso vai depender da sua banda e não do Server.

      Referente ao range de IPs o Endian pode ficar com o Servidor DHCP desabilitado, não vai ter problemas.

      Só um dica, usa o Endian como DHCP, assim é mais fácil de gerenciar os Logs e a questão de apontar o IP do proxy nos navegadores, se o Endian distribuir DHCP é só deixar o navegador como detectar o Proxy automaticamente que vai funcionar certinho, pois o DHCP está configurado com o arquivo wpad.dat, responsável pela descoberta do proxy, beleza.

    • #11983
      leizen
      Participante

      Eduardo muito obrigado pela resposta.

      Só pude parar pra fazer a configuração da VPN ontem.

      Fiz a configuração aqui e funcionou. Estou conectando na rede, pegando a faixa de ip que deixei definido tudo certinho.

      Mas obviamente estou tendo alguns probleminhas:

      Como disse acima, tenho um servidor Windows 2008 como AD, DHCP e DNS. Fiz a configuração da VPN e conectei em um note com meu celular para fazer um teste e os seguinte problemas ocorreram:

      1 – A primeira vez que conectei, o gerente do RH perdeu a conexão com a Internet. Achei que tinha sido coincidencia, mas quando fui fazer um outro teste, caiu a rede de umas três pessoas, incluíndo o Presidente 😀 rsrs. Tenso mas resolvi. A primeira coisa que me venho a cabeça, foi conflito de IP, mas deixei o ranged de IP no VPN bem acima do Ranged que esta sendo utilizado hj. Por ex: x.x.x.200 a x.x.x.254. Cheguei a conferir se a maquinas de uma dessas pessoas estava com o IP da maquina que conectei no VPN mas não estava. Sabe o que pode ser?

      2 – Não estou achando a solução pra matar o problema com o DNS. Quando conecto no VPN, só consigo conectar nos servidores por IP, pelo nome não esta indo.

      3 – Esse é o que mais me preocupa. Autenticação. Quando eu acesso por exemplo o servidor de arquivos, as pastas não respeitam a segurança e todas ficam liberadas para acesso. Eu achei, que quando eu acessasse o servidor, ele me pediria uma autenticação usuário do domnínio e senha para liberar o acesso ou não. Como isso funciona?

      To mexendo em algumas configurações aqui pra ver se consigo resolver e estou vendo uns vídeos aqui no youtube também pra ver se aparece alguma luz no fim do tunel.

      Desde já agradeço.

      Carlos Messias.

Visualizando 2 respostas da discussão
  • O tópico ‘Duvidas sobre VPN’ está fechado para novas respostas.