Feedback versão 2.4 endian

Marcado: 

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #499
      Elizeu
      Participante

      Pessoal, estou afim de migrar para a versão 2.4, mas ainda me sinto inseguro pois não sei se essa versão está bem estável a ponto de segurar as pontas aqui.

      Queria pedir a gentileza do pessoal que já está utilizando a versão 2.4 que coloquem um feedback aqui para que eu possa tomar minha decisão de migrar ou não.

      Descrevam problema encontrados, solucionados e os não solucionados, os bugs e os pontos positivos também.

      Obrigado.


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #5722
      Elizeu
      Participante

      Pessoal, seguinte …

      Notei que na versão 2.4 do endian ele não identifica mais que 3 placas de rede, nas versões anteriores 2.2 e 2.3 ele identifica as 4 placas de rede.

      Mais alguém teve esse problema?

    • #5723
      Elizeu
      Participante

      Vamos lá eu de novo, notei que o endian não aceita mais que 4 Gb de memória. existe alguma maneira de eu liberar para ele gerenciar mais do que 4 Gb ?

      Coloquei 8Gb mas não reconhece mais que 4Gb.

    • #5724
      marcopauloferreira
      Participante

      Boas ELIZEU,

      infelizmente em qualquer distribuição de Linux ou outro sistema operativo qualquer para uma arquitectura 32 bits, mesmo que o Sistema consiga detectar N (onde N é maior que 4) GB de RAM, o processador de 32 bits nunca conseguirá endereçar mais do que 2^32… que é o equivalente a sensivelmente 4 GB de RAM, logo… só numa versão 64 bits do Endian poderia usar mais de 4 GB de RAM.

      mas penso também que 4 GB será mais do que suficiente para o que queres fazer…

    • #5725
      Old Car
      Participante

      Elizeu

      Boa noite

      Já postei esse pergnta no fórum e fui informado que a versão 2.4 esta estável mas pesquisando na propria ferramenta percebi que alguns arquivos precisam ser atualizados como: ipac-ng-extras-1.33-2.endian4.i386.rpm – ipac-ng-1.33-2.endian4.i386.rpm – iptables-1.4.2-1.endian16.i386.rpm – iptables-devel-1.4.2-1.endian16.i386 e um dos principais que diz respeito ao logs mas o link pra download esta fora do ar.

      http://public.endian.com/christian/ulogd-2.0.0-0.endian8.i586.rpm

      vou dispinibilizar os outros arquivos para download nesse final de semana.

    • #5726
      Wanderton
      Participante

      Olá, sou novato no fórum mais também gostaria de passar minha opinião; Trabalho a muitos anos com soluções Microsoft, que em comparativo com o Endian Firewall seria o ISA Server.

      Só conheço a versão 2.4 e estou surpreso com a qualidade do Endian, muito fácil de configurar, rápido e até agora 100% compatível com os navegadores testados (IE, Chrome e Firefox) e com os SO Win2008, Win2003, Win7, WinXP, Ubuntu 10.4 e Debian 5.05.

      Estou usando a seguinte estrutura de rede, Computador com 03 placas de rede (Vermelha, Verde e laranja) com Proxy transparente habilitado, bloqueios de sites via Access Policy e depois pretendo configurar uma VPN.

      Só tive um problema, instalei o Endian pela primeira vez e configurei o proxy transparente, fiz vários testes de configuração desabilitando e habilitando o proxy transparente até chegar a um momento onde se o proxy transparente fosse habilitado todo trafego (http) da rede verde para vermelha era bloqueada.

      Como não sabia a solução resolvi usar a opção Sistema/Cópia de segurança/Restaurar a configuração padrão e reiniciar, e mesmo assim quando habilitava o proxy transparente todo trafego (http) de verde para vermelho era bloqueado.

      A solução foi reinstalar o Endian que voltou a funcionar normalmente.

      Outra Duvida (Não sei se chega a ser um BUG) quando aplico uma configuração todos as opções daquela aba ficam sem funcionalidade, pois tento clicar em qualquer opção e nada acontece, a solução que estou usando e que saio da aba e volto para a mesma, e ai sim tudo volta a funcionar normalmente.

      Muito boa essa ideia do feedback do endian 2.4 pois ajuda muito as pessoas que como eu trabalham com informática ajudando a prevenir problemas futuro quando aplicar o endian em modo de produção.

    • #5727
      Odair Corassa Junior
      Participante

      Olá.. tenho testado a ferramenta já faz algum tempo e realmente só vem a confirmar o que todos dizem a respeito. Facilidade de uso e configuração, estabilidade, compatibilidade com hardware,etc..

      A única dificuldade que tive até o momento é que em algumas circunstâncias utilizamos 02 Links de internet e outra interface para rede local.. O Failover funciona tranquilo porém quando o proxy (contentfilter) é ativado não é possível direcionar serviços e ou hosts por determinado Link..

      Estou procurando solução para essa dificuldade porém até agora não achei..

      Att

      Junior

    • #5728
      Wellington
      Participante

      Olá Maxuel!

      Também gostaria de fazer o log de firewall do edian funcinar. Muitos programas que se conectam a interface vermelha necessitam de um acompanhamento via log do firewall para conseguir liberar.

      Fico no aguardo para a solução.

      Atenciosamente

      Wellington

    • #5729
      Elizeu
      Participante

      Olá Marcopaulo, entendi a questão dos 4Gb relacionados ao sistema do endian ainda ser 32bits, é que eu hoje utilizo hardware que carregaria bem o sistema 64bits e com isso conseguiria utilizar os 8Gb de memória.

      Aqui na empresa os 4Gb as vezes são insuficientes, acredito que terei que alterar minhas regras na política interna para que não seja necessário estar esvaziando o chache toda vez que a internet fica um pouco lenta.

      Vlw pelo feedbck. 😉


      Olá Wanderton, obrigado pelo feedback.

      Ainda estou no 2.3 pois o 2.4 existe o problema das placas de rede que comentei acima, infelizmente preciso das 4 placas pois utilizo além da zonas verde, amarela e vermelha uma extranet em link separado.


      Estou trabalhando agora para o Endian ir buscar no meu AD do win 2003 server, os usuários para poderem autenticar com loguin e senha do AD e com isso eu ter maior controle sobre os acessos.

      Se mais alguém tiver algo para agregar, por favor contribua, o tópico é com intenção de sanar duvidas da comunidade como um todo, agradeço pelos comentários até agora só tem contribuído.

      Abraços.

    • #5730
      Sergio Barolli
      Participante

      Ola galera

      Estou usando o Endian desde a versão 2.3, e até o momento só tenho elogios a este sistema, já encontrei diversos problema mas graças aos prestativos colegas do forum consegui resolver, pois se tratava de problemas na configuração ou relativos à minha rede. Bem como só utilizo duas placas de rede não tive o problema da restrição às 4 placas, uso um pentium 4 2.4 ghz e 1,5 GB de memória e o danado funciona que é uma belezura.

    • #5731
      Bruno Vicente
      Participante

      Pessoal,

      Fazendo o update do Endian 2.4 (Stable) diversas questões levantadas neste tópico serão solucionadas.

      Para atualizar sigam os passos abaixo:

      #efw-upgrade -s

      1) Production (stable releases)

      2) Development (bleeding edge)

      1

      Please enter your username and hit [ENTER]:

      xxxx@xxx.xxx

      Aguarde o processo terminar, é totalmente automático!

      Fiz esse procedimento no meu Endian de produção e se quer precisei reinicia-lo.

      []’s

    • #5732
      Wanderton
      Participante

      Saudações; Fiz esse procedimento e mesmo assim passei e ou (estou passando) por alguns problemas.

      Mais valeu a dica!

    • #5733
      Elizeu
      Participante

      Bruno Vicente,

      Os problemas levantados aqui, são na sua grande maioria problemas na versão 2.4 e não na 2.3, por isso a discussão em cima da versão 2.4.

      Testei a 2.4, mas tive problemas do qual ainda não consegui solucionar que foi a questão das interfaces ETH, a versão 2.4 só enxerga 3 interfaces e eu ainda preciso de 4.

      Mas valeu a dica da atualização via sistema, acho que alguns ainda não estavam inteiramente a par desse tipo de atualização.

      Abraço.

    • #5734
      Sergio Barolli
      Participante

      Correção: estou usando a versão 2.4.

    • #5735
      Bruno Vicente
      Participante

      Elizeu,

      Acho que não fui muito claro. Digo para atualizar a própria versão 2.4.

      Executando o comando indicado, na versão 2.4, vários pacotes serão atualizados corrigindo alguns bugs, como por exemplo a não exibição dos logs de firewall.

      []’s

Visualizando 14 respostas da discussão
  • O tópico ‘Feedback versão 2.4 endian’ está fechado para novas respostas.