Endian muito lento – nao sei mais o que fazer [AJUDA URGENTE]

Home Comunidade Brasileira Endian Firewall Endian Firewall Endian Firewall – Suporte Endian muito lento – nao sei mais o que fazer [AJUDA URGENTE]

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #290
      leo.1122
      Participante

      Pessoal, acabei de implantar o endian na minha empresa, porem nao estou tendo boas experiencias. Espero que voces possam me ajudar.

      É o seguinte, tenho um servidor com um hardware razoalvel (pelo que li aqui no forum) que é um P4 3,00Ghz, 2GB Ram, HDD SATA 80GB, 2 Placas de rede 1 Realtek Gigabit (LAN), e 1 Realtek FastEthernet(WAN). O Endian está ligado em um link dedicado Embratel de 2mbps, extremamente estavel.

      E meu problema é com relaçao a lentidao no acesso a internet, meu link no momento esta 100% livre.

      A navegação fica razoavel quando tenho apenas UMA pessoa conectada. Se alguem começa um download ja era, fica impossivel acessar a internet. MESMO com o download numa velocidade ridicula de 25Kbps. Isso ja é suficiente para matar a rede.

      Ja fiz todos os testes imaginaveis. Desabilitei tudo que era possivel. Com e sem proxy, tranparente e nao tranparente, com e sem detecção de intrusos. Minha memoria RAM fica em 25% minha CPU em 20% (na média).

      Realmente nao sei mais o que fazer, nao gostaria de ter que desistir do endian, pois ele tem uma interface administrativa muito boa.

      Se alguem puder me dar uma luz, vai ser de grande ajuda!

      Valeu

      Leonardo


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #4596
      Eduardo Silva
      Participante

      leo,

      Experimente dar uma olhadela neste post http://endian.eth0.com.br/topic/link-de-60mb-e-endian-lento e seguir os testes e procedimentos propostos ali (Mas volte para responder aqui neste tópico mesmo, assim não misturamos as coisas).

      De qualquer forma, acho muito estranho você ter problemas com mais de 1 usuário. Acredito que possa ter alguma relação com o seu hardware.

      Tente providenciar uma outra máquina para instalar o endian e realizar novos testes. preferencialmente um dual core.

      []’s

    • #4597
      Miguel
      Participante

      Voce ativou o QoS ?

    • #4598
      diegoblos
      Participante

      Caros

      Estou com um problema estranhamente parecido.

      Instalei o Endian 2,3 em um servidor que está sobrando hardware. O que acontece com nosso amigo aí, acontece comigo tbm. Percebi que as conexões para fora da rede via Terminal Services, Metaframe, downloads de arquivos de internet, etc, ficam lentos e caem td hora.

      Já segui os passos indicados no fórum, revisei minha rede, troquei até o hardware do FW.

      O interessante, é que se coloco um Centos com IPtables e Squid, td funciona perfeitamente.

      Até agora não consegui encontrar o problema. Realmente, achei o Endian bem legal, mas ainda não posso considerá-lo estável para produção em abiente como o meu que não pode ter falhas.

      Ainda estou a procura do problema, tenho 1 semana ainda para descobrir algo, senão vou tentar com o pfSense para ver se o problema tbm ocorre.

    • #4599
      Eduardo Silva
      Participante

      diegoblos,

      em outro post seu eu vi que você estava utilizando o snort, logue por ssh no servidor e acompanhe o uso do processador através do comando “nice top -d1”. Experimente também desabilitar todos os recursos adicionais do seu endian, IDS, ntop, e tudo mais que for opcional.

      Verifique se o problema persiste.

      ps: Revise os arquivos de log, procure por qualquer mensagem suspeita.

      []’s

    • #4600
      Miguel
      Participante

      Voces tem o QoS Ativado?

Visualizando 5 respostas da discussão
  • O tópico ‘Endian muito lento – nao sei mais o que fazer [AJUDA URGENTE]’ está fechado para novas respostas.