Matriz & Filiais: rádio + VPN

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #685
      moso
      Participante

      Olá pessoal! 😀

      Tenho hoje (de forma simplificada) a seguinte estrutura:

      .              |
      
      |
      | matriz |
      |
      |
      /
      /--/
      /
      |
      |
      | predio c/ antenas e switch |
      |
      |
      / / /
      /--/ /--/ /--/
      / / /
      |
      | |
      | |
      |
      | filial 1 | | filial 2 | | filial 3 |
      |
      | |
      | |
      |

      Ou seja: a matriz e as filiais são conectadas por links de rádio através da rede 192.168.19.0/24

      A rede da matriz é 10.0.0.0/24, da filial 1 é 10.1.0.0/24, da filial 2 é 10.2.0.0/24 e da filial 3 é 10.3.0.0/24.

      Com o uso do Endian Community 2.4.1 gostaria de migrar para a seguinte solução:

      .              |
      
      |
      | endian |
      | matriz |
      |
      |
      | |
      / |
      /--/ |
      / |
      |
      | |
      |
      | predio c/ antenas e switch | | VPNs via internet |
      |
      | |
      |
      / / / | | |
      /--/ /--/ /--/ | | |
      / / / | | |
      |
      | |
      | |
      | | | |
      | endian | | endian | | endian | | | |
      | filial 1 | | filial 2 | | filial 3 | | | |
      |
      | |
      | |
      | | | |
      / / / | | |
      / / /
      | | |
      / / | |
      / /
      | |
      / |
      /
      |

      A ideia é substituir os gateways atuais pelo Endian.

      Cada Endian teria três placas de rede: uma para a rede interna local, outra para conectar ao rádio e a outra para conectar ao modem ADSL (que seria configurado em modo bridge).

      Eu gostaria de manter os links de rádio como forma principal de comunicação entre as filiais e a matriz.

      No caso da comunicação via rádio ter problemas a comunicação deve passar automaticamente para a VPN via internet.

      É possível fazer isto com o Endian?

      Se sim poderiam me indicar o caminho, como dispor as comunicações e as rotas nos termos “coloridos” (zonas) do Endian?

      Parece que a versão 2.4.1 teve mudanças na parte de VPN, não sei como isso afeta a construção deste cenário.

      []’s


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #6425
      moso
      Participante

      Olá pessoal!

      Alguém aqui no fórum já fez algo parecido com o que eu quero para obter uma espécie de redundância de link entre matriz e filiais?

      []’s

    • #6426
      jabinha
      Participante

      Cara, eu montei assim, tenho aqui 6 link de internet 2 fibra, 2 radio, 2 dinamico

      O RB10000 com 9 wan que recebe os 6 links, a baixo 5 servers endians, 1 squid e proxy, spam, 2 router redes + rotas externas Vpns, 3 router rede + rotas internas clientes, 4 router + rotas servers virtualizados, 5 rouer + acesso wi fi.

      todos servers com vlans para rotas autorizados e não autorizados.

      Vlw

    • #6427
      moso
      Participante

      Olá jabinha! 🙂

      Minhas principais dúvidas estão na configuração do Endian…

      Na matriz o Endian terá na zona verde (br0) os endereços 10.0.0.254 e 192.168.19.254; na zona vermelha (ppp0) o endereço do IP fixo da internet; na zona roxa (tap0) a conexão da VPN.

      O Endian da filial terá na zona verde (br0) os endereços 10.1.0.254 e 192.168.19.1; na zona vermelha (ppp0) o endereço do IP fixo da internet; não possui zona roxa mas tem a interface tap1 com um IP fornecido pelo servidor de VPN da matriz.

      Como faço para configurar o Endian de forma que por padrão a comunicação entre a filial e a matriz se dê pelos IPs 192.168.19.0/24 (que estão na zona verde, pela interface br0) e que somente se houver interrupção no link de rádio (rede 192.168.19.0/24) a comunicação passe a ser pela VPN?

      []’s

    • #6428
      rck
      Participante

      moso,

      Conseguiu alguma solução?

      Estou com uma estrutura parecida e gostaria de implementar uma solução como essa que você colocou!

      Tks.

Visualizando 4 respostas da discussão
  • O tópico ‘Matriz & Filiais: rádio + VPN’ está fechado para novas respostas.