Problemas com VPN

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #1721

      Caros, boa tarde

      Irei explicar detalhadamente o meu problema

      Na empresa em que eu trabalho existem 2 (dois) servidores Endians que ligam a Matriz até a Filial.

      O range de IP da Matriz é 172.19.0.0/16 (primeiro e terceiro andar) e 192.168.0.0/24 (segundo andar) enquanto o da filial é 192.168.100.0/24

      Entre a Matriz e a Filial existe uma ligação VPN configurada com a criação de um usuário VPN somente com nome e senha e posteriormente inserido no Firewall (Tráfego de VPN) com acesso a serviço e destino qualquer. Isso tudo foi configurado no Endian da Matriz.

      Quando você está na empresa filial, você consegue acessar normalmente as máquinas da Matriz inclusive as de IP 192.168.0.0/24 pois foi feita uma configuração em “Rede > Roteamento” permitindo tal ação. Essa configuração foi feita nos 2 (dois) Endians e funciona normalmente com acesso livre tanto da Matriz para Filial, quanto vice e versa.

      O problema está quando eu criei um outro usuário VPN no servidor (Endian da Matriz) e fiz o mesmo procedimento que o primeiro usuário… Porém este novo usuário eu utilizo da minha casa via OPENVPN, coloquei o certificado na pasta certa e tudo mais, e consigo me conectar! Porém eu só consigo acesso a rede 172.19.0.0/16 (O Endian servidor de VPN encontra-se nesse range).

      Não consigo acessar a rede 192.168.100.0/24 nem a 192.168.0.0/24, nem mesmo o ping responde! Já verifiquei o IP da minha rede de casa que é 192.168.15.0/24. Não há conflito!

      Eu simplesmente não consigo acessar essas redes, nem mesmo o Endian que está na Filial.

      O que pode ser o problema?

      Aguardo


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #10883

      Detalhando:

      Rede 192.168.0.0/24

      |

      | Ligação por um Switch core

      |

      “Rede Matriz”

      Endian A (172.19.64.0/20) OPENVPN SERVER

      |

      | VPN-Tunnel (pela Internet)

      |

      “Rede Filial”

      Endian B (192.168.100.0/24) OPENVPN GW2GW

      Obs:

      – Quem está dentro da rede da filial consegue acessar qualquer outra rede normalmente

      – Quem está na rede da Matriz também consegue acessar qualquer rede normalmente

      – Quem está na rede que foi ligada pelo switch, também consegue acessar toda a rede (matriz e filial)

      Porém, se algum outro usuário externo se conectar no Endian servidor OpenVPN, esse usuário só consegue acesso a rede Matriz (172.19.64.0/20). Gostaria de saber o porque disso? Quais são as possíveis causas?

      Obs: O range de IP do usuário externo não é igual ao de nenhuma rede interna

      Aguardo

      Obrigado

Visualizando 1 resposta da discussão
  • O tópico ‘Problemas com VPN’ está fechado para novas respostas.