Problema de Autenticação do Outlook Web App (Exchange)

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    • #793

      Prezados Colaboradores, boa tarde!

      Venho por meio deste post parabenizar pela ajuda do Portal endian.eth0.com.br, as informação divulgadas aqui através de Tópico auxiliam muitas pessoas que utilização a plataforma livre EFW. Parabéns!

      Estou com problema na liberação de determinada porta em nosso EFW Vesion 2.4.

      – Utilizamos o Microsoft Exchange V.14.0.650.0 via web.

      – O mesmo utiliza as seguintes configurações POP3, IMAP e SMTP.

      Logon público: Não

      Configuração de POP externa:

      Nome do Servidor: pod59020.outlook.com

      Porta: 995

      Método de criptografia: SSL

      Configuração de IMAP externa:

      Nome do Servidor: pod59020.outlook.com

      Porta: 993

      Método de criptografia: SSL

      Configuração de SMTP externa:

      Nome do Servidor: pod59020.outlook.com

      Porta: 587

      Método de criptografia: TLS

      – As configurações do POP3 e IMAP foram realizadas com sucesso.O problema ocorre na liberação do SMTP por causa de seu método de criptografia TLS, pelo mesmo é o que nos aparenta. Sendo assim adotamos a seguinte configuração.

      Em Firewall – Outgoing Traffic – Agregar nova regra do firewall.

      Origem: 00:23:AE:B7:F5:90

      Destino: Red

      Serviço: Definido pelo usuario

      Protocolo: TCP

      Porta: 587

      Politica: Permitir

      Anotar: allow STMP Acadêmico Exchange.

      O resultado do cenário descrito acima é; estabelecemos conexão pelo POP3 ou IMAP(SVR ENTRADA) mas ocorreu erro de conexão SMTP (SVR SAIDA).

      OBS: Utilizo um sistema acadêmico, o mesmo me disponibiliza uma opção onde configuro meu ID: exemplo@facul.edu.br Pass: efw@2011, Servidor Saída: pod59020.outlook.com

      A partir dele consigo encaminhar aos alunos qualquer material ou solicitação, notas, certificados, etc…

      Base de Teste: Windows Live Mail, Sistema Acadêmico Sophia.

      Resultado com EFW: Erro de Conexão

      Resultado sem EFW: Conexão Estabelecida.

      Obrigado pelo espaço para duvidas, abraços!!


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #6850
      hernaneac
      Participante

      Esse mac address de origem mencionado na regra “00:23:AE:B7:F5:90” é a única máquina que acessa o smtp?

      Já testou um telnet na porta 587 pra ver se a conexão é feita?

    • #6851

      Prezado Hernaneac, bom dia! Muito Obrigado por ter respondido meu POST.

      – Somente o MAC ADDRESS descrito “00:23:AE:B7:F5:90” tem a necessidade de acessar a porta 587/SMTP.

      – Pelo TELNET estou conseguindo estabelecer a conexão apenas pelas portas 995/POP e 993/IMAP.

      – Pela porta 587/SMTP retorna o erro;

      =====================================

      C:>telnet pod51004.outlook.com 587

      Conectando-se a pod51004.outlook.com…Não foi possível abrir conexão com host n

      a porta 587: conexão falhou

      =====================================

      Observação Importante -> Tenho outra configuração aplicada no EFW V.2.4 (MAC’s “00:23:AE:B7:F5:90 e “00:23:AE:B7:F5:12” para permitir a porta 465/SMTP (smtp.gmail.com). Neste cenário funciona perfeitamente.

      – Já realizei diversos teste, recriei vários cenários, mesmo assim o problema persiste.

      – Estou com 2 chamados abertos, Microsoft e Empresa Responsável pelo Sistema.

      Caso alguém tenho um solução, obrigado desde já.

    • #6852
      hernaneac
      Participante

      bom, já tentou “pingar” pod51004.outlook.com para ver se está resolvendo o nome corretamente? Já tentou verificar telnet em outro host? tenta usando esse por exemplo smtp.locaweb.com 587.

      Já tentou liberar usando o IP ao invés do MAC?

      Testa aí e nos retorna

    • #6853

      COMANDO PING: Por segurança os servidores da Microsoft não aceitam PING.

      =============================

      C:>ping pod51004.outlook.com

      Disparando contra sn1prd0202.outlook.com [65.55.94.40] com 32 bytes de dados:

      Esgotado o tempo limite do pedido.

      Esgotado o tempo limite do pedido.

      Esgotado o tempo limite do pedido.

      Esgotado o tempo limite do pedido.

      Estatísticas do Ping para 65.55.94.40:

      Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 0, Perdidos = 4 (100% de perda),

      =============================

      COMANDO TRACERT: Por esse método no 13º Salto não consigo encontrar uma rota como podemos observar logo abaixo.

      =============================

      C:tracert pod51004.outlook.com

      Rastreando a rota para sn1prd0202.outlook.com [65.55.94.40]

      com no máximo 30 saltos:

      1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.9.90

      2 165 ms 10 ms * 187.85.203.1

      3 9 ms 18 ms * 189.51.144.2

      4 64 ms 32 ms * 189.51.144.1

      5 21 ms 16 ms * 189-51-34-181.unotel.com.br [189.51.34.181]

      6 17 ms 18 ms * 189-51-32-2.unotel.com.br [189.51.32.2]

      7 18 ms 17 ms * static.201.20.8.10.datacenter1.com.br [201.20.8.

      10]

      8 27 ms 19 ms * ge5-0-3-100.sanpaolo2.spa.seabone.net [195.22.21

      9.73]

      9 132 ms 142 ms * te7-2.miami7.mia.seabone.net [195.22.199.111]

      10 146 ms 157 ms * microsoft-us.miami7.mia.seabone.net [195.22.199.

      42]

      11 175 ms 155 ms * ge-3-0-0-0.dal-64cb-1a.ntwk.msn.net [207.46.43.2

      34]

      12 162 ms 165 ms * ge-4-2-0-0.sn1-64cb-1a.ntwk.msn.net [207.46.46.1

      79]

      13 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.

      14 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.

      =============================

      ANALISE DO DOMÍNIO: Na busca por uma solução verifique algumas configurações do domínio onde realizamos nossa solicitações.

      Servidores DNS nos Root Servers:

      glb1.glbdns.microsoft.com. [204.79.195.7] [GLUE]

      glb2.glbdns.microsoft.com. [65.55.117.2] [GLUE][de A.GTLD-SERVERS.NET]

      HOST ATUAL: Configurações por MAC ou IP ADDRESS aplicada no firewall não surtiram resultado esperado, erro!

      HOST DIFERENTE: Configurações por MAC ou IP ADDRESS aplicada no firewall não surtiram resultado esperado, erro!

      TELNET SERVIDOR DIFERENTE: SMTP.LOCAWEB.COM ,cofigurações por MAC ou IP ADDRESS aplicada no firewall não surtiram resultado esperado, erro!

    • #6854
      hernaneac
      Participante

      Qual gateway configurado nessa máquina?

    • #6855

      IP 192.168.9.100

      MASK 255.255.255.0

      Gateway 192.168.9.90

      DNS1 192.168.9.90

      DNS2 189.51.144.23

    • #6856
      hernaneac
      Participante

      O IP 192.168.9.90 é o IP do Endian?

    • #6857

      Prezado hernaneac, boa tarde!

      Configurações do EFW V.2.4

      LINK -> IP WAN (189.51.144.200)

      REDE -> IP LAN (192.168.9.90)

      DESKTOP COM REGRA PARA SMTP

      -> IP LAN (192.168.9.100)

      -> MASK (255.255.255.0)

      -> Gateway (192.168.9.90)

      -> DNS1 (192.168.9.90)

      -> DNS2 (DESABILITADO)

    • #6858
      hernaneac
      Participante

      Tem como postar um print das suas regras de saída no firewall?

    • #6859
      hernaneac
      Participante

      Tem proxy de SMTP habilitado no endian? se tiver tem como desabilitar e fazer um teste?

    • #6860

      Prezado hernaneac, boa tarde… desculpe a demora.

      O proxy SMTP esta desabilitado, segue abaixo as configurações através de print.

      http://img692.imageshack.us/img692/6816/imagemqaq.png

      Abraços, e obrigado mas uma vez…

    • #6861
      hernaneac
      Participante

      Mude a ordem das regras e coloque essa regra da porta 587 como primeira regra

    • #6862

      Prezado Hernaneac, bom dia!

      Realizei sua sugestão na sexta passada, infelizmente não obtive sucesso. Estou finalizando a instalação de outro Endian (Contigência) vou aplicar esta regra de saída nele e realizar os teste necessários.

      Qual outros serviços de e-mail(exchange, locaweb) utiliza a porta 587/SMTP em suas configurações?

      Gostaria de realizar mais teste, obrigado desde já.

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