Endian 2.4.1 – Proxy Transparente com 2 links de Internet

Home Comunidade Brasileira Endian Firewall Endian Firewall Endian Firewall – Suporte Endian 2.4.1 – Proxy Transparente com 2 links de Internet

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #1027
      mvldebian
      Participante

      Bom dia,

      Estou usando o Endian a 3 meses em um ADSL, contratei um link dedicado adicional agora.

      O link dedicado vai servir as máquinas da empresa, com filtro de conteúdo e bloqueios especificos por horários, msn e demais serviços que dependem de internet.

      O adsl pretendo deixar para algums usuários que utilizam muito a internet para downloads e para baixar atualizações de antivirus e windows nas estações de clientes ( clientes mesmo, trata-se de uma loja de informática ).

      Minha dúvida é:

      É possivel definir isto? No caso, deixar solicitações de algumas máquinas somente saindo pelo link de backup ? Como defino esta politica? Seria possivel também direcionar os downloads do windows update, e antivirus somente no ADSL ?

      Novato, meu primeiro post.

      Qualquer dica é bem vinda =)

      Parabéns pelo fórum.


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #7941
      CarLN
      Participante

      Pelo o que EU fucei até agora, acho que não. Se eu não me engano, para usar as políticas por usuário e link você terá de usar o proxy autenticado e não-transparente. Estou tendo um probleminha com isso também que devo abrir um tópico agora…!

    • #7942
      darks0ldier
      Participante

      O que o CarLN disse é verdade…pra maior segurança, e como vc quer restringir apenas de forma ‘específica’, deve-se usar o não-transparente. Assim, vc pode configurar a saída de link digitando o IP do servidor (ex: se o servidor de proxy é 192.168.1.254 vc vai precisar colocar esse endereço de saída pras conexões e portas que desejar). Quanto ao redirecionamento dos links, vc pode deixar alguns usuários específicos SIM usar o link de Backup e os outros, o principal, mas para começar tudo isso, primeiro configure seu servidor para ser utilizado com proxy não-transparente, blz?

      Poste os resultados…

      []’s…

    • #7943
      mvldebian
      Participante

      Bom, primeiramente agradeco as respostas.

      Não posso abrir mão do transparente, como se trata de uma loja onde mais 50 computadores entram e saem todos os dias, fazer com que o pessoal configure proxy no navegador e se autentique é completamente inviavel.

      Vou visitar o cliente na sexta, e tentar fazer alguma coisa em modo transparente.

      Posto resultados dos testes e possiveis fracassos.

      T+

    • #7944
      thi.cabral
      Participante

      É possível sim com proxy transparente… Você define a regra em

      – Network

      |-> Routing

      |-> Policy Routing

      Nesta opção você irá dizer quem acessa por qual link, e caso o link apresente instabilidade, você também poderá colocar um link de backup.

      Como você tem pessoas com Notes você poderá definir os IPs por MAC, assim você consegui fazer com que o IP “X” saia pelo link “Y”.

      Abs.

    • #7945
      mvldebian
      Participante

      Desculpem a demora na reposta.

      Funcionou tudo dentro do esperado, utilizei a policy routing como recomendado pelo amigo thi.cabral. Mantive transparente, e direcionei o trafego do windowsupdate e demais updates de antivirus para o link secundário.

      Grato pela dica

    • #7946
      mvldebian
      Participante

      Por falar em updates, vou abrir um novo tópico agora sobre isto.

      Vou precisar armazenar os arquivos em cache, porem gostaria de rodar uma segunda instância do squid para isto.

    • #7947
      rafaelvr
      Participante

      Bom dia, amigos ja tentei de tudo e nao estou conseguindo, seria possivel algume me ajudar.

      Estou com a Versão 2.4.1 e Kernel 2.6.32.25-57.e40.i586

      No meu caso so esta funcionando quando desativo o proxu transparente

Visualizando 7 respostas da discussão
  • O tópico ‘Endian 2.4.1 – Proxy Transparente com 2 links de Internet’ está fechado para novas respostas.