Internet Lenta com Endian 2.5.1

Visualizando 38 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2330
      wtopan
      Participante

      Boa Tarde Pessoal,

      Estou com um problema de muitos, lentidão na internet com Endian 2.5.1, muitas pessoas conseguiram resolver esse problema alterar o DNS do mesmo, mas eu já coloquei vário DNS e nem assim revolve o problema, assim que eu altero o DNS a conexão fica melhor, porem ao passar algum tempo volta a mesma lentidão, quando plugo meu computador direto no Modem coloco um download para baixat e sua taxa bate os 500 kb/s, quando coloco o Endian e só minha máquina ligada nele, com tudo dele desativado só com a conexão configurada e coloco o meso download ele não passa de 30 kb/s, alguns tópicos disseram que é problema com o dansguard.conf porem não sei como solucionar esse problema, e não queria colocar o Endian 2.4, alguém pode me ajudar?

      Configuração da máquina:

      Intel core i3 3.30

      Asus p8h61-m le/br

      2GB DDR3 1333

      HD 500 GB

      Placa On-Board de Rede 10/100/1000 Onde está entrando a WAN, já fiz o teste invertendo os cabos também e não alterou nada.

      Placa Off-Board 10/100


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #13185
      mcardosoti
      Participante

      Esse problema é recorrente… Coloquei o endian aqui na empresa faz pouco tempo, e as vezes sofro um pouco com a lentidão do server, que impacta nas conexões de internet.

      Mudei DNS para um publico qualquer e nada mudou… Desativei o antivírus do endian e melhorou um pouco… tenta fazer isso, quem sabe te ajuda.

    • #13186
      wtopan
      Participante

      Após muita lentidão eu alterei novamente o DNS para Open DNS 208.67.222.222 e 208.67.220.220, a conexão ficou perfeita porem entra no que eu disse, quando altera o DNS ela fica boa e depois volta a lentidão, vou continuar monitorando e deixo retorno, se voltar a lentidão farei como o amigo informou, desativar o Anti-vírus.

    • #13187
      wtopan
      Participante

      Bom dia Pessoal,

      Hoje testando a conexão de internet apresentou a mesma lentidão, fazendo download a 30 kb/s, precisei entrar no Endian, configurações de rede e ir avançando os passos e aplicar novamente sem mudar absolutamente nada, após isso a conexão já voltou ao download com minimo de 30 kb/s, alguém pode me ajudar, o que devo fazer, pois não é viável toda vez que apresentar lentidão eu ter de ficar aplicando a configuração, ainda mais nem nem um tipo de alteração e o mesmo voltar a funcionar.

    • #13188
      mcardosoti
      Participante

      Cara, aqui na empresa já fiz várias coisas… já modifiquei várias configurações, já desativei outras e até agora nada de estabilidade no servidor.

      To pensando seriamente em desistir e voltar com a infra que nós tínhamos antes, sem Endian.

    • #13189
      wtopan
      Participante

      Eu vi um tópico que o pessoal pede para modificar algumas linhas do dansguardian porem eu não consegui fazer o procedimento, aguardo alguém passar um passo a passo e ver se consigo corrigir, também verifiquei que a versão 2.4.1 não tem esse problema, estou pensando em instalar ela pois dessa forma não podemos ficar, preciso muito de uma ajuda.

    • #13190
      mcardosoti
      Participante

      wtopan eu fiz a alteração no dansguardian e continua igual, não é constante… as vezes trava feio e as vezes tá ok… queria uma solução definitiva pra não tocar mais a mão no servidor.

    • #13191
      mcardosoti
      Participante

      Eu percebi que a “lentidão” da internet acontece quando estamos passando por algum regra de bloqueio/desbloqueio… por exemplo: tenho uma regra de liberação de sites das 7:30 até as 8:30 da manhã, nesse intervalo de tempo a internet fica muito lenta… depois que passa a regra a internet melhora.

    • #13192
      samuel
      Participante

      voces que estao com a conexao lenta usam proxy transparent?

    • #13193
      wtopan
      Participante

      eu usava proxy transparente, agora desabilitei o mesmo para testes e mesmo assim não mudou nada, quando a internet fica lenta eu tenho de fazer o procedimento de Conexão de rede e aplicar sem mudar absolutamente nada, ou é isso ou é reiniciar o endian do mais nada que testei volta a conexão ao normal.

    • #13194
      mcardosoti
      Participante

      Uso proxy não transparente.

    • #13195
      samuel
      Participante

      Entendo..Utilizem sempre proxy n transparent.. podemos desconsiderar problemas com hardware? se sim blza…. vcs ja tentaram aumentar a taixa de UP e DW na guia proxy? façam o teste!

    • #13196
      ronaldodavi
      Participante

      Realmente torna-se complicado trabalhar com internet lenta entre outros, vamos aqui a algumas questoes.

      1 – Crie uma regra no firewall liberando porta 25, 80, 443, 110, 465, 587

      2 – Adiciona o IP Ou mac na regra para que essa maquina corra por fora do proxy

      3 – Vai na maquina e desabilita tudo realcionado a proxy e a detecção automática

      Feito isso a maquina estara liberada na internet para navegação etc

      caso nao seja modificada velocidade e continue lento o problema nao e o proxy pode ser outra coisa

      caso fique com a velocidade boa como voce gostaria

      Vai no proxy e cria uma regra sem filtro liberando tudo para todo local e poe o mesmo pc nesta regra e desabilita a regra do firewall e faz o mesmo procedimento de havaliação

      e por ai vai!

      voce poderia ter colocado o endian num segundo link ou mesmo com ip interno e realizar testes antes de colocar em produção para nao afetar a empresa!

    • #13197
      mcardosoti
      Participante

      samuel essa de aumentar a taxa de up e download na configuração do proxy eu não fiz ainda… qual lógica dessa configuração? Aumento a taxa baseado no link de internet?

    • #13198
      wtopan
      Participante

      Vamos lá, já tenho criado todas essas regras liberando as portas solicitadas só a 465 que eu não utilizo, também já realizei o procedimento de colocar o mac da máquina e criar uma regra que do mac da máquina para rede Vermelha fica tudo liberado, meu proxy está desabilitado então nem uma máquina está passando por ele, mas ainda continuo com o mesmo problema, o que está servindo o Endian para mim de momento, agora nada ele só recebe a conexão e passa para as máquinas porem está com as configurações desabilitadas de Proxy de anti-vírus, precisei deixar dessa forma para ir eliminando possibilidades e ainda não cheguei em uma conclusão.

    • #13199
      Dennye Garcia
      Participante

      Senhores, no meu caso o problema de lentidão estava relacionado a leitura de disco, mudei as configurações de cache de proxy substituindo os valores padrão pelo valor 1. também desabilitei a politica de acesso padrão do antivirus e tem que desmarcar nos contentfilters criados a varredura de virus. O ids, ntop, snmp, dhcp e openvpn podem ser desativados tb se forem utilizados.

    • #13200
      samuel
      Participante

      a txa de Up e DW se refere ao tamanho maximo que pode ser realizdo de up e dw mas as vezes quando há um grande numero de conexao simultanea esse numero ja nao é o suficiente e como ele é registrado pela unidade em KB as vezes confundimos e nao colocamos o tamanho ideal. quanto ao vc WTOPAN tem ctza que o problema n é hardware? link ? pois o teste final que tu pode fazer é isso que vc disse quando desabilita o proxy a conexao tem q ficar normal pois nao esta filtrando nada…um conselho é refazer todas as regras como o firewall tivesse acabado de ser instalado…deixa proxy n transparent e desabilita as porta 80 e 443 obrigando o usuario passar pelo proxy.

    • #13201
      mcardosoti
      Participante

      Dennye Garcia, cara se não é pedir muito… você poderia me mandar um print da tela do seu Endian na parte de cache do seu proxy?

    • #13202
      wtopan
      Participante

      Então de apesar da máquina ser zera eu pensei sim nessa possibilidade de ser problema de hardware, porem eu ligo o Endian agora e está perfeitamente bem, ai amanhã por exemplo ele está muito lento, ai eu vou na pagina principal, Conexão de rede e vou clicando em avançar e finalizo no final, esse procedimento seria um restart nas configurações de Rede do mesmo, e simplesmente fazendo esse procedimento, tudo volta ao normal, se fosse hardware não deveria voltar certo?

    • #13203
      samuel
      Participante

      se sua maquina falando sinceramente tem um hardware razoável com certeza não é hardware, mas esse procedimento que vc fez define apenas quem é a lan a wan e o tipo de conexao pp0e dedicado etc… eu aconselhei voce a refazer todas as regras de proxy e de firewall como se fosse um endian novo. e seguindo alguns conselhos aki acima… tente ai e post

    • #13204
      Dennye Garcia
      Participante

      Coloquei noma galeria de fotos do site que to montando pra mim veja lá em http://uai-site.webnode.com.br/endian/

    • #13205
      wtopan
      Participante

      Farei o procedimento como solicitado, porem meu proxy está desabilitado devo habilitar o mesmo? Se sim, como devo deixar? Transparente ou não? Devo desabilitar o firewall de saída porta 443 e 80 para forçar os colaboradores sair pelo proxy?

    • #13206
      Dennye Garcia
      Participante

      se seu proxy ta desabilitado, o problema não é no endian

    • #13207
      Dennye Garcia
      Participante

      pode ser resolução de nome, link ou ids do endian, caso esteja habilitado.

    • #13208
      mcardosoti
      Participante

      Dennye Garcia, valeu cara… modifiquei os valores de cache agora… vou ver como se comporta o endian agora.

      Abraço

    • #13209
      ronaldodavi
      Participante

      esse configuração ai vai meio contra a ideia do proxy liberou todas as portas e eliminou o cache digamos que seria a mesma coisa de liberar a porta no firewall e nimguem passar por proxy a diferença e que voce pode filtrar alguma coisa.

    • #13210
      mcardosoti
      Participante

      Então Ronaldo, eu só alterei o cache, quanto as portas abertas no proxy deixei como padrão.

    • #13211
      wtopan
      Participante

      Bom pessoal Novamente apresentou lentidão na internet, então fui no firewal e fiz uma regra do MAC da minha máquina para Zona Vermelha passar liberado, e comecei a testar e a lentidão continuou presente, o proxy está desabilitado e o antivírus também.

      Então fui em Conexão de rede e avancei todos os passos e finalizei a mesma, sendo assim ela reiniciou as configurações e tudo voltou perfeitamente, conexão perfeita, não sei mais o que testar, alguém poderia me orientar em algum outro teste?

    • #13212
      samuel
      Participante

      Wtopan pelo que sei se seu proxu esta desativado o problema n pode ser o endia e pelo tanto de testes ja realizado, o problema n esta na sua rede interna? essa lentidao que voce fala é para abrir as paginas? qual a txa em kbs do DW? tenta colocar um route comum “Asus” “tplink” “linksys” e faz o teste… as vezes vc esta insistindo em algo que nao é bem o que parece ser.

    • #13213
      wtopan
      Participante

      Na verdade aparenta ser o Endian, pois hoje cheguei na Empresa e coloquei para fazer um download taxa de 30 kbps ai tirei o endian e coloquei direto foi para mais de 300 kbps ai reiniciei o endian e coloquei o mesmo download a taxa estava mais de 300 kbps, porem daqui algum tempo essa Taxa está lá embaixo novamente e se eu reiniciar o Endian volta ao normal, seria problema do endian?

    • #13214
      mcardosoti
      Participante

      To com o mesmo problema do wtopan, já fiz vários testes e o problema persiste… tem horas que funciona bem, tem horas que trava e a internet fica lenta… espero um dia achar uma solução pra deixar o endian rodando perfeito.

    • #13215
      mcardosoti
      Participante

      To ficando sem cabelo aqui já… tá complicado, alguém tem mais alguma solução para nós?

    • #13216
      ronaldodavi
      Participante

      Feito todos os possíveis teste e configurações recomendo fortemente que você pegue um cpu pode ser com a menor configuração possível pois tenho firewall com k6-II 500mhz 768MB ram rodando tranquilo.

      Procure placas de rede com chip RTL3189 ou as D-link sao bem reconhecidas

      Instale o Endian sem nenhum tipo de restrição nem nada e coloque na rede no lugar do firewall atual e veja a velocidade neste caso e bom colocar esta cpu no anbiente de produção para ver o comportamento sob situação real

    • #13217
      mcardosoti
      Participante

      Amigos, depois da alteração do arquivo settings do dansguardian o Endian tem se mostrado estável… espero que continue assim.

      /usr/lib/efw/dansguardian/default/settings

      MAXCHILDREN=256 # padrão é 40

      MINCHILDREN=16 # padrão é 8

      MINSPARECHILDREN=8 # padrão é 4

      PREFORKCHILDREN=16 # padrão é 6

    • #13218
      wtopan
      Participante

      Vou fazer sim o Teste com outra máquina mas tambem achei interessante a configuração do mcardosoti será que você poderia passar passo a passo como chegar no arquivo como alterar como salvar por favor?

    • #13219
      mcardosoti
      Participante

      wtopan

      entra no Endian via ssh e use um editor de texto qualquer, pode ser o nano, vi… tanto faz.

      dentro do servidor via ssh digite a linha:

      nano /usr/lib/efw/dansguardian/default/settings

      procure pelos parâmetros e altera como mostra abaixo.

      MAXCHILDREN=256

      MINCHILDREN=16

      MINSPARECHILDREN=8

      PREFORKCHILDREN=16

      _____________________________

      Configuração padrão Endian

      MAXCHILDREN=40

      MINCHILDREN=8

      MINSPARECHILDREN=4

      PREFORKCHILDREN=6

      Para salvar com o editor nano dá um ctrl + O depois ENTER depois ctrl + X

      Acho que é isso, tente ajustar desta forma e depois volta aqui pra nos dar o feedback

    • #13220
      wtopan
      Participante

      Bom dia Pessoa, estava sofrendo ainda com o Endian e nada de corrigir, mas agora realizei o procedimento que o mcardosoti me passou e vou deixar rodando uns 2 dias e posto o feedback para vocês, espero que resolva pois não tem mais o que fazer, se isso não corrigir vou instalar a versão 2.4.1 o que eu não queria fazer.

    • #13221
      wtopan
      Participante

      Bom pessoal, nada ainda de correção do Endian, vou colocar outra versão infelizmente, não tem mais o que eu fazer de testes, alguém mais tem alguma ideia?

    • #13222
      Ivens Tadeu Silveira
      Participante

      Olá,

      Não sei se alguém ainda está tendo problemas com isso mas eu desativei o Antivírus no supervisor de conteúdo e resolveu o meu problema.

Visualizando 38 respostas da discussão
  • O tópico ‘Internet Lenta com Endian 2.5.1’ está fechado para novas respostas.