Modelo de QOS

Marcado: 

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #207
      rribeio
      Participante

      Pessoal, seria possível postar algum modelo de QOS funcional para ter ideia de como fazer? Pensei em não limitar o trafego interno, mas sim o externo e para faixas de IPs. To em duvida por onde comecar.


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #4287
      Albaney Baylão
      Participante

      Meu caro, o primeiro passo é pensar o que é importante para você. Por exemplo, no meu caso a prioridade é garantir o acesso a Web pelos alunos e professores e acesso a email pelos funcionários.

      Outra coisa que você deve pensar é o potencial de utilização do protocolo. Email precisa de pouca banda para ter uma experiência confortável de uso, skype precisa de muita banda.

      E por último o potencial de consumo que um protocolo pode usar. Uso excessivo de email dificilmente vai causar um problema, skype e, principalmente, p2p podem fazer com que um único usuário consuma toda sua banda disponível.

      Desta forma você deve colocar como prioridade alta e sem limite de utilização o seu protocolo essencial, com alto consumo e banda mas sem muita possibilidade de explosão no consumo de banda, o que no meu caso seria a web dos alunos e o email dos funcionários. Colocaria aqui também os protocolos essenciais ao funcionamento da infraestrutura de rede, tais como dns, rip, etc. Tirando o DNS, quais dependem da sua rede.

      Colocaria como prioridade alta, mas com limite de utilização o skype (o que é complicado pois o skype pode se disfarçar de tráfego web normal)

      Colocaria como prioridade média, sem limite de utilização o uso normal, não prioritário, e sem muita possibilidade de explosão de tráfego. No meu caso outros emails e acessos web.

      Colocaria como prioridade baixa, com limite de utilização outros tráfegos de uso válido, mas não frequentes, tais como ftp, imap, etc.

      Colocaria como bulk, e com limite baixo de limitação todos os outros tráfegos. Isso fará com que qualquer programa válido (ou inválido) continue funcionando o suficiente para o seu usuário não comer o seu figado afinal de contas continua funcionando e você tem chance de adicionar as portas necessárias, mas os programas inválidos não vão atrapalhar o uso válido.

      Espero ter ajudado.

Visualizando 1 resposta da discussão
  • O tópico ‘Modelo de QOS’ está fechado para novas respostas.