Link de 60Mb e endian lento!

Visualizando 17 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #165
      andrei1976
      Participante

      Pessoal meu link é de 60Mb (média de 6000kb/s) e quando passo a rede para acessar a web através do endian, fica muito lento com taxas em média de 50 kb/s. Já fiz uma nova instalação, sem policy alguma (tudo liberado), só o proxy transparent ativado e continua lento.

      OBS: Servidor Xeon 2.6, 4gb, HD 250 Gb


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #4062
      Albaney Baylão
      Participante

      Primeira consideração: é um desperdício de equipamento. O meu endian funciona dentro uma máquina virtual em um computador com metade desta configuração junto com outras duas máquinas virtuais e dá conta tranquilo….Você com certeza tem uso mais nobre para este equipamento.

      Tirando esta consideração, que sequer é da minha conta 🙂 , seria interessante que você fornecesse alguns detalhes sobre como está o comportamento do sistema: No dashboard qual está sendo o tráfego? Qual a memória ocupada? Qual a taxa de utilização dos processadores?

    • #4063
      andrei1976
      Participante

      Na verdade este é o equipamento mais simplório que possuo, virtualizado tive o mesmo problema, por isso optei por instalar em uma máquina física para que não fiquem dúvidas quanto a virtualização. Quanto ao uso de memória está sempre com cerca de 65% livre, disco então nem se fala, o tráfego está baixo pq os usuários se irritam com a lentidão e desistem de usar a web. Você tem idéia de quantos clientes ele suporta bem(possuo uns 170 clientes)?? se há problemas com as requisições de atualiações de antivírus, ou sei-lá… notei ontem que ele com cerca de 35 clientes funcionou muito bem.

      Se alguém mais tiver algum conselho.

      Obrigado.

    • #4064
      Albaney Baylão
      Participante

      Eu possuo aproximadamente umas 500 estações, sendo que como alguns são laboratórios de informática que não são usados constantemente, devo ter uns 200 simultâneos e ele dá conta. O limite de usuários pelo qual o endian dá conta depende mais do equipamento do que dele. A sua configuração deveria dar conta de pelo menos 250 clientes simultâneos sem problema (é o equivalente ao hardware do X2)

      O uso do antivirus ou do filtro de conteúdo até fazem a página demorar mais a entrar, por que primeiro a página é carregada pelo endian que aí faz a verificação do conteúdo (por vírus ou por conteúdo impróprio) e somente depois disso libera a página. Isto faz com que a página demore mais a aparecer, mas em compensação quando ela aparece ele aparece muito mais rápido, sendo que como ela fica no cache o próximo usuário recebe a página quase que imediatamente.

      Eu particularmente sou contra o uso do antivirus do endian, mas isso é apenas uma opinião. Também não curto o proxy transparente e distribuo o proxy através de políticas, auto-discovery, etc..

      Como você não está tendo problemas de memória sendo descarregada no swap, o que eu posso recomendar aqui seria a realização de alguns testes para isolar o problema:

      A) retire o proxy transparente e deixe as pessoas navegando pela web através do Endian mas sem proxy. Se você tiver problemas de desempenho neste cenário você tem algum problema com a sua rede (placa, cabo, switch, etc.). Neste cenário o endian não faz praticamente nada e uma configuração como a sua deveria dar conta de milhares de equipamentos sem problemas. O erro também pode ser na configuração básica do endian (IP, Gateway, DNS).

      B) habilite novamente o proxy transparente, mas coloque na lista de exceções a sua rede inteira “Bypass transparent proxy from SUBNET/IP/MAC 192.168.0.0/16)” (os números são só um exemplo) Faça uma política de acesso irrestrito (sem antivirus nem filtro de conteúdo), coloque-a em primeiro lugar, permitindo acesso a toda a sua rede.

      C) Divida a sua rede em subredes e coloque todas estas sub-redes no Bypass, e vá tirando uma de cada vez e veja o que ocorre com o comportamento delas. Caso ao acrescentar uma sub-rede apareça um problema, coloque-a novamente e retire outra sub-rede. Se isso resolver o problema está naquela sub-rede.

      D) Se passou até aqui o problema deve ser o antivirus. Altere a política de acesso e coloque o antivirus e verifique.

      Espero ter ajudado.

    • #4065
      marcelhalls
      Participante

      Eu estou com o mesmo problema com 4 clientes, eu ja testei tudo o que voce pode imaginar, tirei endian e coloquei um Mikrotik e a internet VOA.

      Quer ver coisa pior, faca um download! Ele demora uns 20s pra iniciar.

      Eu realmente nao sei o que pode ser isso.

    • #4066
      Eduardo Silva
      Participante

      Pela natureza do dansguardian, este pode tornar a navegação um pouco mais lenta, não chega a ser nada muito crítico, mas pode ser percebido.

      Observe por um tempo o desempenho do seu servidor durante o horário de pico, experimente logar por ssh e rodar um “top -d1”, observe principalmente o uso de processador e de uma atenção especial ao campo “%wa”

      em outro terminal, deixe um tail -f rodando no arquivo /var/log/squid/cache.log e outro em /var/log/messages

      Se não encontrar nada que chame a atenção, experimente:

      – Desative o antivirus e verifique se você sente alguma melhoria.

      – Experimente também desativar o content filter por completo mantendo o acesso através do proxy observe se ocorre alguma melhoria.

      Qual o tamanho do cache em disco que você definiu e qual o tamanho atual deste?

      []’s

    • #4067
      rribeio
      Participante

      Pessoal,

      Só a titulo de informação, tenho aproximadamente 500 clientes com link de 100Mbps (POP-RIO) com um servidor dell 1500 (Pentium 3 1.5ghz, 512, 36GB 7200). O server fica com o load de CPU e memoria no talo, pois faço: Proxy Transparent, DHCPD, Proxy SMTP, e outros.

      Fiz um “tunning” diminuindo cache, logs, e desabilitando verificação de virus e deu uma boa melhoria na performance, mas ainda nao esta satisfatorio.

      Em resumo, está atendendo com certa lentidão na resposta de acesso à sites dada ao exposto, mas após iniciar o download consigo atingir meu total do link.

      Att

    • #4068
      Eduardo Silva
      Participante

      rribeio,

      Com 500 clientes atrás do seu firewall e com tantos recursos ativos, será que não seria interessante utilizar uma máquina um pouco mais robusta?

      []’s

    • #4069
      Johntex
      Participante

      Estou tendo o mesmo problema de lentidão, primeiramente era uma placa de rede queimada, 10/100 só funcionava a 10.

      Depois foi a troca do modem da gvt. Para conseguir todos os 100Mbps contratados eu tive que trocar a placa de rede por uma 10/100/1000. Não sei o porquê, só sei que assim modem e endian passaram a conversar direito.

      Entretanto continuo com problemas não consigo passar dos 50Mbps.

      Mas se eu desativar a detecção de intrusão, na mesma hora os teste de velocidade vão para 100Mbps. É alguma coisa aí, mas ainda não sei o que =/

    • #4070
      jrteco
      Participante

      Li vários tópicos de ajuda aqui no site mas não achei nada que me ajudasse, fiz a configuração de max e min, desabilitei o antivirus, não tenho pico de memória e nem de cpu, mas a navegação é lenta, na hora do almoço libera um usuário de acesso livre por 1 hora, é ai que a velocidade despenca de fez, esse usuário usa um filtro de conteúdo com black list e algumas restrições pré-definidas, eu uso proxy não transparente e todos os navegadores ja estão configurados e também ja fiz o teste de DNS, nada, nada resolve o problema, alguma luz? Alguém ja passou por isso? Desde ja obrigado.

    • #4071
      neophsp
      Participante

      jrteco,

      Quantos users vc tem na rede? Post a conf do settings do DG.

    • #4072
      jrteco
      Participante

      neophsp

      Tenho 32 maquinas usando o mesmo usuário de permissão básica(quase tudo bloqueado algumas excessões). E tenho mais 2 usando com usuário de permissão administrativa.

    • #4073
      jrteco
      Participante

      neophsp

      Como sou novato nisso, não sei pegar essa configuração que vc me pediu.

    • #4074
      jrteco
      Participante

      neophsp espero q seja isso rsss

      # DansGuardian config file for version 2.9.x

      reportinglevel = 3

      languagedir = ‘/usr/share/dansguardian/languages’

      language = ‘en’

      loglevel = 1

      logexceptionhits = on

      logfileformat = 1 # maybe we should change this?

      #maxlogitemlength = 400

      #anonymizelogs = on

      #syslog = on

      #statlocation = ‘/var/log/dansguardian/stats’

      loglocation = ‘/var/log/fifo/dansguardian’

      filterip = 127.0.0.1

      filterip = 127.0.0.2

      filterip = 127.0.0.3

      filterip = 127.0.0.4

      filterip = 127.0.0.5

      filterport = 9999

      proxyip = 127.0.0.1

      proxyport = 9998

      accessdeniedaddress = ‘http://YOURSERVER.YOURDOMAIN/cgi-bin/dansguardian.pl’

      nonstandarddelimiter = on

      usecustombannedimage = 1

      custombannedimagefile = ‘/usr/share/dansguardian/transparent1x1.gif’

      # Filter groups options

      filtergroups = 5

      filtergroupslist = ‘/etc/dansguardian/filtergroupslist’

      # Authentication files location

      bannediplist = ‘/etc/dansguardian/lists/bannediplist’

      exceptioniplist = ‘/etc/dansguardian/lists/exceptioniplist’

      banneduserlist = ‘/etc/dansguardian/lists/banneduserlist’

      exceptionuserlist = ‘/etc/dansguardian/lists/exceptionuserlist’

      showweightedfound = on

      weightedphrasemode = 2

      urlcachenumber = 1000 # maybe we should set this higher?

      urlcacheage = 900

      scancleancache = on

      phrasefiltermode = 2

      preservecase = 0

      hexdecodecontent = off

      forcequicksearch = off

      reverseaddresslookups = off

      reverseclientiplookups = off

      logclienthostnames = off # maybe this should be an option?

      createlistcachefiles = on

      maxuploadsize = -1

      maxcontentfiltersize = 256

      maxcontentramcachescansize = 2000

      maxcontentfilecachescansize = 20000

      filecachedir = ‘/var/tmp’

      deletedownloadedtempfiles = on

      # download manager stuff

      initialtrickledelay = 20

      trickledelay = 10

      downloadmanager = ‘/etc/dansguardian/downloadmanagers/default.conf’

      # antivirus

      #contentscanner = ‘/etc/dansguardian/contentscanners/clamav.conf’

      contentscannertimeout = 60

      contentscanexceptions = off

      # auth plugins

      #authplugin = ‘/etc/dansguardian/authplugins/proxy-basic.conf’

      #authplugin = ‘/etc/dansguardian/authplugins/proxy-digest.conf’

      #authplugin = ‘/etc/dansguardian/authplugins/proxy-ntlm.conf’

      #authplugin = ‘/etc/dansguardian/authplugins/ident.conf’

      authplugin = ‘/etc/dansguardian/authplugins/ip.conf’

      recheckreplacedurls = off

      forwardedfor = on

      usexforwardedfor = on

      logconnectionhandlingerrors = on

      logchildprocesshandling = off

      maxchildren = 256

      minchildren = 16

      minsparechildren = 8

      preforkchildren = 16

      maxsparechildren = 32

      maxagechildren = 1000

      # maximum number of concurrent ips

      maxips = 0

      ipcfilename = ‘/var/tmp/.dguardianipc’

      urlipcfilename = ‘/var/tmp/.dguardianurlipc’

      pidfilename = ‘/var/run/dansguardian.pid’

      nodaemon = off

      nologger = off

      # Enable logging of “ADs” category blocks

      logadblocks = off

      loguseragent = off

      # daemonuser = ‘nobody’

      # daemongroup = ‘nobody’

      softrestart = off

      mailer = ‘/usr/sbin/sendmail -t’

    • #4075
      neophsp
      Participante

      Creio que o seu squid está permitindo usar o mesmo usuário para vários IP, certo?

      altere seu maxparechildren para 10000

      /usr/lib/efw/dansguardian/default/settings

      e depois da um reload no DG.

    • #4076
      jrteco
      Participante

      Neoship, o que faz esse maxparechildren ?

    • #4077
      jrteco
      Participante

      neophsp, fiz a alteração que pediu, a internet parou e o dansguardian não carregou mais via web, ai voltei o parametro como estava antes voltou a funcionar, mas meu problema de lentidão ainda permanece…triste isso, rss, ja estou pesquisando outra versão de firewall…to quase desistindo dessa…

    • #4078
      medrado
      Participante

      Man,

      faça o seguinte, acesso este arquivo via cli “/usr/lib/efw/dansguardian/default/settings”

      Desative o HAVP :

      HAVP=off

      E aumente o MAXCHILDREN ele corresponde ao numero de usuarios simultâneos que o dansguardian trabalha. Sendo que o máximo é 1028 devido ao padrão POSIX utilizado pelo Dansguardian

      MAXCHILDREN=556

      MINCHILDREN=16

      MINSPARECHILDREN=8

      PREFORKCHILDREN=16

      MAXSPARECHILDREN=32

      MAXAGECHILDREN=1000

      Feito essas alterações você tem que reiniciar o endian. Teste e me fale ai man!

Visualizando 17 respostas da discussão
  • O tópico ‘Link de 60Mb e endian lento!’ está fechado para novas respostas.