Endian é recomendado para mim?

Home Comunidade Brasileira Endian Firewall Endian Firewall Projetos Endian é recomendado para mim?

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2163
      gservius
      Participante

      Pessoal, beleza?

      Seguinte… já vi que o Endian, versão Community, pode fazer muita coisa! Na real nem quero tanto em matéria de firewall… meus interesses são basicamente esses:

      – Load Balance (tenho dois links, um Embratel e outro Rádio)

      – FailOver (tenho dois links, um Embratel e outro Rádio)

      – VPN Site-to-Site (rodo um ERP que deve ser acessado por apenas uma estação em cada uma das duas filiais, além de acessos a arquivos no servidor da matriz)

      – Internet na empresa é livre, portanto não quero bloqueios e nem restrições.

      Atrás dessa estrutura tenho um Server que é AD, Software da Central Telefônica, Backups, DHCP, DNS, e Fileserver e um outro server que é ERP, CRM e BD… tudo isso deve ser acessado pelas duas filiais que devem ter uma estrutura de vpn iguais a matriz.

      E aí? Endian é o que eu quero ou vocês conhecem uma solução melhor e mais prática?

      Obrigado!


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #12616
      Eduardo Jonck
      Participante

      Load balance não é possível, o restante vai atender tranquilo.

    • #12617
      gservius
      Participante

      Eduardo,

      Vou precisar de uma estação em cada filial com o Endian ou posso rodar ele numa máquina virtual nas filiais?

      Pra fazer o FailOver, a estação deverá ter 3 placas de rede, sendo duas para os links e uma para a rede interna, correto?

      O Endian pode funcionar como DNS Server?

      Valeu!

    • #12618
      Eduardo Jonck
      Participante

      O Endian só encaminha os DNSs ele não é um Servidor de DNS para consultas.

      O Endian pode estar tanto em Maquina física quanto VM, ai o que manda é saber configurar as placas das VMS OK.

      Para FailOver é aconselhável ter 3 placas sim, pois uma para cada link externo e uma para o Interno, eu ja vi fazer com uma placa só, porem a eficácia não é a mesma.

    • #12620
      mtpcosta
      Participante

      Eu indicaria o http://pfsense.org/

      Tenho ele na matriz e em mais 3 filiais.

      Firewall, VPN Ipsec, Proxy, DHCP, DNS Forwarder, Gráficos…

      Eu utilizo o endian como proxy por duas deficiências(posso estar errado)do pfsense, que sendo gateway e proxy, só permite navegação pela primeira interface WAN, e também pela dificuldade que encontrei em integrar com o AD Windows, o que no Endian é bem simples.

      Quando você fala em dois links, seria para navegação, caso um fique down, navega pelo outro?

      Se sim, sem problemas, faz tranquilo, isso seria um failover, você pode fazer manual através de regra no firewall, ou automático.

      Para failover de VPN é mais complicado, pois teria que ser por OpenVPN.

      Espero ter ajudado.

    • #12621
      Projetos de TI
      Participante

      Boa tarde,

      Tenho a intenção de instalar a versão 2.5.1 para ser utilizada como Gateway de uma rede Wireless que comportará 150 pessoas simultâneas.

      Configurar um Proxy (squid) e filtro com antivírus , firewall.

      Enfim… gostaria de saber qual equipamento me indicam para esta solução.

      Existe algum tipo de Hardware que o Endian não rode bem, ou seja mais complicado de implantar?

      No aguardo

    • #12622
      mtpcosta
      Participante

      Pode se dizer que roda em qualquer hardware, mas é bom ficar atendo aos drivers, pois pode ser “complicado” ter que instalar um no endian.

      Eu o tenho como máquina virtual, em VMware e Citrix, roda muito bem nos dois Hypervisors, e não tem qualquer problema de instalação se você souber como criar a VM.

Visualizando 6 respostas da discussão
  • O tópico ‘Endian é recomendado para mim?’ está fechado para novas respostas.