Problema com roteamento entre redes internas

Home Comunidade Brasileira Endian Firewall /dev/null Problema com roteamento entre redes internas

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #18081
      alxbf
      Participante

      Boa tarde!

      gostaria de uma ajuda com relação ao roteamento entre redes internas. Possuo o seguinte cenário:
      tenho uma rede da operadora OI ligando 15 lojas com um concentrador localizado em minha filial, sendo os ip’s classificados da seguinte forma – 192.168.101.x/24, 192.168.102.x/24, 192.168.103.x/24 e assim por diante até o final das lojas. Todas se comunicam com o concentrador “gateway” 192.168.100.1 e saem normalmente pelo proxy endian versão 2.5.2. Porém tenho em minha rede interna – matriz – uma rede utilizando a faixa de ip 10.14.0.0/24, neste caso essas máquinas não estão tendo acesso à rede 192.168.x.x e vice-versa, apesar de também acessar a internet através do mesmo endian, que tem em sua placa verde dois ip’s configurados: 192.168.100.11 e 10.14.0.49. Como proceder para que essas redes se enxerguem? já adicionei várias rotas na tabela de roteamento e até o momento não obtive sucesso. Só um exemplo como detalhe, a máquina com ip 10.14.0.70/24, acessa a internet através do endian e consegue realizar o comando ping tanto no endereço 10.14.0.49 quanto no 192.168.100.11, porém não consegue acesso as demais redes, tipo 192.168.101.x.
      Aguardo a ajuda de vocês.
      Obrigado.


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #18086
      Eduardo Silva
      Participante

      Caro,

      Você teria a possibilidade de adicionar uma placa de rede extra no seu endian?

      Isso definitivamente iria te facilitar a vida.

      Exemplo:

      Verde: 10.14.0.0/24
      Azul: 192.168.100.0/24

      Depois basta criar rotas (na web interface mesmo) dizendo que as redes 192.168.101.0/24, 192.168.102.0/24, (….) saem pelo gateway 192.168.100.1

      Com esta configuração você pode usar o interzone firewall para definir regras de acesso/bloqueio entre origens/destinos nas redes azul e verde.

      Importante realizar um traceroute em uma rede remota para a rede 10 e um traceroute na rede 10 para uma das redes remotas e ver aonde que o trace está parando.

      []’s

    • #18106
      alxbf
      Participante

      Caro Eduardo,

      já possuo mais duas placas disponíveis para configuração neste mesmo equipamento, o que me gera a dúvida no caso sugerido por você e como inserir os endereços gateways para cada rede, ou isso não será necessário neste cenário?

      Att,

    • #18110
      Eduardo Silva
      Participante

      Se você for usar um roteador para gerenciar múltiplas redes, você pode criar as rotas para subnets na web interface em Network \ Routing

      []’s

Visualizando 3 respostas da discussão
  • O tópico ‘Problema com roteamento entre redes internas’ está fechado para novas respostas.