QoS

  • Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos atrás por birapn.
Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #981
      Allan Marques
      Participante

      Oi Pessoal,

      Precisando configurar o QoS do Endian em uma Rede.

      Utilizando o Endian 2.4

      Internet de 4MB Link Dedicado.

      Rede com 35 Computadores e 10 Telefones por IP.

      Até então tudo bem.

      Mas tenho que limitar a banda das 35 máquinas para que, tenha banda de sobra para o Telefone por IP funcionar.

      Ex:

      Faixa de IP dos Telefones na Rede. ( 192.168.1.120 até 192.168.1.130 )

      Computadores – ( 192.168.1.40 até 192.168.1.75 )

      Estão todos na mesma REDE VERDE.

      Por isso, tenho que fazer um controle por IP, limitar certos IP para navegar, assim sobra banda para os demais, que no caso é o Telefone.

      Lembrando que os Telefones IP tem que ficar na mesma rede que os computadores, pois o telefone se comunica com PABX que por consequencia, o PABX comunica com a base de dados do software interno da empresa.

      Alguém sabe como resolver isso com o Ilustre “Endian” ?


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #7812
      birapn
      Participante

      Olá Allan, usar a mesma rede não é uma boa prática. Recomendo você separar fisicamente por switchs ou por vlan, colocar uma perna do firewall nessa rede. Mas isso é outro assunto.

      Quanto a sua pergunta, recomendo você não limitar o trafego, pois a telefonia pode nem estar usando, mas sim configurar o Endian de forma a reduzir o Delay do voip.

      Exemplo disso é quando você esta com problemas no VOIP mesmo tendo banda sobrando!

      A documentação do endian sobre QOS é ridícula, eu já fiz diversas configurações, mas confesso que ainda tenho algumas duvidas.

      Mas espero poder te ajudar.

      Vá em “Services”, “Quality of Services” e adicione a placa de destino que você quer usar o QOS. Então se você quiser configurar a rede entre o seu servidor Voip local e os telefones, deve escolher GREEN, se você quer configurar a conexão com seu provedor externo de VOIP e os telefones, deve escolher a interface que você usa para essa conexão. É aqui que não recomendo você limitar a banda, pois pode restringir uma banda que pode estar disponível! Coloque o valor da sua conexão ou um superior.

      Na aba “Classes” o endian automaticamente cria as classes de prioridade para você e recomendo deixar como esta.

      Vá para a aba “Rules” e adicione uma regra. Em Source ponha o tipo para Rede/IP e Coloque os ip´s dos seus telefones, em Destination Network/IP coloque os servidores Voip e em Destination ports as portas que seu te telefone usa, eu uso:

      UDP/3478 UDP/3479 UDP/5004 UDP/5060 UDP/5035 UDP/1033 UDP/1034 UDP/1035

      em TOS/DSCP (Essa é a parque que tenho duvidas quanto ao DSCP e a documentação do Endian não ajuda em nada) escolha TOS e escolha “Minimize-Delay”.

      Espero ter ajudado e boa sorte!

Visualizando 1 resposta da discussão
  • O tópico ‘QoS’ está fechado para novas respostas.