Endian e placa de rede dual port.

Marcado: 

Visualizando 17 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #49
      Thiago Sales
      Participante

      Puxa, preciso de uma uma placa de rede no PC que atualmente possui o endian instalado, mas não tenho mais slot vazio, assim, teria de trocar o PC.

      Mas encontrei uma placa de rede Intel dual port para vender, será que funcionaria no endian? Essa placa teria IPs independentes, só não sei se ele reconhecerá. Preço dela R$ 200,00.

      Sei que ela é compatível com Linux, mas não sei em qual distrib. o endian se baseia.


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #3317
      Eduardo Silva
      Participante

      Thiago,

      Tens como verificar qual o modelo e/ou chipset da placa? Posso ajudar a procurar a informação.

      Vale lembrar que o Endian firewall community trabalha com um máximo de 4 redes (Red, blue, green, orange).

      []’s

    • #3318
      Thiago Sales
      Participante

      Bom dia Eduardo, vou verificar.

      O modelo é esse:

      Intel® PRO/1000 MT Dual Port Server Adapter

      http://www.intel.com/products/server/adapters/pro1000mt-dualport/pro1000mt-dualport-overview.htm

      É uma placa PCI-X, mas que serve tb em slot PCI desde que tenha espaço para a parte da placa que sobra, tenho uma 3Com aqui Gigabit PCI-X no slot PCI “normal”, no caso é um servidor samba com Debian.

      Não encontrei o modelo do chipset, mas é Intel. Estou aguardando o vendedor confirmar. Ai eu posto aqui.

      Eduardo, mudando de assunto, você já testou modem ADSL USB (no caso para SPEEDY)no Endian? Se que funciona?

      Grato mais uma vez. Abraço.

    • #3319
      Eduardo Silva
      Participante

      Thiago,

      Não consigo te dar uma resposta satisfatória para nenhuma das duas perguntas 🙁

      Acredito que a placa de rede dual deva funcionar sem maiores complicações assim como acredito que o modem adsl usb também deva funcionar…. Posso estar redondamente enganado, mas não tenho como dar palpite sem testar….

      Bem, quanto ao modem usb, existe a opção de rodar ele como router ao invés de conectar via usb?

      Apenas relembrando que não é necessário ter mais de uma interface de rede na WAN para conectar 2 ou mais routers. (Se o motivo de usar usb for este). Você pode utilizar dois ou mais modens conectados na mesma interface wan (usando um switch). Isto é relativamente simples e o failover funcionará sem problemas.

      []’s

    • #3320
      Thiago Sales
      Participante

      OK Eduardo, grato mais uma vez.

      Sobre a última parte, como eu faria isso? Ligaria 02 roteadores no Switch “principal” da minha rede, ou compro um Switch com 4 portas e ligo os 02 roteadores nele e ele na CPU com o Endian, é isso? (seria a opção + barata)

      Outra situação, eu poderia ter uma roteador que suporta 02 links e liga-lo ao endian? Assim o quem administraria e faria a troca dos links em caso de queda do principal seria o roteador e não o endian, será que funciona? (seria a opção + cara)

      Um cliente também está querendo colocar 02 links, o problema que é ele não tem slot para rede, e eu não sabia dessa possibilidade que você citou.

    • #3321
      Eduardo Silva
      Participante

      Thiago,

      Compre um Switch de 4 portas e ligue na interface RED do endian.

      Neste mesmo switch, ligue os dois modens ADSL, configure os 3 equipamentos (endian + 2x adsl) utilizando a mesma subrede. Configure no endian os dois links utilizando o “type” Ethernet Static.

      Se você comprar um router que suporte 2 links e tenha a função de failover, o funcionamento vai ser transparente para o endian, você só irá apontar um único gateway no endian.

      []’s

    • #3322
      Thiago Sales
      Participante

      Entendi Eduardo. “Mão na roda” essas duas opções.

      Qual das duas opções você acha que ficaria + prático? No caso da primeira opção (switch 4 portas) eu teria controle pelo endian para configurar os 02 Links, certo? Ou seja, qual seria o linl principal e qual seria o secundário (backup)?

    • #3323
      Eduardo Silva
      Participante

      Thiago,

      Eu pessoalmente prefiro a opção de dois modens + switch. Acredito que fique mais “flexível” e além disso tem redundância de equipamento. Caso um modem “queime” o outro segue funcionando.

      []’s

    • #3324
      rafael291
      Participante

      Fala galera to com umas duvidas, quem puder me ajudar agradeço.

      Seguindo a mesma linha de raciocinio acima… preciso colocar 3 links… Virtua – Ajato e Speedy.

      Os 3 links ativos e caso algum fique inativo outro ira entrar no lugar ate que volte o serviço.

      Preciso direcionar a porta de FTP 22 para a conaxão speedy, 3306 “mysql” ajato e virtua para navegar em sites “80, 8080, 443, etc…”

      Pra colocar os 3 links consigo atraves do switch tambem?

      Alguem sabe se vou ter alguma dificuldade pra executar esse serviço endian ou vou ter que fazer na mao em um linux?

      Vlws

    • #3325
      Albaney Baylão
      Participante

      Não dá pra fazer por switch tambem.

    • #3326
      rafael291
      Participante

      legal… mas da pra fazer os 3 ativos e direcionar os serviços das portas e ainda trabalhar como backup redundante?

    • #3327
      Albaney Baylão
      Participante

      Desculpe, acabei de ver que eu escrevi errado.

      É possível, sim, fazer por switch. E dá pra fazer os 3 ativos e um sendo o fail over do outro.

    • #3328
      rafael291
      Participante

      Po legal, vlw Albaney…

      Mas uma duvida ainda continua… tem como direicionar as portas de serviço pra cada link?

      vc tem algum tuto ja pronto sobre isso pra me mandar por e-mail? cheguei a fazer uns testes aqui com 2 links mas nao consegui deixar ativo…

      Vlws

    • #3329
      Albaney Baylão
      Participante

      Vá em Network -> Routing -> Policy Routing

      E adicione as políticas de roteamento. Aqui você pode definir que uplink receberá que serviço.

    • #3330
      irwinMatta
      Participante

      Ola pessoal, sou novo aqui!

      Funciona numa boa 3 links com tecnologia diferentes em subredes diferentes ligado num pequeno switch e conectado a porta Rede (RED) do Endiam ?

      Tipo:

      Embratel Dedicado DHCP ->

      Velox PPoE -> Switch 4 Portas -> Porta Rede do Endian (RED – eth1)

      Vitua DHP ->

    • #3331
      thiago_sp
      Participante

      O meu está com um palca PCI de 4 porta RJ. Placa marca SUN, comprei no ML. Não lembro o chipset, mas acho que é SUN tb. Reconheceu e tudo funcionando.

    • #3332
      Rodrigo Prado
      Participante

      Estou com uma duvida semelhante: tenho 2 links, uma LP e um link de radio, obviamente com subredes totalmente diferentes.

      Utilizando esse esquema dos dois links ligados a um switch e este switch ligado na porta wan do Endian. Qual seria o tipo de conexão que deveria utilizar e que endereço deveria ser configurado na wan do Endian.

      Obrigado.

    • #3333
      rafajohn
      Participante

      Albaney,

      Estou com uma dúvida, não sei se pode me ajudar, mais aqui na empresa temos um link de 3MB e estamos fazendo aquisição de um outro 15MB somente para navegação http e https, existe a possibilidade no Endian (free) fazer esse controle? Uso um proxy para filtro de conteudo mais a regra é aplicada através de GPO nas estações e é um software a parte não é o proxy do Endian. O quero é que o link 3MB rode somente para enviar/receber e-mails pois tenho um Exchange e estou tendo sérios problemas de está caindo em blacklist. Abraços e se não fui muito claro me pergunta que respondo, Obrigado!

Visualizando 17 respostas da discussão
  • O tópico ‘Endian e placa de rede dual port.’ está fechado para novas respostas.