Problemas de velocidade no Endian 2.5.1

Home Comunidade Brasileira Endian Firewall Endian Firewall Endian Firewall – Suporte Problemas de velocidade no Endian 2.5.1

Visualizando 24 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #1685
      ezefeo
      Participante

      Olá Pessoal,

      Após atualizar meu Endian 2.4.1 para a versão 2.5.1 a internet ficou muito lenta, o consumo de banda esta normal,procesamento e memória ram também, porém notei que Main disk (quem tem 36 GB) esta com 98% de uso´, alguém sabe como resolver isso?


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #10720
      ezefeo
      Participante

      O disco esta marcando assim, mas não sei como limpar…

      Filesystem Size Used Avail Use% Mounted on

      /dev/sda1 37G 34G 720M 98% /

      /dev/mapper/local-var

      162G 13G 141G 9% /var

      /dev/mapper/local-config

      99M 4.7M 89M 5% /var/efw

      /dev/mapper/local-log

      20G 6.8G 12G 38% /var/log

      /dev/sda1 => 98% Used. Warning. Disk Filling up.

    • #10721
      ezefeo
      Participante

      Antes da atualização ele estava assim:

      Filesystem Size Used Avail Use% Mounted on

      /dev/sda1 37G 690M 34G 2% /

      /dev/mapper/local-var

      162G 13G 142G 9% /var

      /dev/mapper/local-config

      99M 5.0M 89M 6% /var/efw

      /dev/mapper/local-log

      20G 6.8G 12G 38% /var/log

    • #10722
      ezefeo
      Participante

      depois de varios testes, sem sucesso, resolvi reinstalar o endian, ja colocando a versão 2.5.1, restaurei o backup e o problema de espaço em disco foi resolvido, porém a internet esta muito lenta, demora a carregar até a logomarca do google, as configurações são as mesmas que eu tinha no endian 2.4.1, estou pensando seriamente em voltar a versão…

      um detalhe importante é que se eu abrir a porta 80 no firewall de saída e navegar sem passar pelo proxy, ele vai normal, mas quando passa pelo proxy fica muito lenta, uso proxy autenticado not transparente, antivirus esta desabilitado em todas acess policy

      alguem pode me dar uma luz????

      Abraços

    • #10723
      Diego Pontes
      Participante

      Você faz os bloqueios pelo dansguardian? Se sim, crie uma regra acima com autenticação e selecione todos os grupos e deixe todos navegando sem bloqueios, a internet vai ficar lenta?

      Estou passando pelo mesmo problema, na versão 2.5-1 e na versão 2.5, quando habilito o dansguardian a internet fica uma carroça.

    • #10724
      Diego Pontes
      Participante

      Se a lentidão for por causa do dansguardian.

      Cara resolvido o problema, talvez resolva o seu. No dansguardian existem três listas de bloqueio, a primeira checa as palavras da página para ser somado uma nota e bloquear a página ou não, a segunda são os sites já catalogados na base de dados do dansguardian e a terceira são as páginas da whitelist e blacklist colocadas no braço.

      Detalhe, quando vc coloca bloqueios na primeira lista ele tem que checar a página e por isso fica lento o carregamento, fiz vários testes e deixei somente a categoria adulto marcada na primeira lista e somente para dois grupos e a internet está de primeira, quando marco mais categorias a net volta a ficar lenta, fiz todos os meus bloqueios pela segunda lista e o que passar é só ir bloqueando na terceira.

    • #10725
      Maykon Christy
      Participante

      Boa tarde, Diego Pontes! Beleza, fera?

      Qual a configuração física do seu servidor?

      Fique na paz amigo.

    • #10726
      Diego Pontes
      Participante

      Máquina para 40 usuários.

      model name : Intel(R) Pentium(R) CPU E5300 @ 2.60GHz

      Mem: 2014

      root@fw6b:~ # hdparm -tT /dev/sda1

      /dev/sda1:

      Timing cached reads: 4856 MB in 2.00 seconds = 2427.33 MB/sec

      Timing buffered disk reads: 356 MB in 3.01 seconds = 118.19 MB/sec

      Processador não passa dos 20% de consumo, memória usada não passa dos 1.2Gb, não chega nem perto de usar swap e a taxa de escrita do hd não é das piores, você acha que pode ser máquina, mesmo assim?

    • #10727
      Maykon Christy
      Participante

      Obrigado pelo retorno, Diego Pontes.

      Mestre, eu estava desconfiando… Mas depois que você postou a configuração do seu servidor, acredito que não seja isso.

      Por falar em máquina, a sua é muito boa.

      Fique na paz irmão!

    • #10728
      ezefeo
      Participante

      Olá pessoal, primeiramente obrigado pelo retorno, desativei todos os bloqueios da 1ª lista e resolveu o problema a internet ficou normal, funcionando super bem, porem estou enfrentando um problema no tamanho maximo/minimo de arquivo no proxi, onde coloquei 15000 tanto para envio quanto para recebimento, ele acaba bloqueando varios sites retornando a mensagem do squid “The request or reply is too large” o que significa que é o tamanho mesmo que esta bloqueando, no endian 2.4.1 eu não tinha problemas com isso. alguém sabe como resolver?

    • #10729
      Diego Pontes
      Participante

      Altera para 0 os valores.


      @Ezefeo
      as vezes sua net da uma parada, passa uns 10 segundos pensando e depois carrega a página? Aqui as vezes está acontecendo isso.

    • #10730
      ezefeo
      Participante

      Pois é, eu me precipitei quando disse que estava funcionando tudo perfeitamente, ocorre exatamente isso que vc disse, e voltou a ficar lenta, observei que quando altero qualquer coisa no content filter e aplico ela fica rapida por uma meia hora, logo depois volta a ficar lenta, amanha vou voltar a versão 2.4.1 que estava funcionando perfeitamente aqui, quiz fazer a atualização e me compliquei…

    • #10731
      Diego Pontes
      Participante

      Também estarei fazendo fazendo este downgrade.

    • #10732
      Maykon Christy
      Participante

      Bom dia á todos!

      Amigos, farei os testes na parte da tarde, e tentarei solucionar o problema.

      Até mais!

    • #10733
      Maykon Christy
      Participante

      Amigos, boa tarde!

      Vocês atualizaram o blacklist via GUI?

      No aguardo, feras!!!

    • #10734
      Diego Pontes
      Participante

      Configurei os bloqueios, percebi que estava lento e depois fiz a atualização pela interface pra tentar solucionar e não deu certo, o que você notou?

    • #10735
      Edinho
      Participante

      Ezefeo,

      em dicas e tutoriais postei o artigo http://endian.eth0.com.br/topic/acelerar-a-internet

      Acho que poderá ajudá-lo, pois, depois de várias tentativas, consegui achar uma solução para este problema.

    • #10736
      ezefeo
      Participante

      Boa Noite Maykon Christy e Edinho, Obrigado por colaborar com o tópico,

      Maykon Christy, Fiz a atualização das backlist, logo que fiz o upgrade.

      Edinho, coloquei estes DNS no meu endian, mas o problema continua, decidi fazer o downgrade, pois não posso fazer muitos testes em uma base que esta em produção, acabo compromotendo a qualidade do meu serviço, o que me motivou a colocar novamente a versão 2.4.1 foi, o Sarg (não consigo acesso), Backup (estava fazendo, mas hoje apresenta uma tela vermelha como um erro, porém sem nenhuma escrita) Limite de tamanho de download (bloqueia outros sites postei o problema aqui http://endian.eth0.com.br/topic/problema-com-tamanho-maximo-de-download) diante destes problemas, ainda tenho a confiança na versão 2.4.1.

      Abraço

    • #10737
      Diego Pontes
      Participante

      @Edinho eu já havia tentado fazer isto também, vlw!

    • #10738
      Marco Aurélio
      Participante

      Pessoal,

      Será que o problema é mesmo com os DNS´s?

      Eu já testei com vários e não vi uma grande diferença.

      Percebi desabilitando o proxy, mas ai, o controle vai por água abaixo.

      O Squid não deveria acelerar a navegação, fazendo cache das páginas e evitando baixa-las novamente?

      Será que estamos configurando ele corretamente?

      Alguém sabe explicar como funciona o gráfico do Squid (proxy web)?

      []´s

    • #10739
      Johntex
      Participante

      Mesmos problemas; mesmas tentativas de soluções; nada resolvido =[ Hoje eu volto para o 2.4.1!

    • #10740
      fabianohkd
      Participante

      Passei pelo mesmo problema e tive que desabilitar o antivírus (menu/proxy/antivírus) e coloquei 0 (zero) na configuração de tamanho máximo da varredura de conteúdo.

      Não adiantou nem o 2.4.1, testei também outros servidores DNS mas não vi diferença alguma, foi só desativar o antivírus e tudo ficou ótimo.

    • #10741
      neophsp
      Participante

      Olá pessoal,

      Estou enfrentando o mesmo problema. Lentidão nos acessos. Uma das coisas que notei na lentidão foi que ao acessar uma página de internet, no access.log aparece vários DENIED para o site e quando eu dou um reload no Dansguard a internet volta a funcionar.

      Somente os sites que não precisam de autenticação acessam normalmente e muito rápido.

    • #10742
      neophsp
      Participante

      Fiz alguns alterações no arquivo settings do dansguardian e melhorou o desempenho.

      HAVP=off

      PORT=

      MAXCHILDREN=256 (40)

      MINCHILDREN=16 (8)

      MINSPARECHILDREN=8 (4)

      PREFORKCHILDREN=16 (6)

    • #10743
      neophsp
      Participante

      Fiz alguns alterações no arquivo settings do dansguardian e melhorou o desempenho.

      HAVP=off

      PORT=

      MAXCHILDREN=256 (40)

      MINCHILDREN=16 (8)

      MINSPARECHILDREN=8 (4)

      PREFORKCHILDREN=16 (6)

Visualizando 24 respostas da discussão
  • O tópico ‘Problemas de velocidade no Endian 2.5.1’ está fechado para novas respostas.