Interface Virtual

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #1942
      Aecio Alves
      Participante

      Caros, boa noite.

      Estou tentando adicionar uma interface virtual no Endian, porém sem sucesso.

      Gostaria de saber se alguém já fez essa configuração.

      Até consegui adicionar essa interface com o comando: ifconfig ethX:0 192.168.0.254 255.255.255.0, mas não é a forma mais interessante, pois ao desligar o equipamento essa configuração some.

      Alguém sabe onde estão os arquivos de configuração da placa de rede?

      Obrigado.


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #11890
      Eduardo Jonck
      Participante

      Gostei da pergunta, preciso estudar isso também, acho que se alguém que conhecesse do processo e postasse algumas ajudas isso iria contribuir muito com os membros.

    • #11891
      mvldebian
      Participante

      Amigo vc deve inserir os demais ips necessários editando a interface RED

      e marcando a opção “Add additional addresses (one IP/Netmask or IP/CIDR per line)”

      Basta inserir um ip por linha

    • #11892
      mvldebian
      Participante

      Depois, quando for criar regras NAT, vc informa por qual IP o serviço X vai responder.

    • #11893
      Eduardo Jonck
      Participante

      Po mvdebian, da uma força ai para o Fórum, explica como se configura a VLAN no Endian, to loco para aprender isso, no aguardo !!!

    • #11894
      Timeu F. oliveira
      Participante

      cara… também comecei a usar vlans no endian essa semana e pra mim foi realmente muito simples…

      você vai em Rede -> Interfaces e clica na Aba VLANs e em seguida Adicionar nova VLAN…

      daí é só escolher a interface que você pretende dividir e escolher o id da vlan (que pode ser qualquer um mas é sempre bom ter algo a ver com sua vlan ex.: se o endereço da rede da sua vlan vai ser 192.168.150.0 um bom id seria 150…)

      lembrando que na interface que vc fizer as vlans vc perderá acesso porque ela “deixa de existir”, então se for fazer na GREEN lembra de habilitar System Access no Firewall por alguma outra interface; no meu caso habilitei a RED já que só tinha a GREEN e a RED. Com isso você vai poder configurar as vlans criadas.

      não foi muito bem detalhado mas espero ter ajudado…

    • #11895
      Aecio Alves
      Participante

      Beleza, valeu.

      Eu pensei que haveria uma outra forma de configurar essa interface virtual.

      No início, até tentei configurar VLANs.

      Valeu pelas dicas, Timeu e Mvldebian… Qualquer novidade aviso vcs!

      Abs

    • #11896
      Aecio Alves
      Participante

      Caros, acabei de realizar os testes para criar uma rede virtual no Endian.

      Tem tentei os dois métodos, mas até agora, achei mais simples a configuração do mvldebian para o meu cenário. Pois preciso apenas da rede virtual e esta não terá DHCP, pois todas as VMs dessa rede terão IP fixo e devem estar isoladas da minha rede principal.

      Creio que a dica do Timeu se adeque perfeitamente a outros cenários.

      Obrigado pelas informações e continuemos a difundir os conhecimentos.

      Estou gostando muito do Endian. Espero logo logo colocá-lo em produção.

    • #11897
      Eduardo Jonck
      Participante

      Ta mas depois que eu perdi o acesso ao Endian como eu recupero esse acesso na GREEN sei que o acesso vai ser feito pela RED ou BLUE, mas e apartir dai, qual o procedimento para a GREEN começar a ter duas faixas de IP por exemplo, ETH0 192.168.1.1 ETH0.1 10.1.1.1

      Não sei se elaborei bem a pergunta, mas acho que ja deu para entender.

    • #11898
      Aecio Alves
      Participante

      Então, essas duas redes eu configurei como:

      Add additional addresses (one IP/Netmask or IP/CIDR per line) :

      Em System > Network Configuration.

      Quando você chegar na configuração da placa de rede GREEN, coloque a segunda rede nesse parâmetro.

      Estranho você ter perdido o acesso ao console do Endian. Você mudou o endereçamento de sua rede?

Visualizando 9 respostas da discussão
  • O tópico ‘Interface Virtual’ está fechado para novas respostas.