Melhor pratica para configura DNS com AD

Home Comunidade Brasileira Endian Firewall Endian Firewall Endian Firewall – Suporte Melhor pratica para configura DNS com AD

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #18948
      EvertonMarques
      Participante

      Olá Pessoal

      Utilizo e Endian a pouco tempo , estou com lentidão no tratamento de DNS. Já pesquisei vários tutoriais e encontrei configurações de DNS no Endian de formas diferentes, gostaria de saber qual é a correta para ele se comunicar com meu servidor de Domínio AD e DNS ?
      Meu Endian já esta integrado ao domínio ok, minha duvida é: no painel do Endian em: Sistema – Configuração de Rede – na etapa 5/8 nas configuração de DNS da rede vermelha o melhor seria colocar o DNS do meu servidor de DNS o AD ou o DNS da operadora de Internet que utilizo como: GVT, Neet etc..
      Em Proxy – DNS – Roteamento de DNS : Eu já configurei o nome e IP do meu AD
      Em Rede Configuração de Host : já coloque o domínio , nome do computador AD e IP .
      Ao eu pingar um IP externo da rede interna tenho perca de pacote ?
      O que acham


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #18975
      EvertonMarques
      Participante

      Alguém indicaria a melhor configuração ??

    • #18981
      Grube
      Participante

      Boa tarde Everton,

      Bem na minha configuração atual eu deixo configurado nas interfaces de rede do firewall o DNS da operadora. E quando configuro no cliente seja via DHCP ou manualmente eu configuro o DNS do AD.

      Sobre o roteamento do DNS se eu não me engano, é configurado quando vc tem um DNS depois de um NAT. Então como no meu caso, cada unidade tem o seu próprio AD eu não configuro essa opção.

      Abs!

      Grube

    • #18982
      Grube
      Participante

      Ah, esqueci da sua última pergunta.

      Não tenho tido problema na resolução dos nomes e se vc pingar para um endereço interno não pode perder pacote por conta do DNS, já que o DNS serve apenas para a resolução de nomes. IP para IP não utiliza DNS.

      Abs,

      Grube

    • #18991
      EvertonMarques
      Participante

      Olá Grube Obrigado pelo contato
      Então parceiro eu configurei primeiro deixando o DNS do AD e depois testei deixando o DNS da operadora mas a internet fica lenta demais das duas formas e quando dou um ping no DNS da operadora com 200.175.5.139 que é da GVT ele apresenta varias falhas de conexao e quando deixo direto no modem fica 100% é um internet de 100MB com fibra.

      Quando coloco o Endiam configurado o DNS das duas formas tenho uma perca enorme de desempenho, eu utilizava antes o TMG .
      Teria uma dica o que pode estar acontecendo, pois meu servidor de DNS interno esta 100% ele resolve os nomes e IPs .

    • #18992
      Khall
      Participante

      Problema de Lentidão no endian acho que todos, se n todos a maioria, ja tivemos.
      kkkk

      Teve casos que era causado pelo antivírus, desativando voltava ao normal.

      Teve casos que tinha que editar um arquivo, desculpa, mas n lembro qual, tem uns topicos antigos falando sobre isso.

      Desculpa não poder ajudar efetivamente!

    • #18997
      Grube
      Participante

      Everton,

      Quando vc pinga pra algum IP válido, vc tem tido problemas de perda de pacote?

      Eu tive um problema recentemente que era de eu ter feito besteira e ter deixado a porta do proxy em um dos firewalls aqui aberta, então algum chinês MF ficava mandando requisição toda hr pra essa porta e ferrava com a minha net.

      Enfim, veja ai primeiro como fica o ping pro nome e depois pra um IP válido. Posta ai que vamos tentando ajudar.

      Abs!

      Grube

Visualizando 6 respostas da discussão
  • O tópico ‘Melhor pratica para configura DNS com AD’ está fechado para novas respostas.