Integração Samba (como controlador) + Endian?

Home Comunidade Brasileira Endian Firewall Endian Firewall Dicas e Tutoriais Integração Samba (como controlador) + Endian?

Visualizando 23 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #1522
      Tácio Andrade
      Participante

      Pessoal, algum de você conseguiu fazer a integração de forma correta de um servidor samba (versão 3), como se fosse um servidor MS AD?

      Estou tentando fazer a integração da seguinte forma: Rede >> Adicionar Host >> Adiciono o servidor PDC.

      Depois, vou em: Proxy >> Autenticação >> Windows Active Directory (NTLM).

      Em baixo na área: NTLM specific settings, configurei da seguinte forma:

      Domainname of AD server: localdomain (o mesmo dominio tanto do Endian como do PDC)

      PDC hostname of AD server: info02 (o nome tanto no smb.conf, como da própria maquina)

      PDC ip address of AD server: 192.168.1.254

      Salvo a configuração e vai normalmente, porem quando vou em: Join AD domain e tento logar como root (na maquina Windows, eu consigo normalmente), porem o Endian me retorna a seguinte mensagem de erro:

      Failed to join domain: failed to find DC for domain PROXY SERVER

      Caso alguém já tenha passado por isso e possa me ajudar agradeceria, pois pretendo fazer logo a integração entre ambos antes de cadastrar os funcionários, para não perder tempo.

      Att. Tácio Andrade.


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #9839
      Odair Corassa Junior
      Participante

      Tácio boa tarde,

      primeiro passo

      em SYSTEM > NETWORK CONFIGURATION no passo 3/8 voce deve setar o nome do dominio por completo ao qual esse equipamento fará parte.. salvando as configurações..

      feito isso:

      na tela de autenticação tem os parâmetros:

      Authentication Realm: voce deve preencher com o nome completo do dominio por ex: empresa.intranet.local

      Domainname of AD server = nome de NETBIOS do dominio (em maiusculo)

      PDC hostname of AD server = nome do controlador de dominio

      PDC ip address of AD server = ip do DC.

      porém deve tambem configurar em PROXY > DNS > DNS ROUTING uma entrada contendo o nome completo do dominio e o ip do controlador de dominio.. feito isso salve as configuracoes e o squid vai reiniciar.. apos esse processo voce consegue ingressar o endian ao dominio..

      espero ter ajudado

      att

      Jr

    • #9840
      Tácio Andrade
      Participante

      Odair, o dominio no meu caso não seria apenas o localdomain não? Eu coloquei isto da seguinte forma:

      Nome do computador (host): firewall

      Domainname: localdomain

      Estaria correto assim ou teria que colocar info02.localdomain?

      Outra coisa, este: Domainname of AD server = nome de NETBIOS do dominio (em maiusculo)

      seria no meu caso INFO02 ou LOCALDOMAIN?

      E o: PDC hostname of AD server = nome do controlador de dominio, seria INFO02 ou INFO02.LOCALDOMAIN?

      E também, veja se está certo a minha rota no DNS:

      Domínio: info02.localdomain

      Servidor DNS: 192.168.1.60 (ip do proprio Endian que está servindo de servidor DNS)

      Observações: DNS Routing para o Servidor PDC

      E muito obrigado pela ajuda. =)

    • #9841
      Tácio Andrade
      Participante

      Só para avisar, a rota DNS está correta pelo visto pois pelo SSH consigo pingar corretamente para info02.localdomain

      root@firewall:~ # ping info02.localdomain

      PING info02.localdomain (192.168.1.11) 56(84) bytes of data.

      64 bytes from info02.localdomain (192.168.1.11): icmp_seq=0 ttl=64 time=0.154 ms

      64 bytes from info02.localdomain (192.168.1.11): icmp_seq=1 ttl=64 time=0.146 ms

      64 bytes from info02.localdomain (192.168.1.11): icmp_seq=2 ttl=64 time=0.146 ms

      64 bytes from info02.localdomain (192.168.1.11): icmp_seq=3 ttl=64 time=0.156 ms

      Porem a mensagem de erro ao ingressar continua:

      Failed to join domain: failed to find DC for domain INFO02.LOCALDOMAIN porem agora está dizendo o domínio correto. =)

    • #9842
      Odair Corassa Junior
      Participante

      Então,

      geralmente dominio é montado seguindo orientação FQDN onde o nome do dominio contém mais que o proprio nome por ex.. empresa.homeip.net ou empresa.intranet.local,etc.

      O nome de NETBIOS do dominio seria EMPRESA.

      e o nome do dominio é empresa.homeip.net e por ai vai.esse pode ser o agravante do seu problema.

      att

    • #9843
      Eduardo Jonck
      Participante

      Odair, vc esta enganado, pois nome do domínio é apenas homeip.net, ao que vem antes é apenas o sufixo do domínio, é o NETBIOS como VC disse, e isso é apenas o nome do Servidor onde o AD está, então não tem a necessidade de vc colocar o sufixo do domínio.

      A integração que faço aqui para incluir o Endian no domínio, apenas adiciono o nome do domínio e não o Sufixo, vai por mim, pois fiz um curso de AD faz pouco tempo.

    • #9844
      Tácio Andrade
      Participante

      Odair, entendo o que você falou sobre o dominio ter 2 ou mais nomes, porem já tinha visto casos de usar apenas o localdomain mesmo, para nomes de domínios em AD e funcionando para loguin dia PDC.

      Eduardo, você tem algum print ou como tirar algum print de como ficaria esta tela? A minha está assim:

      http://imageshack.us/photo/my-images/830/capturadetelavnv.png/

      Agradeço a ajuda desde já. =)

    • #9845
      Eduardo Jonck
      Participante

      Segue o print do modo correto de configuração http://www.4shared.com/photo/B7-SfqFY/Configuraes_AD.html

      Tacio, o seu esta invertido entre o nome do servidor e o domínio.

    • #9846
      Tácio Andrade
      Participante

      Pessoal, retornando ao tópico novamente. =/ Eu segui todos os paços, agora sei que estão corretos mesmo, porem mesmo assim, quando tento integrar o Endian ao PDC Debian, continua dando o erro: Failed to join domain: failed to find DC for domain TACIOANDRADE.COM

      Estou tentando logar com o root como administrador (e com a conta root ativada no samba).

      Alguem aqui no forum tem um PDC Linux integrado com o Endian para me socorrer?

      PS1: Agora estou usando o dominio tacioandrade.com, no meu caso o Endian ficou: endian.tacioandrade.com e o pdc debian.tacioandrade.com

      PS2: Estou fazendo usando o MVWare Player para emular ambas as maquinas.

      PS3: Agora estou utilizando o Endian 2.5 neste ambiente de testes (já que amanhã terei que instala-lo em uma maquina de produção).

    • #9847
      Tácio Andrade
      Participante

      Pessoal, eu novamente aqui neste mesmo tema. =)

      Coloquei o Endian para tentar integrar com um servidor PDC (Samba ainda) que montei em ambiente de produção.

      O PDC está funcionando normalmente quando a maquina em questão é um cliente Windows. Agora o problema vem quando tento integrar com o Endian.

      Quando vou a tela de integração, aparece a seguinte mensagem:

      Failed to join domain: Invalid configuration (“realm” set to ‘COLEGIOOPCAO’, should be ‘(null)'”security” set to ‘ads’, should be ‘domain’) and configuration modification was not requested

      Fiz a adição da maquina em Rede > Lista de hosts > Adcionar host -> Endereço IP (host) 192.168.2.3 | hostname dados | Dominio COLEGIOOPCAO

      Na configuração do Endian para integração: http://imageshack.us/photo/my-images/163/configuracaoad.png/

      Alguém tem ideia do que pode ser isso?

    • #9848
      Eduardo Jonck
      Participante

      Tácio, não tinha que ser OPCAO.ALGUMACOISA EX: OPCAO.NET?

      Pois o que acho é que para vc ingressar uma maquina com sistema windows, necessita do nome do domínio.algumacoisa, senão não funfa, não sei se pode ser isso, tenta ai e passa o resultado, abraço!!!!

    • #9849
      Tácio Andrade
      Participante

      Cara, pensei a mesma coisa, porem descobri que não. O meu domínio é só COLEGIOOPCAO mesmo, funciona da mesma forma, pelo menos funcionou na hora de ingressar o XP no domínio.

      E pelo que li do erro, o problema parece ser no smb.conf, porem fiz todas as modificações que ele fala, como mudança do campo security para ads, além do campo realm para COLEGIOOPCAO e nada. =/

      Vou ver se esta semana converso com o cara que instalou a versão 2.3 do Endian lá na empresa a 2 anos atrás para ver se ele já fez isso, já que na empresa que ele atua tem o PDC linux e toda a estrutura em software livre.

    • #9850
      aroldobossoni
      Participante

      Tenho um AD 2008 e um Endian 2.5

      Não consigo adicionar o Endian no domínio.

      Andei procurando aqui no fórum algum post que tratasse exatamente disso mais não achei.

      Alguém sabe de algum?

    • #9851
      Tácio Andrade
      Participante

      Aroldo veja esse tutorial se funciona para você:

      http://hernaneac.wordpress.com/2011/01/04/tutorial-habilitando-endian-para-autenticar-usuarios-no-ad/

      Galera, outra coisa, o DNS Routing serve para que??? Ele é necessário para integrar o Endian no AD?

    • #9852
      Tácio Andrade
      Participante

      Odair

      Você tem um exemplo de como ficaria esse DNS Routing? Teria como postar um Print. =)

    • #9853
      Eduardo Jonck
      Participante

      Aroldo Bossoni, segue o link do Tutorial de Integração do AD com o Endian

      http://endian.eth0.com.br/topic/autenticacao-proxy#post-6876

      Qualquer duvida estamos ai!!!

    • #9854
      Tácio Andrade
      Participante

      Eduardo então você não adicionou nenhum DNS Routing não?

      E me tira uma duvida, sobre: “Eu ja fiz um metodo executar esse comando pela Interface WEB que facilita muito.”, teria como você postar o código que adicionou na página proxyauth.cgi?

      Abração.

    • #9855
      Tácio Andrade
      Participante

      Pessoal, descobri o problema. =)

      Eu sempre pensei que o problema da integração do dominio estava relacionado com o smb.conf do Endian, porem estava completamente enganado, o meu problema estava no winbind.conf. Neste arquivo tem campos parecidos com o do smb.conf, por padrão ele estava assim:

      [global]

      security = ADS

      password server = dados.COLEGIOOPCAO

      realm = COLEGIOOPCAO

      .

      .

      .

      Porem neste caso, teria que modificar assim como a mensagem de erro diz o campo security para DOMAIN.

      Fiz isso no winbind.conf e no winbind.conf.tmpl (pois é a partir dele que o Endian gerará o arquivo de configuração futuramente caso haja alguma modificação) e restartei o winbind e o samba e consegui integrar ao domínio.

      Amanhã eu testo o restante que já está na hora de sair. =)

    • #9856
      Eduardo Jonck
      Participante

      Tacio, na verdade não precisou, mas como eu vi vários dizendo para fazer o roteamento de DNS acabei adicionando em minhas configurações, mas sem também funcionou.

      Segue os arquivos para substituir,

      http://www.4shared.com/file/ZMoNqUXt/winbind.html

      Esse é o Winbind, responsável por sincronizar os Servidores, a edição é minha mesmo.

      http://www.4shared.com/file/Wh06JRMO/menu-proxy.html

      Esse é o Menu para substituir dentro de /home/httpd/menus

      Depois de adicionar e substituir os arquivos, da um chmod 775 no winbind.cgi

      Em seguida vai na opção de trocar a linguagem do Endian e da um Atualizar, assim vai aparecer um novo menu la no Proxy.

      No mais é isso, qualquer coisa posta ai, abraço!!!!

    • #9857
      Tácio Andrade
      Participante

      Galera, venho aqui corrigir um erro. Consegui realmente entrar no dominio fazendo o que disse acima, porem apenas como uma maquina do dominio, o Endian não consegue pegar os usuários do Debian para autenticar no Squid.

      Para resolver isso, descobri que vou ter que usar LDAP. Assim que conseguir mais informações posto aqui.

    • #9858
      victorjunior
      Participante

      No final da história, é possível fazer o Enedian Firewall autenticar em um PDC Samba3 usando tdbsam como passdb backend?

    • #9859
      Tácio Andrade
      Participante

      victorjunior, não é possivel não.

      Para fazer esta integração apenas usando LDAP mesmo. =/

      Att. Tácio Andrade.

    • #9860
      victorjunior
      Participante

      Consegui fazer funcionar, meu cenário é um samba PDC (debian) autenticado em tdbsam, bastou mudar no arquivo winbind.conf.tmpl a linha e pedir para aplicar as configurações novamente.

      security = ADS para security = domain

      agora estou usando as ACL com políticas de acesso por grupo de usuário e o navegador pegando as credenciais de autenticação automáticamente assim que ele entra em sua conta do domínio SAMBA.

    • #9861
      mvldebian
      Participante

      victor, pode postar em algum lugar o passo a passo feito ?

      estou tentando reproduzir o cenário mas o endian só diz q nao foi possivel localizar o dominio.

Visualizando 23 respostas da discussão
  • O tópico ‘Integração Samba (como controlador) + Endian?’ está fechado para novas respostas.