ENDIAN WAN COMO GATEWAY NÃO FUNCIONA

Home Comunidade Brasileira Endian Firewall Endian Firewall Endian Firewall – Suporte ENDIAN WAN COMO GATEWAY NÃO FUNCIONA

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #1756
      bpradosimao
      Participante

      Fiz a instalação do Endian 2.5.1 perfeitamente. Funcionou legal … aí quando fui configurar gostaria que minha interface vermelha (WAN) fosse do tipo gateway. Porém quando coloco essa configuração e aplico perco totalmente o acesso ao Endian via WEB. Consigo pingar no IP, porém, não acessa de jeito nenhum via WEB. Acontece somente se colocar como GATEWAY a WAN. Se deixar como DHCP funciona normalmente. O que pode ser??

      Obrigado desde já.


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #11069
      Maykon Christy
      Participante

      Bom dia, amigo!

      Qual link de internet você está utilizando?

      Caso esteja utilizando algum link ADSL, coloque o seu firewall para discar para o modem… Ou seja, utilize a opção PPPOE.

      Faça isso e seja feliz! Qualquer dúvida, grite aqui…

      Maykon Christy.

    • #11070
      Diego Pontes
      Participante

      A opção GATEWAY tem apenas uma interface de rede, é muito utilizada quando o Endian não é o seu firewall de borda e você utiliza apenas um dos seus serviços, como o proxy.

      Ex: O Endian é apenas mais um sevidor dentro da sua rede, rodando apenas o serviço de proxy, sem se preocupar em fazer NAT’s ou ser um firewall.

    • #11071
      vscanaan
      Participante

      Prezado,boa tarde,

      Eu tbm utilizo a zona vermelha como gateway.

      Em qualquer máquina da zona verde apenas configuro um IP da mesma rede do servidor endian e no campo gateway coloco o ip do endian, não configuro dns aqui.

      No meu caso o próprio roteador ligado no modem da GVT é o meu gateway, DNS e servidor DHCP. Tudo que chega no Endian ele filtra e manda para o gateway.

      Não tive problemas de acesso via Web após a colocação do gateway com este cenário.

    • #11072
      Diego Pontes
      Participante

      @vscanaan você deve utilizar na Interface de Rede, ethernet static ou ethernet dhcp, o gateway que ele está falando é dessa configuração e não a que você está informando.

    • #11073
      vscanaan
      Participante

      Então..nas opções iniciais de configuração onde o endian informa as opções da interface vermelha: Ethernet static – ethernet dhcp – PPOe – modem isdn, etc.. no meu caso escolhi gateway “última opção” que é o meu roteador GVT onde está o modem GVT.

      Tenho apenas 1 placa de rede na máquina, por isso escolhi a interface vermelha como gateway e apontei o IP do meu roteador.

      Está errado? Pra mim está funcionando normal.

    • #11074
      Diego Pontes
      Participante

      Ah entendi, vai está errado se você estiver tentando utilizar o Endian ou como FIREWALL ou como PROXY, pois é só o usuário apontar o gateway da sua estação pro roteador da gvt e adeus controle de navegação, e pra ficar como firewall o mais correto é ele estar como “bridge” entre as duas redes, internet e rede interna.

      Ps: Pra utilizar com essa configuração e como proxy o ideal é que tenha um firewall na borda, entre o roteador e a rede interna.

    • #11075
      vscanaan
      Participante

      Legal…na verdade eu ainda estou testando os filtros. Quando eu ativar realmente vou colocar 2 placas de rede no servidor, numa irei ligar a rede interna e na outra o roteador GVT como ethernet static como vc indicou ou o modem direto via ppoe. Aí as estações terão que obrigatoriamente passar pelo endian. Mas voltando ao tópico do nosso amigo bpradosimao eu configurei como gateway e não tive problemas de acesso ao endian via web.

    • #11076
      bpradosimao
      Participante

      RESOLVIDO! Olá … Volto aqui para comentar que resolvi meu problema inicial (tópico do forum).

      Alias a resolução é a mais improvável e descobri com ajuda de um amigo de trabalho.

      O mundo linux possui uma incompatibilidade tremenda com produtos da “VIA” .. isso mesmo! … aliás .. o micro que eu estava testando o Endian e perdia comunicacao do nada tinha uma placa de rede on board VIA .. e depois de um certo tempo pegamos outro micro para colocar o Endian e dessa vez tinha uma placa de rede off-board da VIA e ocorreu exatamente o mesmo problema.

      Aí tiramos a placa de rede VIA e colocamos outra (de outra marca) e funcionou legal sem problemas.

      OBS: Essa placa foi testada em um micro Windows e não apresentou problemas.

      Bom .. não sei se são todas as placas VIA, porém, me senti na obrigação de reportar o ocorrido e daqui pra frente ficarei mais atento e irei reparar mais nas marcas das placas (rede, chipset, etc.) que utiliza nos micros em que coloco Endian.

      Vlw. Abraço! Obrigado pela ajuda de todos.

    • #11077
      cleibson
      Participante

      Olá pessoal, estou com o mesmo problema. O colega falou que o problema era incompatibilidade com a placa de rede. No meu caso a minha é uma placa de rede Intel.

      Mas o interessante é que acessa tudo blz no primeiro boot, depois que vc faz as configurações iniciais no primeiro acesso é que fica sem conseguir acessar a interface de gerenciamento via web. Mas pinga normalmente.

      Tô começando a achar que vou ter que procurar outra solução, tenho encontrado um Bugs muito bestas no Endian. O endia só me chamou a atenção por causa da interface de gerenciamento dos filtros do proxy. Se não fosse isso usaria do pfSense que é muuuuuuuiiiitooo mais maduro e estavel do que o Endia.

    • #11078
      leotavs
      Participante

      Estou com o mesmo problema. Basta por como Gateway que ele não acessa mais a interface web.

      Me deem uma luz, aqui na empresa possuo duas internets, uma Embratel dedicado e outra PPOe ADSL, ambas entram no Cisco RV042 que é meu gateway e fazem load balance. Estou precisando usa o Endian, como posso configura-lo?

      A principio eu não queria retirar o Cisco RV042.

    • #11079
      Diego Pontes
      Participante
    • #11080
      leotavs
      Participante

      Baixei a versão 2.4 pra testar e está funcionando como Gateway. Mas eu queria usar a versão 2.5

      Mó sacanagi 🙁

    • #11081
      diego.rodrigo
      Participante

      Meu problema é parecido, preciso de ajuda também, onde trabalho tenho um link da OI ligado a um modem ADSL PPoE_PVCO operando como geteway e com uma DMZ apontando para a interface RED do endian = 10.0.0.50/24, na interface do endian RED coloquei no modo ETHERNET DHCP, o endian está com o endereço 10.0.0.50 no caso, portanto pessoal quando ligo o endian aparece DEAD= O uplink está conectado, mas os hosts, que foram definidos na Barra de Menu Rede ‣ ‣ Interfaces para verificar a conexão não pôde ser alcançado. Em outras palavras, o uplink não está operacional

      Na tabela de roteamento está o seguinte:

      Kernel IP routing table

      Destination Gateway Genmask Flags Metric Ref UseIface

      10.0.0.0 / 0.0.0.0 /255.255.255.0 / U / 0 0 /0 eth0/

      192.168.2.0 / 0.0.0.0 /255.255.255.0 / U / 0 0 /0 br0

      Como posso fazer pra eu conseguir que o endian opere de que a rede verde conseguir ter acesso a internet. pois quando coloco ele na rede a internet trava tudo.

      Obrigado pessoal.

    • #11082
      willbaack
      Participante

      Estou com este mesmo problema atualmente com o endian 2.5.1

      Alguem sabe o que pode estar acontecendo?

      Não acredito que seja com navegador ou similares pois nas versões anteriores do endian tudo funciona normalmente.

Visualizando 14 respostas da discussão
  • O tópico ‘ENDIAN WAN COMO GATEWAY NÃO FUNCIONA’ está fechado para novas respostas.