Internet Lenta

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2717
      Andre Araujo
      Participante

      Boa tarde, estou com o seguinte problema.

      Na instituição que trabalho possui um link de 10mb dedicado, está funcionando perfeito, porem a noite quando tem as aulas, a conexão cai drasticamente, fica muito lenta.

      O que posso verificar? Alguma configuração alterada?

      Grato pela atenção.


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #14256
      Eduardo Silva
      Participante

      Já verificou a utilização do link durante a noite?

      Aproximadamente quantos usuários/computadores tem ligados ao efw?

    • #14257
      Dennye Garcia
      Participante

      Olá amigos, altere os parametros no arquivo seguinte no Endian e reinicie seu fw, mais nada.

      vi /usr/lib/efw/dansguardian/default/settings

      MAXCHILDREN=512

      MINCHILDREN=128

      MINSPARECHILDREN=36

      PREFORKCHILDREN=16

      MAXSPARECHILDREN=256

    • #14258
      Andre Araujo
      Participante

      Obrigado por responderem. Entao, cerca de 200 pessoas utilizam a internet a noite. Durante o dia funciona perfeito.

      Sobre a alteraçao do arquivo settings. Não encontrei ele. a pasta dansguardian esta vazia(empty). Crio a pasta default e o arquivo settings?

      So para constar, não fui quem instalou e configurou o servidor, e eh meu primeiro contato com o endian, apesar de saber um pouco de linux.

    • #14259
      juniorcba
      Participante

      boa tarde,

      senhores na própria pergunta ja existe a resposta… kkk é visível que existe um alto consumo do link de noite, e dependendo da velocidade de seu link ele pode não estar sendo suficiente. veja na aba estado, grafico de trafego e veja o link main, la vc vai ter o consumo media e também consegue ver pelo horário o quanto foi utilizado de noite.

      se quiser mandar um print do grafico, manda que agente te ajuda.

    • #14260
      Andre Araujo
      Participante
    • #14261
      juniorcba
      Participante

      Andre,

      cara pelo que mostra ai as 8 da noite teve um pico que chegou a 598 kbps, como vc disse que é sempre de noite a lentidão. é isso mesmo.

      de quanto é seu link? é faculdade correto, se quiser vc pode tentar fazer um QoS, porem ele sera aplicado a todos os micros da rede, não tentei fazer por maquina maquina pra ver se funciona, mais pra rede todo ja testei e consegui limitar a banda.

    • #14262
      Andre Araujo
      Participante

      Juniorcba,

      Sim, é uma faculdade, como as aulas são a maioria a noite tem esse problema. O link eh de 10mb dedicado. São entre 200 há 300 usuários, talvez mais, não sei o numero ao certo.

      Pelo que pesquisei, e o que o pessoal posto ali em cima, pensei q seria por causa msmo da qntdade configurado errado.

      O QoS q fala, seria como no seguinte link?

      http://endian.eth0.com.br/topic/utilizando-qos-no-endian

      A rede é dividida em duas, uma administrativo e outra para os alunos. Isso atrapalha em algo?

      Grato pela resposta.

    • #14263
      Andre Araujo
      Participante

      Seria essas as configurações que teria que fazer para p QoS?

      http://endian.eth0.com.br/topic/utilizando-qos-no-endian

      E se criar o arquivo settings com as informações q Dennye Garcia passou será q ajudaria?

    • #14264
      Dennye Garcia
      Participante

      Olá, se estiver com o dansguardian ativado crie um filtro qualquer e use-o em alguma regra, dai o arquivo, /usr/lib/efw/dansguardian/default/settings vai ser criado, alguns arquivos só são criados quando usamos o serviço. Seu tráfego pode se degradar em relação ao uso no período noturno, mas mesmo que aumente seu link não conseguirá mais de 40 conexões simultâneas se não mudar estas configurações que citei acima, dando a sensação que nada mudou. Qual a versão do seu Endian? Recomendo usar a última.

      Exemplo: aqui no datacenter que trabalho tenho 3 links de 100MB e mesmo assim enquanto não fiz esta configuração o pessoal reclamava da lentidão. tenho mais de 200 usuário usando a internet o dia todo.

      <editado pela moderação>

    • #14265
      Andre Araujo
      Participante

      Acho que o dansguardian não está ativo. Qual o comando para ativa-lo?

    • #14266
      Rubem_mn
      Participante

      Basta criar uma política de conteúdo, ou pode inicializar o comando com

      —-

      /etc/init.d/dansguardian restart


Visualizando 11 respostas da discussão
  • O tópico ‘Internet Lenta’ está fechado para novas respostas.